Pages

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O CÉU É O LIMITE?


Após 10 anos de batuta do professor David Moyes, que recentemente assumiu o lugar do lendário Alex Ferguson, no Manchetser United, o clube vai precisar se reinventar e tentar subir um passo nessa temporada da PL. Um dos clubes mais tradicionais do futebol inglês, líder de participações na 1° divisão inglesa, contando a era anterior a Premier League, 111 aparições, na era PL, participou de todas as 22 edições até o momento. Dono de nove títulos ingleses, sendo o último conquistado em 86/87. 


O Everton originalmente jogava na zona sudeste de Stanley Park, em Liverpool, com a primeira partida oficial acontecendo em 1879. Em 1882, um homem chamado J. Cruitt doou um lote de terra na Priory Road, que viria a se tornar a primeira casa do clube antes da mudança para Anfield, estádio em que o Everton mandou seus jogos até 1892. Nessa época, uma discussão envolvendo o aluguel do estádio levou o Everton a deixar de mandar os seus jogos lá, e também deu origem à formação de um novo time. O novo clube, o Liverpool FC, que ficou com o Anfield, e o Everton mudou-se para o Goodison Park, que desde então é o local onde o clube manda seus jogos. Desde aqueles eventos, existe uma intensa rivalidade entre Everton e Liverpool, que fazem um dos maiores derbys do futebol inglês.

O Goodison Park já sediou mais partidas da primeira divisão nacional do que qualquer outro estádio do Inglaterra e foi o único estádio inglês pertencente a um clube a ser utilizado nas semifinais da Copa do Mundo de 1966. Foi também o primeiro estádio da Inglaterra a dispor de um sistema de aquecimento do gramado.


Um fato curioso, o clube não pode disputar a UCL de 87, pois um ano anterior, na final da UCL entre Juventus x Liverpool em Heysel, Hooligans se envolveram numa confusão que gerou 38 mortos e uma porção de feridos. Saldo dessa confusão, clubes ingleses foram proibidos de participar de competições europeias por 5 anos. Indiretamente seu grande rival atrapalhou sua ida a competição europeia mais importante. O Everton tem uma grande e fiel torcida, alcançando a sétima maior média de público na Inglaterra. A maior parte de seus torcedores vem do Noroeste da Inglaterra, principalmente de Merseyside e Cheshire.

Depois desses anos de glórias o Everton, muito pelo processo que passou o futebol inglês, no fim dos anos 80, não repetiu mais nenhuma grande campanha. O clube se notabilizou por baixos investimentos e campanhas bem medianas. A melhor posição do clube na atual edição do torneio doméstico foi o 5° lugar conquistados em duas oportunidades, 2006/07 e 2008/09. Na temporada passada flertou com a possibilidade de disputar novamente uma competição europeia, mas terminou em 6°. Em anos anteriores, os Toffies se caracterizavam por ter um inicio muito fraco e do meio pro final o clube acordava, dando a impressão de que se tivessem um bom inicio chegariam mais longe.

A Premier League tem se caracterizado pelo predomínio do chamado Big Four (Manchester United, Arsenal, Chelsea e Manchester City, no lugar do Liverpool). Com o declínio de clubes importantes como Liverpool e mais recentemente o Arsenal, Tottenham ganhou força por essa disputa a uma vaga da UCL. Everton tem condições de se inserir nesse contexto. O clube tem trabalhado com a possibilidade de manter um elenco por mais temporadas seguidas, o que é bom na medida que o clube começa a se firmar no bloco superior da competição. Nomes como, Baines e Fellaini, que foram muito sondados nessa janela de transferências, parecem que querem ficar no clube.


Essa temporada tem um fator incomum após 10 anos, há um novo comandante no banco do clube de Liverpool. Roberto Martinez, após três temporadas no Wigan, entre brigas ferozes contra o rebaixamento e o título da última FA Cup, em cima do poderoso Manchester City, contra tudo e todos. O rebaixamento foi inevitável. Martinez chega aos Toffies com propósitos bem ousados, um deles é desafiar Arsenal e Tottenham pela 4° posição da PL que dá vaga a UCL. Com ele vieram, Joel Hobles, Arouna Koné, Gerard Deulofeu, Antolin Alcaraz e Bryan Oviedo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário