Estadio San Mamés, apelidado de La Catedral, foi inaugurado oficialmente em 21 de Agosto 1913, com um jogo entre o Athletic Club e os campeões espanhóis daquele ano, Racing Club de Irun. O primeiro gol foi marcado por Rafael Moreno "Pichichi".
O estádio, inicialmente, contou com uma capacidade de 7.000 lugares, mas expandiu gradualmente ao longo das décadas seguintes. Desenvolvimentos mais significativos começaram na década de 50, primeiro com a construção de uma nova arquibancada principal. Aspecto mais característico do novo estadio é um arco que passa por cima de toda a sua extensão.
Obras continuaram na década de 60 com a construção de duas novas pilastras nas extremidades. O estádio foi concluído no início de 1970, quando um novo setor substituiu os pedaços descobertos.
Estadio San Mamés foi selecionado como uma das sedes da Copa do Mundo de 1982, e como resultado, passou por uma nova série de reconstruções. Ambas as extremidades foi reconstruído e conectado com o suporte principal, que manteve o seu arco em cima. Capacidade foi aumentada para 46 mil lugares, dos quais mais sentado.
Durante a Copa do Mundo, San Mamés sediou três jogos na primeira fase de grupos, todos com a Inglaterra envolvida:
Inglaterra 3 x 1 França - 16/06 - 44.172 Público
Inglaterra 2 x 0 Checoslováquia - 20/06 - 41.123 Público
Inglaterra 1 x 0 Kwait - 25/06 - 39.700 Público
Nas últimas décadas, o estádio sofreu algumas mudanças menores, que incluiu a conversão do estádio em um estádio padrão FIFA.
Ao longo dos anos, o tempo deixou sua marca no estádio, portanto, começou recentemente a construção de um novo estádio ao lado do atual San Mamés. O novo estádio, atualmente apelidado de San Mamés Barria, terá uma capacidade de 54.000 lugares, 10 mil a mais que o atual e será aberto no início da temporada 2013/14.
Bilbao foi uma das primeiras cidades da Espanha a testemunhar o futebol, no início dos anos de 1890, os mineradores britânicos e trabalhadores de fundição, durante a expansão industrial do país, que necessitou da mão de obra estrangeira, chamou a atenção os moradores com suas pequenas partidas de futebol. Em 1894, o melhor desses trabalhadores jogava em uma equipe formada por estudantes enquanto estiveram na universidade na Inglaterra. Um desses alunos, Juanito Astorquia era o cabeça de um grupo que quatro anos mais tarde formaria o Athletic Club.
O clube celebrou recentemente o seu centenário em 1998, mas, tecnicamente, o clube atual não se formou antes de 1901, quando se fundiu com Bilbao Football Club.
No domingo, 26 de maio, 20h em Bilbao, 15h no Brasil, o Athletic Club disputou contra o Levante sua última partida oficial de la liga espanhola no centenário estádio San Mamés, com derrota de 1 x 0, o primeiro estadio erguido para o futebol na Espanha. “La Catedral” será demolida logo depois do amistoso realizado contra uma seleção de Vizcaya, no dia 5 de junho, no qual foi derrotado por 1 x 0, mas o resultado não fez nenhuma diferença. Os torcedores foram convidados a bater uma palma por segundo para cada ano de história de San Mamés. Todos os ingressos para essa última partida oficial foram vendidos, a bola da partida e um ramo de flores foram deixados no centro do gramado, e agora será integrada a obra para que se complete o novo estádio dos rojiblancos, San Mamés Barria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário