Pages

domingo, 12 de maio de 2013

O FUTEBOL NA ÁUSTRIA ANEXADA


Nos sombrios anos 30, anos esse dominados pelo totalitarismo estatal, o futebol tinha que se adaptar a esse contexto para não deixar de existir. Uma das primeiras ações do líder nazista, assim que chegou ao poder na Alemanha, foi anexar sua pátria mãe, a Áustria, ao até então "poderoso" terceiro Reich.  Com essa medida, todas as instituições austríacas seriam obrigadas a seguir o julgo nazista, obviamente o futebol também foi junto desse movimento.

Uma das equipes que vão se curvar e se beneficiar, diga-se de passagem, desse regime seria o Rapid Viena; não podendo deixar fora desse contexto, a Áustria era uma potencia futebolistica naquela época, muito mais respeitável que a Alemanha. Hitler em sua tentativa de demonstrar a superioridade racial do germânicos, unia o útil com o agradável.

Para azar dos alemães, a Áustria era uma potência do futebol europeu no período entre guerras, e o Rapid Viena justamente era um dos clubes mais fortes do país já nesta época. Com 11 títulos nacionais desde a temporada inicial da Áustria, 1911/1912, o time alviverde já liderava o Campeonato Austríaco da temporada 1937/1938 na 15ª rodada, quando o país foi renomeado Ostmark. Até a última das 18 rodadas, o Rapid se manteve líder da classificação e foi campeão nacional com 30 pontos. O Wiener Sport-Club foi vice, com 23.



Ainda em 1938, os primeiros clubes austríacos passaram a fazer parte da Copa da Alemanha (a atual DFB-Pokal, e então chamada de Tschammer-Pokal). A competição, majoritariamente composta por clubes alemães, tinha um formato simples: na primeira fase, 16 times alemães jogavam uma pré-classificação, colocando oito equipes nas oitavas de final. Nas oitavas, os oito times alemães de enfrentavam de um lado, enquanto oito times austríacos se enfrentavam do outro. A partir daí, as equipes se misturavam e iam se enfrentando em sistema de mata-mata até a final.

O Rapid Viena conseguiu resultados expressivos nesse período. O futebol alemão daquela época foi dividido em vários campeonatos regionais,  o Rapid aderiu ao sistema alemão de futebol, jogando na primeira divisão regional, conhecida na época como Gauliga Ostmark, juntamente com clubes como o Wacker Viena e Admira Viena. Rapid seria o mais bem sucedido destes clubes. Eles ganharam o Tschammerpokal, pai da atual Copa da Alemanha , em 1938, com uma vitória por  3 x 1 sobre o Frankfurt , e seguiu bem no Campeonato Alemão em 1941 ao derrotar o Schalke, o clube alemão mais forte da época. 

Paralelamente ao título na Alemanha Nazista, o Rapid Viena continuava sendo uma potência na própria Áustria, conquistando a Gauliga Ostmark – torneio organizado pelo Terceiro Reich apenas para os clubes dos territórios anexados – em 1940 e 1941. A competição foi disputada até a temporada 1943/1944, embora as nove primeiras rodadas da temporada 1944/1945 tenham sido realizadas.



Em 1943, foi disputada a última edição da Tschammer-Pokal, justamente com mais um título para a Áustria: o First Viena, que venceu o Luftwaffen-SV Hamburg por 3 a 2. A competição foi interrompida no fim da II Guerra Mundial, e só voltou a ser disputada em 1953. Já a Viktoria Cup registrou apenas um novo sucesso austríaco (o próprio First Viena foi vice-campeão em 1941/1942, perdendo o título para o Schalke por 2 a 0) antes que a liga fosse suspensa no fim dos conflitos. Assim, os alemães ficaram sem futebol entre 1945 e 1947.

Nenhum comentário:

Postar um comentário