Pages

sábado, 20 de julho de 2013

VOLTA AS ORIGENS

Uma das escolas mais tradicionais do futebol europeu e mundial precisa se adaptar aos novos tempos. Um enorme celeiro produtor de grandes jogadores como: Johan Cruyff, Dennis Bergkamp, Johan Neeskens, Rob Rensenbrink, Ruud Krool, Frank De Boer, Edgar Davids e etc. O futebol holandês já não é mais capaz de ter os seus grande times disputando o título da UCL, mesmo o poderoso Ajax, 4 vezes campeão dessa competição, hoje não passa de um coadjuvante de luxo. O futebol holandês hoje é apenas um grande exportador de jogadores. Apesar do vice-campeonato mundial da seleção holandesa em 2010, o futebol holandês vive uma grave crise. Enquanto o governo do país pressiona os clubes a saldarem sua dívidas, as equipes perdem seus jogadores de destaque para ligas mais ricas.



Com o crescimento financeiro e de visibilidade, em muitas vezes irresponsáveis dos times na Espanha, na Inglaterra, as ligas desses países conseguem negociar valores muito alto de direitos de TV, tornando os clubes muito ricos e visíveis ao mundo. Enquanto isso, na Holanda, algo que acontece em parte na Alemanha os times são obrigados a gerenciar um orçamento limitado e a lidar com a perda de competitividade no cenário internacional.

Com a rigidez do governo da Holanda em relação às dívidas dos clubes de futebol, o Feyenoord, que tem uma dívida em torno de € 34 Milhões de Euros ( 100 milhões de reais), que se compararmos com grandes clubes do mundo como por exemplo os 700 milhões de euros (quase 2 bilhões de reais) que deve o Manchester United. O clube está sob fiscalização governamental da Federação Holandesa e, nos últimos anos, se viu obrigado a vender seus melhores jogadores para saldar as dívidas.

O resultado dessa fase é o péssimo desempenho dos tradicionais Feyenoord, Ajax e PSV Eindhoven na UCL e na UEL. A última vez que um clube holandês conquistou a Europa, foi em 95, com o Ajax, e há quatro anos nenhum time do país não avança às fases de mata-mata da competição. O Ajax, que foi campeão europeu em quatro ocasiões, voltou a UCL, a 3 anos atrás, depois de quatro anos de ausência.

Clube tradicional da cidade de Roterdã, o Feyenoord foi a primeira equipe da Holanda a conquistar a Copa da Europa, atual Liga dos Campeões da Uefa, em 1970, abrindo caminho para a ascensão do futebol holandês naquela década. Só que essa época de glórias ficou para o passado, a confirmação disso foi na temporada de 2010, quando o Feyenoord sofreu sua maior humilhação em mais de 100 anos de história, uma goleada de 10 x 0 para o PSV.

Após esse desastre, o clube da cidade de Roterdã precisou repensar todo o seu futebol, principalmente as categorias de base, motor do clube, para não entrar em processo de falência. Uma reformulação geral na tradicional academia de futebol do Feyenoord foi feita.



A academia de futebol do Feyenoord foi fundada oficialmente no verão de 2010, quando as academias do Feyenoord e Excelsior se juntaram. O aumento das taxas de transferência e o alto valor dos jovens jogadores têm sinalizado uma maior necessidade de Feyenoord e Excelsior apoiar ainda mais as categorias de base. Apesar de ser uma academia de ajuda mútua, o objetivo da Academia do Feyenoord continua em transformar jovens talentos em jogadores profissionais de futebol para a equipe principal.

A academia é composta por equipes de faixa etária variadas que vão de sub 8 é até o sub 19. Os jogadores mais jovens são observado em clubes amadores nas imediações de Rotterdam. A equipe Sub 12, os jogadores só têm sessões de treino durante a noite e são em grande parte tem apoio de treinadores o tempo todo. Quando os jogadores estão entrando no ensino médio eles começam a treinar de durante o dia. A parceria com o programa escolar holandês, permite que os jogadores que estão no programa de treinamento em tempo integral faz com que a escola se adapte a sua tabela de jogos e treinamentos, não deixando esse jovem largar os estudos.

Em maio de 2010, Feyenoord Academy venceu o prêmio Rinus Michels de melhor academia formadora de jovens na Holanda. As categorias de base também ganharam o prêmio por sua inovação dentro da academia, o sucesso das suas equipas nas ligas nacionais juniores e da grande quantidade de jogadores nas seleções de base da Holanda.

As consequências disso é que do elenco da última temporada, apenas 8 dos 23 jogadores do elenco profissional não são formados no clube.





















2 comentários:

  1. Esse tópico sobre o pq do futebol holandês estar andando para trás a muito tempo me intriga. Fico triste quando vejo times do novo eldorado do futebol mundial no caso a Rússia e Ucrânia e seus investimentos e sem sabermos a real fonte de toda essa grana e clubes de países e ligas tradicionais apenas participando da UCL e da UEL.
    Um grande abraço
    Att. Homero Queiroga - Pelotas-RS
    Blog: escudosdomundointeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Na revista Placar deste mês, o Van Persie fala sobre o Dennis Bergkamp.. E chego aqui, vejo este texto no seu blog. Rs Gostei muito. Parabéns e sucesso sempre pra você!

    ResponderExcluir