Pages

sábado, 17 de agosto de 2013

OUTRO VEXAME?

Após a vitória sobre o Newcastle no fim da temporada passada, o Arsenal comemorou efusivamente a vaga par a UCL, talvez não tenham se tocado na ocasião que era uma vaga preliminar da competição. E como toda fase eliminatória tem seu risco de uma eliminação prematura. Nos últimos anos, o gigante clube inglês se acostumou de forma medíocre, na minha opinião, a disputar a Premier League por uma vaga na UCL. Lembrando que o Arsenal é o terceiro maior campeão da história da Inglaterra, 13 conquistas, atrás apenas de Liverpool (18), Manchester United (21). Sendo o último título inglês conquistado em 2004 e de forma invicta; É o único clube inglês a vencer a Premier League invicto e é um dos dois times na história a vencer a divisão de elite invicto, o outro foi o Preston North End, no longínquo seculo XIX.



Nos últimos anos o clube vem acumulando uma série de vexames, fora os quase nove anos sem vencer nem as copas inglesas e principalmente o título inglês. Derrotas para o Birmingham, que hoje jaz na segunda divisão, em uma final de copa da liga, goleada humilhante para o Manchester United,  aquele 8 x 2, que nenhum torcedor gunner consegue esquecer, fora as desastrosas políticas de contratação do seu técnico que está a 17 anos no comando do clube e parece ter perdido um pouco o senso da realidade, vem Gervinhos e vão Gervinhos, e o clube amarga uma fama de clube decadente, e vem perdendo espaço para os novos ricos da Inglaterra.

O clube inglês nessa temporada liberou 17 jogadores em quem Wenger apostou e não vingaram: Arshavin, Denilson, Squillaci, Angha, Eastmond, Henderson, Meade, Watt, Djourou, Mannone, Andre Santos, Coquelin, Joe Campbell, Aneke, Chamakh, Miquel e Gervinho. O jornal britânico "Daily Mail" lembrou que o clube fracassou nas principais alternativas para encorpar o time: Higuaín foi para o Napoli, Dzeko não saiu do Manchester City, Rooney ficará no Manchester United, e Suárez, última esperança, já admite a possibilidade de permanecer no Liverpool. Fora que já estamos perto do fim da janela de transferência, e o já nesse momento sofrido torcedor do Arsenal não tem esperança alguma, já que ninguém ainda chegou para reforçar o elenco. Yaya Sanogo foi o único nome que chegou, possivelmente um no Gervinho da vida.


Wenger sobre contratações:

"Não discordo que estamos um pouco leves no momento, mas há 18 dias até o final da janela de transferências e nós estamos obviamente buscando reforçar o nosso elenco", disse Wenger em entrevista coletiva.

Como dito anteriormente, a chance de um novo vexame na gloriosa história do Arsenal é gigantesca. No sorteio da fase pré da UCL, o adversário dos ingleses serão o difícil Fenerbahce, clube turco com 18 títulos nacionais e é um dos times que mais participaram da primeira divisão local, das 56 edições esteve presente em 49. Não é campeão desde de 2011, quando Alex, meia brasileiro, o maior jogador da história do clube, desfilava sua genialidade por lá. Em geral, os jogos diante dos turcos no seu estádio local, o Fenerbahce Şükrü Saracoğlu, que fica na parte asiática da cidade de Istambul e tem capacidade de 51 mil pessoas, e quando terminar a reforma, serão 60 mil turcos empurrando o time, é um grande caldeirão com atmosfera de estádio de futebol, diferente dessas pálidas arenas, do próprio Emirates que as vezes parece um cemitério de tão silencioso.Time que tem média de público em torno de 30 mil pessoas, e segundo algumas pesquisas recentes, colocam o clube com 21 milhões de torcedores. Em 2011, o Fenerbahce foi eliminado da Liga dos Campeões pela federação turca, a pedido da UEFA, por suspeitas de manipulação de resultados, o que levou UEFA, de acordo com os seus regulamentos, a promover o Trabzonspor, que terminou como o vice-campeão naquela ocasião.

Time que perdeu o técnico recentemente, pivô da saída de Alex do clube, e a chegada do Ersun Yanal, ex-técnico do Eskişehirspor, clube que veio da segunda divisão, tenta uma grande chance de estar estar dentro da competição mais importante da Europa. Conta com os bons jogadores Kuyt, Raúl Miereles e Cristian, tem um excelente goleiro, o turco Demirel, um perigoso atacante ganês, Moussa Sow. E para alegria de nós juventinos, é o local onde está escondido Krasic. Chegaram nessa temporada: Os zagueiros Bruno Alves (Portugal), Michal Kadlec (Rep Tcheca), os meias Alper Potuk (Turquia) e Sanuel Holmén (Suécia) e o atacante Emmanuel Emenike (Nigéria).

O primeiro jogo será no dia 21 de agosto em Istambul, a volta no dia 27 em Londres. O histórico entre os dois é fartamente favorável ao time do norte de Londres: Foram 4 jogos no total, 2 empates e 2 vitórias do Arsenal, sendo um 5 x 2 pela UCL em 2009, na casa do adversário.

2 comentários:

  1. Se o Arsenal achar que esse jogo vai ser facil ele tá muito enganado.

    ResponderExcluir
  2. Djourou, Miquel, Campbell e Aneke não foram "liberados", mas sim emprestados.
    Arsenal só fez proposta por Higuaín e Suárez, Dzeko e Rooney não houve proposta oficial.
    Bom texto :)))

    ResponderExcluir