Pages

sábado, 12 de outubro de 2013

CORREÇÃO DE ROTA URGENTE

Parece que a lâmpada de David, que era antigamente usada para guiar os navegantes em sua empreitadas pelo mar do norte, está com a luz muito baixa na frente do Stadium of Light, já que o Sunderland não tem feito o melhor início de Premier League, desde de o último acesso, em 2007 quando venceu o Luton Town por 5 x 0 na final daqueles play-offs. E o medo da condição de "iô-iô", que aflige a grande torcida dos blacks cats pode voltar a assombrar a fanática torcida do clube.

Pode-se esperar que o Sunderland agora possa encontrar um pouco de estabilidade apesar da oferta de contrato de dois anos para o uruguaio, o que pode também deixar subentendido que o proprietário do clube, Ellis Curts não tem tanta convicção assim no jovem comandante uruguaio Gus Poyet. O Sunderland já chegou a incrível marca de quatro treinadores só em 2013. Poyet sucede Kevin ball que assumiu no lugar de Paolo Di Canio, que chegou após a saída do ótimo irlandês Martin O'Neill demitido no final de março. Uma estatística interessante, um antigo jornalista da região cobriu o clube do norte por 30 anos e teve que trabalhar apenas com três técnicos nesse período, conta o periodista Jack Anderson, os comandantes desse período foram  Robert Kyle (de 1905 á 1928), Johnny Cochrane (de 1928 á 1939 ) e Bill Murray (de 1939 á 1957 ).




Há uma máxima no mundo do futebol que afirma que quando há essa rotatividade de comandantes é porque o clube não se planejou corretamente ou faltou confiança na aposta anterior, o que nunca dá certo no final das contas. Claramente a aposta em Paolo Di Canio pareceu mais uma empolgação de momento do que um profundo conhecimento da capacidade do jovem técnico que teve uma ascensão meteórica em sua curta carreira, saindo do provinciano Swindon da 4° divisão na época para um clube tradicional da Premier League. Obviamente o técnico italiano provou ser apenas um bom técnico pra um tiro curto, planejar uma nova temporada não foi o forte, pelos números conquistados depois de 7 rodadas da primeira divisão: 6 Derrotas; 1 Empate e 0 Vitórias; 16 gols sofridos e 5 feitos; Sequência de 5 derrotas seguidas. Uma lastima!

E o que chama atenção é a falta de uma diretriz para o comando do clube, um estilo, já que nomes como Steve McClaren e Tony Pulis foram cogitados e quem no fim das contas venceu essa "corrida" foi o uruguaio Gustavo Poyet, que tem uma característica muito diferente dos anteriores citados. Poyet terá pelo menos uma pequena vantagem nesse pequeno início de trabalho, já que ele pega o clube ainda no inicio da competição e ele não chega com grandes expectativas. As semelhanças são óbvias, assim como Di Canio, Poyet é um apaixonado que deixou seu clube anterior, em circunstâncias controversas, e a outra é que se trata de um treinador jovem e inexperiente na Premier League.



Pelo menos a maioria dos torcedores concordam que Poyet representa a escolha " menos pior " que as já citadas acima. Por alguns critérios mais básicos, ele tem a chance de salvar o clube do norte do rebaixamento se apenas mantiver seu aproveitamento nos tempos de Brighton, que foi de 44% em 4 anos de estadia no clube do litoral sul inglês e foi o responsável por tirar o clube da League One e trazer de volta a segunda divisão. Se esse aproveitamento se repetir no Sunderland, só nessa temporada, é muito provável o clube se mantenha na Premier League, já que nos últimos anos a marca de 40 pontos, é quase uma garantia de permanência na Premier League. Nesse momento, os black cats estão com um aproveitamento de 4,7% de pontos disputados, o líder Liverpool já está com 76% de aproveitamento. A distancia é algo notório.

A pontuação dos primeiros na zona de rebaixamento dos últimos rebaixados:

2009/2010 - Burnley - 30 pts - 26% aproveitamento
2010/2011 - Birmingham - 39 pts - 34% aproveitamento
2011/2012 - Bolton - 36 pts - 31% aproveitamento
2012/2013 - Wigan - 36 pts - 31% aproveitamento

Na história da Premier League 4 clubes foram rebaixados com 40 pts ou mais:

1992/1993 - Crystal Palace - 49 pts - c/22 clubes - 38% aproveitamento
1993/1994 - Sheffield United - 42 pts - c/22 clubes - 33% aproveitamento
1996/1997 - Sunderland - 40 pts - c/20 clubes - 35% aproveitamento
1997/1998 - Bolton - 40 pts - c/20 clubes - 35% aproveitamento


Ou seja, nenhum clube foi rebaixado na história da Premier League com 40% de aproveitamento dos pontos disputados. E outro número é que poucos clubes se salvaram de um começo tão ruim quanto ao do Sunderland nessa Premier League. Em geral, virar as festas de fim de ano na zona de rebaixamento não é bom sinal, principalmente na lanterna da competição. Por faltar ainda 31 jogos, a esperança inunda o clube do norte.

Clubes que viraram o ano na zona de rebaixamento:

2009/2010 - Bolton, Hull e Portsmouth - Só não caiu o Bolton
2010/2011 - Fulham, Wolves e West Ham - Não caíram Fulham e Wolves
2011/2012 - Wigan, Blackburn e Bolton - Só não caiu o Wigan
2012/2013 - Southampton, QPR e Reading - Só não caiu os Saints


Todos os que viraram na lanterna caíram. Porstmouth, West Ham, Bolton e QPR.
Sempre que chega um novo comandante, a reação é sempre de algumas vitórias iniciais, o que pode fazer toda a diferença.

Um comentário: