Pages

sexta-feira, 28 de junho de 2013

O PLANO B SIM, E DAÍ?



Blanc não se mostrou nada incomodado por não ser a primeira opção de Nasser Al-Khelaifi. Durante a apresentação no Parque dos Príncipes, o técnico afirmou que a sua experiência no mundo do futebol lhe tinha ensinado que o mais importante não era ser o primeiro da lista, mas sim ser escolhido. Laurent Blanc encontrava-se sem clube desde que levou a França as quartas-de-final da Euro 2012. O seu ponto alto como treinador aconteceu em 2009, quando se sagrou campeão no comando do Bordeaux. Jogador campeão do mundo com a seleção francesa na copa de 1998.

Na sua primeira temporada no banco de reservas, ele levou o clube a um segundo lugar no campeonato e venceu o pr
êmio de técnico do ano da Ligue 1. Sua segunda temporada foi melhor do que se previa, o Bordeaux venceu os últimos 11 jogos da temporada, estabelecendo um novo recorde de um clube francês de vitórias consecutivas, e conquistou o título do campeonato, três pontos de vantagem pro Marselha. 

Blanc assumiu a França em meio a um caos disciplinar, sua primeira medida foi suspender todos os 23 jogadores da Copa do Mundo 2010, como castigo coletivo. Ele também reverteu a política de fornecer apenas carne halal em almoços da equipe (carne usada pelos muçulmanos que não podem ingerir carne que não essa). Em agosto 2011, em seu primeiro jogo como técnico, a França perdeu por 2x1 para a Noruega, em Oslo. Sua saída do comando da seleção foi logo após a eliminação da equipe nas quartas de final da Euro 2012 para a Espanha.




O que muda no poderoso PSG com a chegada de Blanc? Nos tempos de Ancelotti, o time jogava num 4-4-2 bem cauteloso, o time conseguiu ganhar conjunto, visto que o time era recém montado, o trabalho do Italiano deu muita consistência a defesa, uma das menos vazadas da Ligue 1 da temporada passada que cuminol no título francês depois de 19 anos na fila. Ainda, o trabalho do Ancelotti serviu para transformar o PSG numa equipe respeitada e temida. A saída do italiano para o Real parecia favas contadas.

Blanc não era de fato a primeira opção do Sheik dono do clube francês, mas nesse momento parece um bom nome para o time. Tem um estilo bem diferente de ver futebol do que Carlo Ancellotti. Acredito que o clube conseguirá dar um grande avanço nas questões ofensivas, já que sua seleção francesa sempre era armada no sistema da moda, o 4-2-3-1. Levando em consideração que o atual elenco do PSG é melhor que a seleção francesa, podemos ter a certeza que pelo fato de conhecer bem o futebol local ele pode levar os parisienses ao bicampeonato. Ele chega com um enorme desafio na bagagem, levar o PSG a uma fase final de UCL. Algo que não acontece ao clube desde de 1995 quando foi eliminado na semifinal.

Elenco e dinheiro pra contratar ele terá, isso pode ser um fato contra também, por não ter tanta experiência como técnico a paciência dos torcedores e da diretoria pode não ser tão grande quanto com Ancelotti, que em seu primeiro ano de clube não conseguiu se quer o título do "francesão".

"Não é muito grave não ser o primeiro nome da lista, o importante é ser escolhido no final, e foi isso que aconteceu"


Números de Laurent Blanc com técnico:

Bordeaux: De 2007 á 2010 - 150 Jogos /  90 Vitórias / 28 Empates e 32 Derrotas - Aproveitamento de 60% - Campeão da Ligue 1 e Copa da Liga 2008/2009

França: De 2010 á 2012 - 27 Jogos / 16 Vitórias / 7 Empates e 4 Derrotas - Aproveitamento de 59%


Nenhum comentário:

Postar um comentário