Pages

terça-feira, 25 de junho de 2013

PORQUE ANCELOTTI?


A noticia mais interessante que rolou esse meio de semana foi a confirmação da ida de Carlo Ancelotti ao poderoso Real Madrid, talvez uma contratação que já era meio obvia, logo após o anuncio da saída de Mourinho do comando técnico dos merengues, e a vontade do italiano de voltar a um grande cenário europeu. A pergunta que fica é: o que esperar de Ancelotti no comando desse Real ou que Real será esse nas mãos do vitorioso técnico italiano?

A impressão que fica é que ganhar o campeonato espanhol já não é mais o grande desejo do clube de Madrid, os investimentos que são feitos, ano a ano, é sempre pensando na tão sonhada "La Décima", o décimo título de UCL. Mourinho conseguiu levar o Real, nos 3 anos que esteve a frente do clube, de volta a semifinal da competição, mas isso foi pouco. Fora o desgaste já tão conhecido com o terrível vestiário dos merengues. Muitos egos se chocam e as vezes fica insustentável o convívio. 

O sucesso de seu arquirrival, fez com que a mentalidade do clube da capital se modificasse, uma das esperanças com a chegada de Mourinho foi a de o português fazer o time jogar algo bem parecido com o que o Barça pratica jogo a jogo. Em alguns momentos isso foi possível, mas na maior parte do tempo, o clube era sempre surpreendido com fofocas dos vestiários e etc.

Porque Ancelotti? O italiano de 54 anos, não é propriamente um dos técnicos mais ofensivos do mundo. Na prática o grande time ofensivo da vida dele foi quele Milan campeão europeu de 2003 (triste lembrança). Talvez a contratação do técnico italiano é uma tentativa de dar um equilíbrio e uma "pacificação" aos grandes astros do clube.

O que ele leva de vantagem a Mourinho é a falta de uma grande vaidade. Seu tratamento com os jogadores sempre são muito saudáveis, não conheço nenhum história de problemas em vestiários com ele, e olha que ele foi técnico do Chelsea, que é outro lugar bem difícil de trabalhar, por conta do catedráticos.
Em geral seus trabalhos são sempre pautados em times bem postados em campo, defesa sempre muito forte. Seu grande mentor foi Arrigo Sacchi, um dos maiores técnicos da história do futebol mundial.

Curriculum ele tem, por onde passou como técnico foi vencedor. Mais recentemente esteve no PSG e conseguiu tirar o milionário clube francês de uma fila gigante, seus números foram ótimos, levando em consideração que a Ligue 1 não é um grande parâmetro técnico, foram um total de 109 jogos, 67 vitórias, 20 empates e 22 derrotas, aproveitamento de 64%. 

O contrato firmado de 3 anos, parece mostrar que a diretoria madrilenha pensa em dar tranquilidade ao Ancelotti para desenvolver seu trabalho. Ele chega a Madrid com duas dúvidas fundamentais: Cristiano Ronaldo fica? E o que fazer com Kaká? 



TÍTULOS COMO TREINADOR:

Juventus
Copa Intertoto da UEFA: 1999

Milan
Liga dos Campeões da UEFA: 2002-03, 2006-07
Copa da Itália: 2002-03
Campeonato Italiano: 2003-04
Supercopa Europeia: 2003, 2007
Supercopa da Itália: 2004
Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2007
Chelsea
Supercopa da Inglaterra: 2009
Campeonato Inglês: 2009-10
Copa da Inglaterra: 2009-10

Paris Saint-Germain
Campeonato Francês: 2012-13

Nenhum comentário:

Postar um comentário