Pages

terça-feira, 13 de agosto de 2013

A CHANCE


Dois confrontos chamam a atenção na fase pré-eliminatória da UCL, PSV X Milan e Lyon x Real Sociedad, jogos que caberiam muito bem na fase de grupo do torneio o até mesmo em fases mais avançadas.

As partidas de ida do playoff vão acontecer nos próximos dias 20 e 21 de agosto, enquanto os jogos de volta ocorrerão uma semana depois. Os dez vencedores desses confrontos irão integrar a fase de grupos da Liga dos Campeões ao lado de outros 22 times já classificados. O sorteio dos oito grupos da competição ocorrerá em 29 de agosto, em Mônaco. 


PSV x MILAN 

Detentor de sete títulos da UCL, uma das principais potências do futebol mundial, o Milan que nos últimos nãos já não vem sendo um adversário tão terrível assim na competição europeia, visto que nas últimas temporadas não consegue alcançar as fases mais agudas da competição. Desde que ganhou em 2007, não conseguiu mais chegar perto de uma nova conquista, muito se deve ao enfraquecimento dos investimentos no clube. Terceiro colocado do campeonato de seu país na última temporada, campanha bem abaixo do que o clube sempre espera campanha terminou com seis pts atrás do Napoli (vice-campeão) e 15 atrás da Juventus (Campeã), terminou com 72 pts, o time rubro-negro disputará a primeira partida fora de casa, na Holanda, o que pode até ser benéfico para o clube milanês. O clube não fez nenhuma grande contratação, e não conta com um elenco muito forte. Não seria surpresa uma eliminação. 




O PSV, clube muito conhecido aqui no Brasil por ter sido a casa de dois dos maiores atacantes do futebol brasileiro e mundial, Romário e Ronaldo, clube que já tem um título europeu em sua galeria de troféus, o da UCL de 88, clube tem uma característica nessa temporada de estar usando muitos jogadores da base. Já que o futebol holandês continua muito exportador e os clubes precisam revelar, revelar e revelar. Foi vice-campeão da Eredivise com a incrível marca de 103 gols marcados, por tanto o ataque mais positivo e o time que menos empatou três no total, teve o mesmo numero de vitórias do tricampeão Ajax.

O tradicional 4-3-3 holandês de Dick Advocaat será confrontado pelo 4-3-3 de Allegri, que tem a pretensão de fazer um time mais ofensivo, visto a necessidade de resultados, até porque o técnico italiano não goza de um prestígio tão grande com a torcida e a diretoria.

Esses dois times já se enfrentaram seis vezes por essa competição, 3 vitórias do Milan, 1 empate e 2 vitórias do PSV. Sendo que o clube holandês nunca venceu em Milão, já o Milan venceu uma vez em Eindhoven, foi em 92/93, 2 x 1. O equilíbrio é a marca desse confronto.

LYON x REAL SOCIEDAD

Outro confronto que chama a atenção é jogo entre os Franceses do Lyon diante da grata surpresa que vem do país basco, não pela história do clube, que é bem rica, mas pela campanha feita na temporada passada. A vaga consolida a melhor temporada da Real Sociedad desde 2003-2004, naquela ocasião entrou direto na fase de grupos, quando o time comandado por Raynald Denoueix (francês) e com Nihat e Kovacevic formando a dupla de ataque terminou a Liga com o vice-campeonato, grande consciência é que o comandante da campanha que o levou de volta também era o francês Monatnier, terminou em 4° lugar, desbancando o Valencia. Além disso, dá continuidade ao bom momento do futebol basco nos últimos anos. Em 2011-2012, a temporada do Athletic Bilbao de Bielsa chamou a atenção da Europa para aquela região da Espanha, finalista da Copa do Rei e da Liga Europa. O País Basco que tem como características formar bons jogadores e agora começa a ver seus principais representantes em competições europeias. A questão da Real Sociedad é: Como conseguir uma classificação importante com um técnico inexperiente? O elenco basicamente não se modificou. 




Já o Lyon, bicho papão da Ligue 1, ganhando 7 títulos seguidos (2001 á 2008), e o grande representante da França nas últimas edições da UCL, chegando a semi final em 2009/2010, quando foi eliminado pelo Bayern, vai tentando se adaptar aos novos tempos do campeonato francês, principalmente pela poderosa concorrência do milionário PSG, que torna desleal a competição pela quantidade de investimentos que os parisienses fazem a cada temporada. E ainda mais chegou outro grande “novo rico” na França, o Mônaco, provavelmente a competição pelas três vagas de acesso a UCL na França se torna mais disputada. O Lyon já sentiu isso na temporada retrasada, quando não conseguiu nem a vaga aos playoffs, tendo que se contentar com a UEL. A manutenção da base do elenco que ficou em 3° lugar pode ser uma das armas nesse confronto e o time já estar disputando as primeiras rodadas da nova temporada também, ritmo de competição pode ser um fator importante.

Esses dois times já se enfrentaram na UCL, foi na temporada 2003/04, 2 vitórias do Lyon. O retrospecto dos espanhóis não é favorável.

*Lembrando que o perdedor desses confrontos tem vaga assegurada na fase de grupo da UEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário