Pages

domingo, 2 de junho de 2013

PORQUE A JUVENTUS?


Os anos 80 foram os anos mais legais de todos, tempos mais simples e sem grandes preocupações modernas do tipo, tem Wi-Fi? Cadê o meu PS3?! Era uma época em que o mundo era bem mais legal. Qual era a diversão das crianças, me incluo, naquela época: Bola de gude, futebol na rua, pipa e por ai vai. Na televisão você tinha algumas opções bem legais de entretenimento, tipo os desenhos, ah!, os desenhos, aquilo era vida para um mundo sem TV a cabo e internet. Era tudo mais tão simples e feliz. 

Essa introdução é pra você que não viveu aquela época e não imagina como nós eramos felizes. Em relação ao futebol, que é a razão desse post, tínhamos poucas opções nesse sentido, época áurea dos estaduais, o campeonato brasileiro não era o principal movimento. Eu vibrei demais inclusive com aquele gol do Cocada, mítico jogador do Vasco, que só entrou fez o gol e foi expulso naquela final diante do rival no ano de 1988. Futebol europeu se resumia ao Calcio, isso mesmo, a maravilhosa Seria A.

Os jogos em geral eram sempre no horário do almoço, por volta do meio-dia dos domingos. Era o grande momento daqueles modorrentos domingos, sim já naquela época eram chatos. O canal era a bandeirantes, aqui no RJ o sinal era péssimo, porque não tínhamos a tecnologia de antenas parabólicas ou cabos óticos na época era bombril na antena de TV para podermos ver os jogos. Sílvio Luiz e Sílvio Lancellotti eram os responsáveis por nos tornar amantes da "futebol da bota".



Esse foi o período do auge da rivalidade entre Milan e Inter, os holandeses no Milan contra os alemães na Inter. Foi um período de confrontos intensos entre os dois países que já possuíam uma rivalidade histórica e cultural. Milan, o time mais poderoso da Europa naquela altura e a Inter era um timaço. Não esquecendo obviamente do grande Napoli de Maradona e etc. Onde entra a Juventus nesse contexto todo? Simples, amor a primeira vista. Somando a isso tínhamos a grande coleção de cards do futebol italiano, o que ajudou demais a fomentar a paixão. Época inclusive que não tinha como comprar camisas ou coisas do gênero, não tinha acesso ao clube, relembrando que não havia a internet.

Não era uma época gloriosa da equipe de Turim, após a época de Platini e etc, o time estava em uma profunda crise técnica. Ainda sim era temida pela camisa. O jogo que me fez prestar atenção naquele time foi um jogo no antigo Delle Alpi, Juventus 4 x 0 Cremonese, time que viria a ser rebaixado naquela temporada de 1989/90. Juve naquela campanha fez uma campanha modesta, ficou em 4° lugar, atrás de Napoli (campeão), Milan e Inter. Foram 44 pontos, 15 vitórias, 14 empates e 5 derrotas.

O time base era: Tacconi, Nápoles, De Agostini, Galia, Bonetti II, Tricella, Fortunato, Rui Barros, Zavarov, Marocchi, Schillaci.
Nada demais né? Mais paixões não se explicam, elas apenas acontecem.


Um comentário:

  1. Meu primeiro contato com o futebol da Europa tbm foi assim, mesmo campeonato e mesma emissora. Milan do Shevchenko em 2003/2004, o escândalo de 2005 o domínio de 5 anos da Inter, Ibrahimović destruindo... Claro já com o auxilio da internet. O Calcio foi a porta para o futebol europeu pra mim, hj acho que não é mais pra rapaziada, porém assistir um jogo feio entre Roma x Lazio por exemplo é muito bom.

    ResponderExcluir