Pages

quinta-feira, 4 de julho de 2013

O HELLAS VOLTOU!


Com o rebaixamento do Palermo, a Serie A perdeu um dos grandes dérbis do sul da Itália, o Dérbi da Sicília. Mas no Norte, a cidade de Verona foi presenteada com o retorno do clube mais antigo da cidade de Verona, o Hellas Verona, depois de uma década de espera desde o seu rebaixamento na desastrosa temporada 2001-02. Última vez que tivemos esse confronto na primeira divisão.

Os dois rivais de Verona estiveram em direções opostas, enquanto o Hellas Verona tiveram que vagar na ultima década inteira nos porões do futebol italiano, o que começou com um doloroso rebaixamento à segunda divisão na temporada 2001/02 a humilhação foi ainda maior quando eles tiveram que amargar a Serie C, terceira divisão. Foram quatro anos de sofrimento antes de ganhar o acesso a segunda divisão, e depois teve que digerir uma derrota nos play-offs das semi-finais para o Varese em sua temporada de retorno à Serie B. Desta vez, o Hellas Verona conseguiu não perder o rumo e garantiu a última vaga para o acesso a Série A na temporada seguinte. Enquanto isso, o Chievo se esbaldava na Serie A desde de 2007/2008, chegando em 2011 contra o Brescia o clube chegou a centésima vitória na série A.



Os Gialloblus, tiveram que se virar e se dedicar a esse acesso por conta da infeliz morte acidental do então presidente em exercício Pietro Arvedi, ao qual se mantinha sempre muito confiante no acesso. Razão pela qual essa subida de divisão foi tão comemorada e a oportunidade de jogar novamente a 1° divisão da Itália seria feita em homenagem a esse homem. A primeira meta dessa volta não poderia ser outra, ganhar do seu grande rival, Chievo, que se gabava de ser o único time da cidade na primeira divisão. A espera do retorno do Derby della Scala era enorme na cidade. Uma coisa que o retorno do Hellas trará de negativo será o aumento no número de casos de vandalismo e violência. Esse confronto que só aconteceu uma vez na história na primeira divisão italiana, foi justamento no ano do rebaixamento do Hellas, 2 jogos e 1 vitória pra cada, sempre é marcado por confrontos ásperos. As cenas maravilhosas, no final da partida contra o Empoli mostrou o quão significativo foi essa promoção diante de 25 mil pessoas presentes no Stadio Bentigodi. 





O Hellas Verona é um dos times mais tradicionais do futebol italiano; esse clube conseguiu seu último scudetto na temporada 84/85, esse time era um misto de jogadores jovens e mais experientes. Aquele ano, o Hellas Verona terminou o ano com um recorde de 15 Vitórias,13 Empates e 2 Derrotas e 43 pontos, quatro pontos à frente do Torino, Inter e Sampdoria.

O Hellas Verona espera repetir os feitos de Atalanta, Torino e Sampdoria que alcançaram o retorno à Série A recentemente e permaneceram de forma tranquila, sem maiores sustos a luta contra o rebaixamento. Para isso, o clube espera contratar jogadores experientes e unir com alguns bons valores que já se encontram no elenco, como por exemplo, o ex-Fiorentina e Lecce, atacante Daniele Cacia contrato firmado com o Verona no início da temporada passada e acabou como o artilheiro da série B, com 24 gols. Aos 29 anos, ele não está no auge de sua carreira, portanto, Verona pode depositar sobre esperanças de muitos gols, já que não haverá grande concorrência pelo seu futebol. Seu parceiro, o argentino no ataque Juanito Gomez também deve ficar para a série A.





O meio-campo também está em ótima fase, os bons Emil Hallfredsson, Raphael Martinho e Armin Bacinovic que terminaram muito bem a temporada da série B, devem ficar no clube. A Química do time deve se manter, o que restará é se adaptar às exigências dos grandes jogos, o mais rapidamente possível. Para um clube provincial, o Hellas Verona anda bem estável, ​​como a manutenção do técnico Andrea Mandorlini que está no clube a três anos. Verona venceu a Serie A uma vez em sua história, na temporada 1984-85. Diga-se de passagem, Serie A daquela época contava com jogadores como Michel Platini, Diego Maradona e Alessandro Altobelli.

O clube já começa a colher os frutos desses novos tempos, firmou pra próxima temporada um contrato com uma nova fornecedora de material esportivo, troca a Asics pela Nike, o que deve render um bom dinheiro aos cofres do clube, sem falar na verba que será destinada ao clube pelo aparecimento na serie A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário