Pages

sábado, 30 de novembro de 2013

VEXAME + VEXAME


O que resta de mais emocionante no campeonato brasileiro, é a briga pelo rebaixamento. Por envolver gigantes nessa situação difícil, ele se torna ainda mais interessante. Mas a motivação desse post é fazer uma pequena comparação entre os piores rebaixados da história de três grandes campeonatos. Inglês, Brasileiro e Italiano. No caso do Brasileirão, ainda há uma chance de um recorde se igualar, ser o pior entre os lanternas da história dos pontos corridos, que tem apenas 10 anos de vida. Náutico "luta" pra não ser o América-RN da nova década.

Começando pelo Bari, clube da linda região da Puglia, calcanhar da bota, nunca fez nada de muito expressivo na competição da 1º divisão. Foi rebaixado da última vez que jogou a Serie A com um aproveitamento horrível, 21% dos pontos disputados. 5 vitórias, 9 empates e 24 derrotas. Sofreu 56 gols e fez 27. Mas no quesito vexame, o Cesena é imbatível em 2012/13, a campanha foi ainda mais vexatória, um aproveitamento bizarro de 19%, o clube do nordeste da Itália, conseguiu apenas 4 vitórias, 10 empates e 24 derrotas. Tomou 60 gols, pior defesa da história recente da Serie A, e fez 24 gols. 



Já no brasileirão, temos até o momento, o América-RN como o time mais frágil que já disputou a era mais recente dos campeonatos de pontos corridos. A sua desastrosa campanha, está em 2° nesse ranking que fiz dos times pífios, por ter feito uma campanha sem precedentes na história do Brasil. Em 2007, o tradicional clube nordestino e grande representante do RN, nos atuais edições de campeonatos da 1º divisão, terminou aquela competição com 17 pts, 4 vitórias, 5 empates e 29 derrotas. SOFREU 80 gols e fez 24. Pior defesa da história do campeonato brasileiro nesse novo formato. O aproveitamento de pontos foi o péssimo numero de 14,9%. Só para ter uma noção, o 1° dentro do Z4 na ocasião, o Corinthians foi rebaixado com 44 pts, 27 pts a mais. O Náutico nessa temporada vai caminhando em direção a essa péssima marca. Estamos na 36º rodada, e até agora o clube anotou os mesmos 17 pts, com as mesmas 4 vitórias, 5 empates e 27 derrotas. Sofreu o 77 gols e só fez 21, ou seja, tudo caminha para que a campanha seja idêntica ou até pior. O aproveitamento está em 15%. Eu não duvidaria do Náutico como o pior de todos, seus 2 próximos jogos são o ameaçadíssimo Vasco (ai Jesus!) e "água de salsicha" Corinthians.



Entre esses grandes campeonatos, sem dúvida, ninguém foi tão pífio quanto o outrora vencedor Derby County. Time que conseguiu um acesso na difícil championship, me dou o luxo de dizer que é um dos campeonatos mais difíceis que se tem por ai, pelo nível de competitividade e outras coisas mais que cercam esse torneio da 2º divisão inglesa. O Derby County conseguiu a proeza de em 38 rodadas, somar apenas 11 pts, com a impressionante 1 vitória, 8 empates e 29 derrotas. Sofreu 89 gols e só fez 20. Disparado o pior time da história da Premier League com impressionante 9 % de aproveitamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário