Pages

sábado, 22 de junho de 2013

O DERBI DA EUSKADI


A Espanha, talvez seja um dos países mais divisos do mundo e carregado de simbolismos, um deles talvez seja a grande ferida aberta de algumas regiões que remontam a idade mais antiga pra contar essa história. Nesse post falarei de uma das regiões mais problemáticas da historia da Espanha a região de Navarro, mais precisamente o País Basco. Muitos são os fatores que separam o Athletic da Real Sociedad, mas para começar, prefiro falar o único fator que une esses dois, o simbolo do país Basco: a Ikurriña, a bandeira basca, símbolo nacional de Euskadi, um dos povos mais antigos da Europa. Apesar de toda a rivalidade esportiva, ambos se intitulam grandes representantes do País Basco. Uma característica que ainda une é o fato dos dois clubes sempre entrarem com a bandeira do País Basco em campo. E ainda a real Sociedad sempre usa a faixa de capitão com a bandeira basco.

Em todo os outros aspectos são rivais, a começar pelas cores, enquanto um enverga o azul o outro é vermelho. A origem dos dois também é muito distinta, um saiu das classes operárias, caso o Athletic, o outro é de origem burguesa, um dos lados apoiava mais as ações rebeldes do extinto ETA, o outro se orgulha de utilizar o nome de Real. Essa rivalidade está sempre entre as duas cidades, a de Bilbao que fica mais ao norte do País Basco e San Sebastián que fica mais ao nordeste com saída para o oceano atlântico, quase divisa com a País Basco francês.

A capital do País Basco se encontra em Vitória (Gasteiz em basco) e Pamplona (Iruñea) é a capital de Navarro, mas Bilbao é a capital religiosa dos Bascos, cidade carregada de simbolismos religiosos, sede dos movimento intelectuais e de lutas pela independência dos bascos, enquanto San Sebastián, sempre foi mais pulsante, mais metropolitana, mais turística, chegando em alguns momentos a ser eleita pela família real espanhola e outras de famílias nobres de toda a Europa, como lugar de veraneio, fazendo com que a «Pérola do Cantábrico» seja um símbolo de riqueza, em oposição à rustica e contestadora Bilbao.


Nos primeiros anos do futebol em Navarro, Athletic e a Real Sociedad tiveram que dividir a hegemonia com outros clubes locais que mandavam no futebol espanhol daquela época, como o Racing de Irún (mais tarde Real Unión), vencedor de quatro Taças do Rei até 1927, o Arenas Club de Guetxo, vencedor em 1919 e finalista em diversas ocasiões, além de vice-campeão na segunda edição da La Liga. Alguns ainda hoje são presença regular no campeonato espanhol, como o Osasuna e o Alavés, ambos da mesma região e também representantes da força da ideologia basca. Sempre é muito difícil pros dois gigantes espanhóis, Real e Barça jogar nessa região; Por exemplo, os jogos entre Athletic e o poderoso Real Madrid em San Mamés tem um numero de 44 Vitórias do Athletic e 33 do Real. No caso do Barcelona, o estádio Anoeta é uma criptonita, 26 vitórias da Real Sociedad e 17 do Barça; Que encontra a mesma dificuldade em relação ao Athletic, em San Mamés, são 43 Vitórias do Athletic e apenas 26 do Barça.

Indiscutivelmente o time de maior sucesso da região é o Athletic Bilbao, o time que só aceita em suas categorias de base jogadores que ou nasceram no País Basco ou são descendentes de bascos, como foi o caso do goleiro brasileiro José Vicente Biurrun. Essa rivalidade aumentou muito quando a Real Sociedad adotou o prenome "Real". Em 1939 começou a Guerra Civil Espanhola, com o fim do conflito, surgiu uma ditadura com grandes inspirações nazistas e com apoio do próprio Hitler inclusive, no comando estava o sanguinário general Franco. Essa ditadura queria "espanificar" o país, ou seja, acabar com as culturas regionais. O uso de qualquer símbolo, ou até mesmo falar qualquer idioma que não fosse o castelhano de Madrid resultaria em prisão e etc. E uma pequena mostra disso foi que o Athletic teve de mudar seu nome para "Atletico". A ordem de fuzilamento contra um presidente do Barcelona foi o incidente mais sério, e que visava mostrar que não haveria espaço para manifestações culturais que fugissem do modelo idealizado pela ditadura. Franco não se cansava de dizer que o Real Madrid era uma das principais bandeiras da "verdadeira" Espanha.



Com o pós-guerra o Athletic e a Real Sociedad perderam muitos jogadores que tinham estado do lado do eixo, derrotados na ocasião, os que sobreviveram ficaram em exílios até o fim do conflito e alguns poderam voltar para casa e regressaram as suas atividades em seus clubes, O athletic se beneficiou disso e se tornou campeão espanhol em 1943.
Nas épocas seguintes, o Athletic teria em Telmo Zarraonaindia, conhecido por Zarra, o goleador herdeiro do Pichichi. Seis vezes melhor marcador da liga, exímio cabeceador, era considerado naqueles anos do pós-guerra a segunda melhor cabeça da Europa, logo depois da de Winston Churchill, que vencera o Prêmio Nobel da Literatura.

A partida entre Athletic Bilbao e Real Sociedad, pelo Espanhol de 76, foi emblemática. A ditadura franquista já agonizava. Aproveitando esse clima, os jogadores combinaram que entrariam em campo com a bandeira do País Basco, lembrando que qualquer manifestação era proibida.



Os jogadores conseguiram combinar isso um dia antes do jogo, e quem ficou com a responsabilidade de confeccionar a bandeira foi Josean de la Hoz Uranda, jogador do Real. Uranda pediu que sua irmã fizesse a bandeira. Mas tudo poderia ter ido abaixo, quando exercito nacional que sempre estava de antenas em pé quando aconteciam esses confrontos pediram para revistá-lo. Por sorte, não viram a bandeira, e conseguiram entrar no estádio com a ajuda de um funcionário. Depois disso, pôde dar a bandeira para os dois capitães poderem entrar no gramado do estádio do Real, o Atocha. O zagueiro do Real, Kortabarria, e o goleiro do Athletic, Iribar, entraram em campo com a Ikurriña (nome da bandeira basca), para o delírio dos 30,000 torcedores, que celebraram juntos, menos o resultado final, que acabou 5 x 0 para a Real. Mas foi uma daquelas partidas em que o resultado pouco importou.O legado daquele ato permanece. Logo em janeiro de 77, a lei que proibia manifestações culturais que contrariassem o franquismo caiu.

REAL SOCIEDAD

ATHLETIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário