Pages

segunda-feira, 22 de julho de 2013

UMA CAMPANHA SEGURA, É ISSO?



Ernesto Valverde é o homem responsável para dar rumo ao tradicional Athletic Bilbao, após a saída do argentino Marcelo Bielsa, que ficou no clube por dois temporadas e recusou um acordo de renovação de dois anos. O treinador espanhol, que deixou o Valencia na temporada passada, assinou com o clube que mais fez sucesso como jogador, um contrato de três anos.

Ernesto Valverde tem longa história no Athletic Bilbao, onde atuou como atacante de 1990 a 1996. Foi também no clube basco que ele começou a carreira como treinador, em 2003. Desde então, passou por Espanyol, Olympiacos e Villarreal até chegar ao Valencia, que o contratou na segunda parte da última temporada para substituir Mauricio Pellegrino.

Como jogador do Athletic, tem números bem interessantes, fez um total de 170 jogos com 44 gols ao todo. Sua carreira tiveram 14 anos de duração, formado pelo Alavés, se destacou em suas passagens também pelo Barcelona onde ficou dois anos e no Espanyol. Quando se aposentou, Valverde iniciou sua carreira como técnico nas canteiras do Athletic Bilbao. Quatro anos mais tarde, tornou-se auxiliar técnico do time principal e em 2002, ele foi promovido a técnico do time principal e logo no ano seguinte, na temporada 2003/04, o clube terminou em quinto e classificado para a extinta copa da UEFA, atual UEL.


Valencia de Valverde ganhou a 66,66% dos pontos da liga nos jogos no Mestalla e 62,5% longe de casa. Jogando longe de Valencia foi muito positivo, considerando que Pellegrino, seu antecessor, teve apenas 9,5% dos pontos. Essa diferença é o que finalmente fez o Valencia de Ernesto Valverde apresentar alguns números que podem ser considerados brilhantes.

Ele rapidamente já se mexeu em direção a reforços para o clube, principalmente com a saída de jogadores importantes como Llorente, que assinou com a Juventus e Amorebieta, que foi embora para o Fulham da Inglaterra. As contratações foram poucas mas bem consideradas pela torcida do clube, Beñat Etxebarria do Real Betis para reforçar o meio-campo e ao mesmo tempo trouxe dois jogadores, um que se formou na base do clube e estava fora, Xabi Etxeita que estava no Elche, rec´me promovido a primeira divisão espanhola e o outro formado pelo rival, Real Sociedad e estava no Valladolid, Mikel Balenziaga. E para dar ao clube uma opção de ataque ao lado de Aduriz, o clube contratou o atacante Kike Sola do Osasuna. Com estes reforços, bem com a promoção dos jovens da base como Laporte e Ramalho, o Atlético parece ter um bom início de temporada com Valverde e essa política de base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário