Pages

quinta-feira, 16 de maio de 2013

A LUFTWAFFEN FUTEBOL CLUBE HAMBURGO


O Luftwaffen Hamburgo foi uma curta associação militar do futebol alemão, clube criado durante a 2° Guerra Mundial. A Luftwaffen era a poderosa força aérea alemã. Com o curso da guerra, as equipes esportivas militares foram se formando na Alemanha e nos territórios ocupados para servir como força moral para ambos os homens em serviço e as populações civis. Além da Luftwaffen  Hamburgo tinham também as, Luftwaffen Danzig,  SS Straßburg , Mölders Krakau, e Heeres-SV Groß Born. Alguns comandantes militares buscaram jogadores qualificados ou muito conhecidos para jogar em seus clubes. Para os jogadores isso muitas vezes fornecia um meio de evitar outro serviço mais perigoso nas forças armadas. Entre as equipes mais conhecidas na época era a Rote Jäger montado por Hermann Graf , comandante de pilotos de caça alemães, cuja equipe incluiu o famoso jogador da seleção Fritz Walter e o técnico Sepp Herberger.

LSV Hamburgo foi formado 08 de dezembro de 1942 sob a direção do coronel Laicher, comandante da artilharia anti-aérea que defendia a cidade de Hamburgo no conflito. O clube foi gerido por Otto Faist que liderou Schalke 04 no campeonato alemão de 1939, em uma vitória esmagadora de 9 x0 sobre Admira Wien na final. LSV se juntou ao Gauliga Hamburgo em 1943. A divisão foi formada no ano anterior fora da divisão do Gauliga Nordmark, um das dezesseis divisões de clubes formados em 1933 na re-organização do futebol alemão sob o Terceiro Reich. O clube jogou a maior parte de seus jogos em casa no Hoheluft que era a casa do Victoria Hamburgo.

A equipe jogou alguns jogos importantes até a final de 1943 da Tschammerpokal, antecessora da atual Copa da Alemanha, onde perderam de 3 x 2 para o Rapid Viena, grande clube da ocasião. O Hamburgo, em seguida, venceu 17 jogos seguidos, e superando seus adversários um a um. Eles ganhavam terreno até as rodadas dos playoffs nacional do campeonato. Em 18 de junho de 1944, em Berlim, perdeu a decisão por 4 x 0 para o atual campeão Dresden, um clube que já havia os eliminado da competição da Copa da Alemanha em sua caminhada até a final da Copa.


Em uma tentativa desesperada para ajudar a manter o moral dos militares e dos civis e como os ares da guerra mudaram contra o país de Hitler, os jogos da liga foram imediatamente retomados dentro de semanas do fim campeonato, logo a seguir ao fim da temporada ao invés da habitual pausa de três meses de verão. Hamburgo completou apenas três jogos, antes dos jogos de todos os clubes militares fossem suspensos em setembro de 1944. Com o exércitos aliados avançando sobre a Alemanha, era necessário toda a força militar disponível para os combates que viriam por fim ao 3° Reich.

Entre 1903 e 1944 campeões nacionais alemães jogavam pela Copa da Vitoria. A final de 1944 entre Dresden e Hamburgo foi a última partida da Copa Vitoria. Esse troféu desapareceu no final da guerra e foi substituído pelo Meisterschale, concedido pela primeira vez em 1949, e ainda em uso até hoje para conhecer o super campeão do jogo entre o campeão da Bundesliga e o campeão da copa da Alemanha. 

Devido às difíceis condições que a guerra colocava para a Alemanha em 1943/44, as rodadas dos playoffs foram inicialmente canceladas e o título atribuído ao Mainz . No entanto, o protesto generalizado levou a reversão dessa decisão e os playoffs foram disputados novamente. Mainz foi eliminado nas oitavas-de-final pelo Nuremberg , que posteriormente foram eliminados pelos futuros campeões o Dresden nas semi-finais.

Depois desse período, os times ligados aos nazistas e principalmente ligados as forças armadas alemãs foram extintas, inclusive as próprias forças armadas foram proibidas e só voltaram a ativas nos 90, com a queda do muro de Berlim em 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário