Pages

domingo, 23 de junho de 2013

O FIM



Um histórico time de futebol espanhol vai fechar as portas, devido à incapacidade de pagar as suas dívidas acumuladas. A imprensa espanhola abriu essa informação essa semana, dando conta que a UD Salamanca, que esteve 12 temporadas na primeira divisão, entrou em processo de falência e por consequência, encerramento de suas atividades esportivas.

"Dizemos oficialmente e com profunda tristeza que o Salamanca fechou suas portas", resumiu ao jornal Marca Máximo Mayoral, presidente administrativo do clube que foi fundado em 1923. O processo de falência vai começar com a venda de todos os bens do clube, por decisão da assembleia de credores.O futuro passará, segundo a Marca, pela refundação do clube a partir das divisões inferiores. Um processo conhecido de alguns clubes que tiveram o mesmo problema, mais recentemente o Rangers da Escócia.

Na temporada que se encerrou, a de 2012/2013, o Salamanca terminou em oitavo lugar na Segunda Divisão B espanhola.

"Hoje é o dia mais triste dos meus 90 anos de história. A suas lágrimas são as minhas. Viverei sempre nos corações de vocês" foi a mensagem deixada pelo clube através da rede social Twitter.



A extinção do Salamanca surge na sequência de uma dívida de 23 milhões de euros. Estava marcada para hoje uma assembleia de credores, que acabouacontecendor devido à ausência do Banco Popular, principal credor do clube.

Segue-se agora um leilão de todos os bens do clube, que terá lugar já esta quinta-feira. O Estádio Helmántico está avaliado em 14,75 milhões de euros, enquanto os jogadores do plantel ainda com contrato custam 200 mil euros.

Na reunião era esperada, entre outros, a presença de um representante do banco espanhol que detém mais de 50% das ações de dívidas do clube, segundo Mayoral, depois desta ausência, não haverá agora condições para pensar no futuro do Salamanca e será iniciado nas próximas semanas o processo de liquidação dos bens do clube.

A equipe foi fundada em 9 de fevereiro de 1923, com o nome de Unión Deportiva Española. Jogando nas categorias inferiores do futebol espanhol, subiu para a Segunda Divisão em 1936, mas a estreia do Salamanca foi adiada em virtude da Guerra Civil Espanhola, interrompendo suas atividades por três anos.

Na metade do Século XX, o Salamanca alternava entre a Segunda e Terceira divisões da Espanha. Sob o comando de José Luis García Traid, osCharros conseguiram dois acessos seguidos, estreando na Primeira Divisão espanhola na temporada 1973/74. Foram sete temporadas seguidas em La Liga, sendo um candidato a vaga em competições europeias, e chegando inclusive a ser semifinalista da Copa del Rey 1976-77.



Após a boa fase, o Salamanca sofreu uma queda de rendimento na década de 1980, chegando a ser rebaixado para a Terceira Divisão. Em 1992, a equipe passou a ser uma Sociedade Anônima Deportiva, incorporando a sigla SAD ao nome.

Sob o comando de Andoni Goikoetxea, os Cherros reviveram parte dos bons momentos da década de 1970, chegando a vencer o Barcelona por duas vezes (4 a 1 - com dois gols do português Pedro Pauleta - e 4 a 3 em seu estádio), o Valencia por 6 a 0 no El Helmántico, e o Atlético de Madri por 5 a 4. Esses desempenhos renderam ao Salamanca o apelido de "Matagigantes". Na temporada 1998-99, a equipe caiu novamente para a Segunda Divisão, perdendo o acesso em 1999-00.

Desde então, o time faria campanhas modestas na Liga Adelante, caindo novamente para a Terceira Divisão em 2004-05, permanecendo por uma temporada. Após outro desempenho fraco em 2010-11, o Salamanca cairia outra vez para o terceiro escalão do futebol espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário