Pages

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

STEP BY STEP


Em 2012 quando aqueles 26 milhões de libras em débitos com a receita federal da escócia provocou a falência de um dos principais clubes europeus, a ideia era que o clube iria simplesmente desaparecer. Na época escrevi um texto explicando essa situação do clube e o que poderia vir pela frente. 

Link abaixo:
http://futebolreflexivo.blogspot.com.br/2012/06/falencia-ou-recomeco.html.

De lá pra cá, a literalmente e apaixonada torcida do novo The Rangers, mas herdeiro da tradição do Rangers, não deixou o clube morrer. Se a primeira divisão do futebol escocês, apesar de legal, é quase amadora, imagina o que é para um clube com tanta torcida jogar uma divisão inferior desse país? Obviamente em muitos estádios, jogou-se pra mil pessoas em estádios modestos como o do Clyde numa vitória do clube da capital por 2 x 0, o time usa as instalações de uma universidade. A estreia em casa foi o marco desse processo de recuperação, 50 mil pessoas estiveram no mítico Ibrox para o jogo contra o East Stirlingshire por 5 x 1, jogo que bateu o recorde de público do próprio estádio.

Nessa competição o Rangers passeou pela clara diferença técnica, venceu com os "pés nas costas", terminou a League 2 na 1° posição com 83 pts, 24 pts a mais que o 2° colocado Peterhead. Com um saldo de gols de 56. A promoção a terceira divisão parecia ser protocolar, alias, a chegada do Rangers a SPL é programada para a temporada de de 2015/16. Mantendo o ritmo que o clube vem empregando dá a certeza desse acesso rápido.

Do elenco de 2011/2012, o último da 1° divisão poucos jogadores permaneceram nessa empreitada. O lateral Wallace é um desses jogadores. O clube vai aproveitando esse pequeno "estágio" e vai colocando em prática uma nova gestão de futebol. Reformulou suas categorias de base e aproveita jogadores jovens e talentosos desses pequenos times que são seus adversários e vai montando um plantel jovem visando essa volta a 1° divisão; É uma nova forma de administração sustentável para evitar uma nova falência, já que os novos investidores pensam em transformar o The Rangers num novo modelo de gestão que se sustente pela venda de jogadores jovens. E ainda esse pequeno tour pelo país está dando uma ótima visão de mercado. Juntando a isso fez um "catadão" de jogadores disponíveis no mercado. Foster (LD) ex-Bristol, Monshi (ZG) ex-Ipswich, Black (VOL) ex-Hearts, Law (MEI) Motherwell, mais os jogadores da base como Lillte e McLoad. 

O time joga num sistema moderno de jogo, um 4-1-4-1, dá pra ousar, diga-se de passagem, enfrentando adversários quase amadores. Dos 34 jogadores do elenco, 18 são escoceses e tem uma média de idade de 23 anos, ou seja, um time bem jovem. Atualmente o clube está na liderança da League One (3° divisão), com 24 pts em 8 jogos, ou seja, 100% de aproveitamento, 19 gols feitos e 1 sofrido. E o detalhe que o 2° colocado, Stenhousemuir, tomou de 8 do Rangers. Parece que mais uma vez essa passagem por essa divisão inferior será protocolar, a torcida já faz contagem regressiva pra ida a championship escocesa, a 2° divisão, cada vez mais próximo de seu esterno rival, que no fundo também almeja esse encontro novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário