Pages

terça-feira, 23 de julho de 2013

COM UM MARINHEIRO DE 1° VIAGEM NA EUROPA


Após uma campanha irreparável, e de certo modo bem surpreendente para uma equipe que não tem um investimento tão alto, mas a eficiência na ultima temporada espanhola foi a marca do time. A tradicional equipe de San Sebastian, a Real Sociedad, conseguiu uma classificação a uma competição europeia, mais especificamente a UCL, o que não acontecia desde da temporada 2003/04, quando foi eliminado pelo Lyon nas 8° de final. 

A campanha foi marcada pelo 4° lugar com: 66 pontos resultados de 18 vitórias, 12 empates e 8 derrotas. A Real Sociedad vai disputar o "play-off" da Liga dos Campeões nessa temporada após ter ficado atrás de Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid, o que já é por si só um grande feito, levando em consideração a diferença de investimentos.

Mas a notícia da saída do técnico, um dos grandes responsáveis por isso tudo, foi pego um pouco de surpresa, principalmente pela não continuidade no bom trabalho a frente da equipe do pais basco. O técnico francês Philippe Montanier montava a equipe no esquema da moda, o 4-2-3-1. Mas, apesar de adotar essa tática que já não é mais novidade, usava muita rotatividade dentro de uma mesma escalação. E o maior exemplo disso era o capitão Xabi Prieto. Normalmente Xabi joga como o meia mais próximo do ataque, o mais centralizo dos três. Entretanto, já atuou como volante e nos últimos jogos foi deslocado para a direita em algumas ocasiões, como no jogo contra o barça.



Um dos motivos pela não renovação de Montanier esbarrou no tempo de contrato, a Real Sociedad ofereceu um ano de contrato, já o Rennes, clube francês da primeira divisão local, ofereceu três anos. Talvez tenha havido uma falta de sensibilidade da diretoria da Real, por se tratar de alguém que levou o clube a Europa depois de alguns anos.

A solução encontrada para substituição do francês foi caseira, no clube desde 2010, quando se tornou técnico das categorias de base do clube, Arrasate, de 35 anos, foi efetivado como membro da comissão técnica profissional na última temporada. Seu grande desafio nesta temporada é a Liga dos Campeões da Europa, em que o time de San Sebastián disputará a partir da terceira fase eliminatória. Outro nome que foi ventilado e era desejo da diretoria era o do argentino Gerardo Martino, ex-técnico do Newell's Old Boys, que levou o clube a semifinal da Libertadores, mas o acerto não aconteceu porque o técnico pediu para sair apenas após o término da participação do clube de Rosário no torneio continental.

"Jagoba Arrasate foi escolhido para seguir a linha estratégica dos últimos anos", anunciou o presidente Jokin Aperribay, em entrevista. Aperribay considerou ainda que o conhecimento da Real Sociedad por Arrasate foi outra característica determinante para a escolha do novo treinador.



O basco Jagoba Arrasate, de 35 anos, é um ex-jogador que não alcançou nada de muito relevante na carreira, sempre jogou em clubes de divisões inferiores. Apenas alguns meses depois de pendurar as chuteiras fez sua estréia como treinador da sua equipe da sua cidade natal, o Berriatuko, durante a temporada 2007/08, em Vizcaya.

Essa será a grande experiência da vida de Arrasate, até porque ele tem um dos maiores desafios nos últimos 10 anos do clube, passar as fases pré eliminares da UCL e se classificar a fase de grupos, o que representaria uma quantia entrando nos cofres do clube. Para isso não poderá mais contar com Illarramendi, que foi vendido ao Real Madrid por 38 milhões de euros.

O principal jogador do time será o mexicano Carlos Vela (12 gols e 10 assistências na última temporada), que joga tanto como uma referência no ataque, como um meia aberto na direita, Agirretxe será o responsável por empurrar a bola pro barbante.
Outro ponto a ser destacado é a juventude da equipe. Apenas dois jogadores estão na casa dos 30 anos: o goleiro Bravo e o defensor Ansotegi, que é reserva. Um dos melhores zagueiros do campeonato, Iñigo Martínez tem apenas 21 anos e provavelmente já tem gente graúda de olho no ótimo defensor. Mais um destaque é Griezmann, muito habilidoso o francês se mantem titular a três temporadas com apenas 18 anos. O francês marcou sete gols no último campeonato Espanhol.


Um comentário:

  1. Olá Emanuel,
    ótimo post. Todos nos perguntamos se o desafio não é grande demais para Arrasate. Depois da saida do Illarramendi estamos esperando a chegada do Jonathan dos Santos do Barça, grande jogador. A opinião é que as apostas de ter um treinador inexperiente e não contratar mais reforços podem ser perigosos. Mas a eliminatoria da Liga dos Campeões da Europa é o ponto de partida para verificar isso.
    Abraço ao Rio,
    Juanse

    ResponderExcluir