Pages

sábado, 2 de fevereiro de 2013

LISTA DE BELAS CAMISAS - PARTE 2

O sucesso do Post anterior sobre esse ranking de camisas foi tão grande, que eu resolvi fazer um segundo ranking de belas camisas, para você que ainda não viu, esse é o link do post anterior http://futebolreflexivo.blogspot.com.br/2013/01/lista-de-belas-camisas.html, obviamente como da primeira vez, vou cometer algumas injustiças, mas nunca é demais ressaltar, é apenas minha opinião, conto com a sua para tentarmos montar uma futura terceira lista. Ai vão as escolhidas da vez:

10° lugar - Hearts Midlothian



Clube escocês que joga atualmente a SPL, primeira divisão, muito tradicional nas terras médias escocesas, é o atual campeão da copa da Escócia, tem uma das camisas mais singulares do futebol mundial, a começar pela cor, o marrom não é uma cor muito comum em times de futebol e seu simbolo é um coração feito do mosaico simbolo da cidade, o Royal Mile, escultura simbolo da cidade e a cor marrom seria uma espécie de menção a terra de Edimburgo.

9° lugar - Lecce



Lecce é um clube italiano que joga atualmente a terceira divisão da bota, time que na temporada passada foi rebaixado da Serie A e por problemas com manipulação de resultados, acabou sendo relegado a divisões inferiores. Inicialmente esse clube usava camisas brancas com listras negras, muito semelhantes a camisa da Juventus, nos anos 20, quiseram mudar essa associação com o clube de Turim e mudaram de forma radical as cores do clube.

8° lugar - Toulouse

Um dos clubes mais tradicionais da França, joga a Ligue 1, confesso que camisas com esse tom de cor me atraem, pois deixa a camisa muito interessante. Essas cores do clube fazem referencia a tradicional região de Toulouse que é reconhecidamente uma região que tem as violetas como principal marca. Essa cidade é conhecida como "Cités de las violettes" (Cidade das violetas) - o simbolo é um cruz vermelha que identifica o estado da Ocitânia, região sul da França que inclusive tem uma língua própria e é usado até hoje como segunda língua do povo daquela região.

7° lugar - San Lorenzo




Um dos gigantes da Argentina, que apesar não passar pelos melhores momentos de sua história, é um dos clubes mais respeitáveis do continente sul americano. Essa camisa carrega muito simbolismo que pra sua torcida é a segunda pele, fica na região central de Buenos Aires, mais precisamente são filhos do bairro de Boedo, conquistaram muitas vitórias sempre com essa união entre torcida de clube, como a recente volta a seu bairro de origem. As cores azuis e vermelhas representam exatamente essa tradição do clube de lutas, representado pelo vermelho e azul representa os ideais de vitórias.

6° lugar - Dundee Utd

 

Mais um clube pertencente a SPL, primeira divisão escocesa, o Dundee Utd, trás uma das camisas mais legais do futebol mundial, as cores laranjas e preto sempre são uma ótima combinação feita na medida certa. Essas cores do clube foram escolhidas pela a esposa do primeiro proprietário do clube após um excursão pela Europa, essas cores chamaram muita atenção dos países por onde o United passava, dando uma certa notoriedade. Como alguns clubes escoceses, que gostam de fazer referencia as cores da Irlanda, simbolo de resistência a dominação britânica, teve inicialmente o verde como cor. O leão rampante é simbolo do escudo, simboliza a nobre do rei da selva.

5° lugar - Rayo Vallecano




Clube espanhol que fica na região central de Madrid, o Rayo é um dos poucos times que tem bastante torcida em Madrid, clube fundado por trabalhadores das industrias seu estádio o Vallecas é muito semelhante a estádios encontrados, sobretudo na Argentina, pelo tamanho, pela distancia em que os torcedores ficam do campo, fazendo uma atmosfera bem incomum para padrões europeus em geral. As cores do clube simbolizam a educação física e a moral, já que o clube tem esse lema como filosofia.  A escolha do modelo foi fortemente influenciada pela simpatia de dirigente do clube pelo River Plate, clube argentino tinha muito prestígio na época da transformação do uniforme do Rayo. Inicialmente o uniforme era todo branco com meias pretas.

4° lugar - Huddersfield



O tradicional clube da cidade de Huddersfield, que atualmente se encontra na segunda divisão do futebol inglês, representa muito a região de Yorkshire, clube detentor de 3 títulos da primeira divisão, ficou anos relegados a divisões menores, parece que os bons tempos estão voltado ao Huddersfield. A camisa do clube é muito representativa, inicialmente o clube tinha o rosa como cor, mas desde de 1913 mantém as cores do atual uniforme. Os terriers tem o brasão da cidade de Huddersfield na camisa, algo muito comum em épocas mais antigas, o City e o United, por exemplo, usavam as armas de Manchester em suas camisas nas décadas de 60 e 70. As cores fazem menções aos rios Colne e Holme, que cortam a cidade.

3° lugar - Doncaster Rovers



Por si só a camisa do Doncaster já se distingue das demais camisas usadas no reino unido, já que seu desenho é bem diferente, o branco com listras horizontais em vermelho são bem raras na terra da rainha. O mais legal que a camisa é o escudo, os vikings, como são conhecidos os torcedores dos Rovers ganharam esse simbolo por conta de um grupo de estudantes de história que reformularam o escudo, já que inicialmente carregava o brasão da cidade de Doncaster. A rosa branca, simbolo da região de Yorkshire, foi introduzida na década de 90.

2° lugar - Schalke 04



Um dos times mais tradicionais do futebol alemão, tem uma das torcidas mais apaixonadas da Alemanha, clube que não conquista o título da primeira divisão desde de 1958, mas isso pouco importa para o torcedor que parece cada vez mais apaixonado pelo clube de Gelsenkirchen. Tem o apelido de "azuis reais" fazendo menção a sua bela cor adotada. Clube formado por trabalhadores das minas de Gelsenkirchen. Mas inicialmente o clube usava as cores vermelhas e branca. Só após a volta da união entre o clube de ginástica, o time do Vale do Rühr adotou a tradicional cor azul, que na época da Germania era o simbolo da nobreza das tribos, antes da chegada dos Romanos.

1° lugar - Cremonese



Clube italiano muito famoso na década de 80 e 90, quando figurava na Serie A, talvez por isso minha memória afetiva traz essa camisa pro primeiro lugar, tem uma das combinações de uniformes mais incomuns no mundo do futebol. Atualmente a Cremonese joga a terceira divisão do futebol italiano, no início tinha como cores principais o lilás e o branco, quando o clube no início da década de 10, venceu a segunda divisão e por consequencia chegou a primeira divisão, houve uma mudança de cores, já que seus proprietários acreditavam que o clube havia chegado a um novo patamar dentro do Calcio. O vermelho e o cinza foram escolhidos porque além de ser uma combinação única no futebol, queria representar o caráter singular do clube de Cremona.

2 comentários:

  1. Belas camisas, destaco a do Rayo, e sugiro que dê uma olhada nas camisas de clubes mexicanos, valeu!

    Abraço

    Marcelo Tchelo

    ResponderExcluir
  2. Nessa lista, o Schalke merece o primeiro lugar. Linda de mais essa camisa dos AZUIS REAIS!

    ResponderExcluir