Pages

terça-feira, 9 de julho de 2013

FALTA DINHEIRO, MAS SOBRA EFICIÊNCIA


O futebol espanhol tem uma peculiaridade que o faz diferente de todas as outras ligas no mundo. Na questão técnica, nunca houve um momento tão favorável e importante na história do futebol. A seleção espanhola contrasta com o que de fato ocorre com sua principal liga. Enquanto Real Madrid e Barcelona recebem cerca de 56% dos investimentos do país, os outro clubes ficam a espera das migalhas dos gigantes.

O Real Madrid aumentou seu faturamento em 7% com relação à temporada 2010/11, atingindo 514 milhões de Euros. Já em 2011/12, o Barcelona aumentou em 4,5% suas receitas e chegou a 494 milhões Euros. No comparativo o Real Madrid arrecada 3,85% a mais que o Barcelona, o que significa 19,1 milhões Euros de diferença.

Quanto aos lucros, o Barcelona apresentou o dobro do resultado de seu maior rival. Foram 48,8 milhões de Euros dos Catalães contra 24,2 milhões Euros dos merengues.

Com relação às dívidas, o Barça precisa percorrer um longo caminho até chegar ao patamar do clube da capital. O Real reduziu sua dívida 26,6% para 124,7 milhões de Euros, enquanto o Barcelona só conseguiu diminuir seu saldo devedor em 9,1%, atingindo 334 milhões Euros de passivo.

O Espanyol club de Barcelona passou dos sete meses de uma situação de crise quase que irreversível para financeiro controlado. Apesar de continuar com uma dívida muito alta, algo em torno de 147 milhões de Euros ou 400 milhões de reais, o clube definiu uma meta, nos próximos cinco anos reduzir para 50 ou 60 milhões. Além disso, o clube definiu o grande objetivo de chegar a essa saúde financeira boa sem vender jogadores até a temporada de 2015-2016, tentando manter-se competitivo.


Controlar os gastos, aumentar a receita e reduzir a dívida, são os três pilares sobre os quais o vice-presidente financeiro José Luis Morlanes com base em critérios econômicos vão reger o Espanyol nos próximos cinco anos. Entre outras medidas, o clube irá reduzir os custos salariais de todo o futebol em cerca de quatro milhões. Morlanes disse que desde que o novo Conselho entrou no clube em novembro passado, o clube tem pagado um total de dívidas de 63,3 milhões e nesse momento a situação financeira está controlada.

Espanyol terá na temporada 2013/14 um orçamento de 50 milhões de euros. Recurso esse que será usado para manter o equilíbrio nas contas, como salários em dia e etc. É, sem dúvida, a maior orçamento dos médios clubes das últimas temporadas. "Nós estamos entre os dez primeiros no orçamento de La Liga", disse o vice-presidente.No campo esportivo, Morlanes observou uma grande queda nos gastos da equipe com equipe técnica. Os contratos de Pochettino e seus auxiliares foram superiores aos de Aguirre e a sua.

De acordo com o que o presidente Joan Collet disse na época, Verdú saiu mas o clube poderia cobrir as exigências dele. Aliás, a diretoria tinha um jogador para substituí-lo. "Se precisarmos de um jogador importante para a próxima temporada, teremos recursos", disse ele.

O departamento financeiro fez uma previsão para o clube para as as duas próximas temporadas que é atingir EBITDA (lucro antes de impostos e amortizações), de acordo com dados fornecidos pelo Morlanes de 20.750.000 €, sem a transferência de jogadores. Este número poderia aumentar em 2016-2017, o que seria cerca de 23 milhões.

De qualquer forma, no próximo ano, o Espanyol teria a necessidade de se desfazer de parte de seu elenco, no valor estimado de quatro milhões. Até este momento Morlanes ressaltou que o clube deve fazer sacrifícios. "Só pensar em eliminar as dividas sem fazer investimentos, o Espanyol ameaça a sua sobrevivência"disse o vice-presidente. As medidas, entre outras, são a redução da folha salarial em todo o clube para quatro milhões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário