Pages

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A AGONIA DO VILLA


"Quando eu cheguei aqui, eu sabia ser que seria uma trabalho de longo prazo e é isso que estamos tentando fazer", disse Lambert. 
Com esse projeto, Paul Lambert chegou ao gigante Aston Villa para a temporada 2012/2013, o clube de Birmingham apostou no sucesso meteórico do técnico a frente do modesto Norwich, que teve um feito sensacional, resgatou o clube das profundezas da League One, terceira divisão e levou os canários a poderosa premier league, fazendo uma campanha muito descente na sua volta a primeira divisão.
Os números do escocês a frente do Norwich eram animadores, foram 142 jogos, 70 vitórias, 35 empates e 37 derrotas, quase 50 % de aproveitamento em 4 temporadas.

Só que as coisas parecem que não vão do jeito que se pensava, Lambert também chegou com a incumbência de trabalhar com o jovens jogadores que o Villa vem promovendo, resultado da falta de investimentos. O time não consegue corresponder a todo esse processo de mudança de mentalidade.

Em agosto de 06, Randy Lerner, proprietário do Cleveland Browns, time da NFL, chegou a um acordo de 62 milhões de libras para a aquisição de ações do Aston Villa. Um comunicado divulgado em 25 de agosto pela LSE, anunciou que Lerner tinha adquirido 59% das ações do Villa, tornando-se o acionista majoritário. Ele também assumiu o cargo de presidente do clube. No ano passado, Ellis, responsável Villa perdeu 8,2 milhões em pagamentos de impostos, o que fazia um contra ponto com um lucro de 3 milhões no ano anterior. O  lucro total do clube havia caído de 51.6 milhões para 49 milhões. Lerner assumiu o controle total em 18 de setembro, ele obteve 89% das ações. Em de setembro, Ellis e seu conselho renunciou e foi substituída por uma nova diretoria encabeçada por Lerner. Lerner nomeou Charles Krulak como diretor não executivo e Ellis foi premiado com o cargo de Presidente Emérito.

 
  

O clube passa por algumas dificuldades financeiras fora do campo, dentro dele encontra profunda falta de talento e nesse momento do campeonato se tornou um saco de pancadas. A campanha do Villa nesse momento é desesperadora, em 23 jogos, venceu apenas 4, empatou 8 e perdeu 11, está na 17° posição. É o time que mais sofreu gols, 44 no total, sofreu a maior goleada da competição, 8 x 0 para o Chelsea, é o segundo pior ataque, fez 19 gols, só ganha do lanterna QPR, que fez 18 gols. A última vitória do Villa por qualquer competição, aconteceu em 5/01/13, vitória sobre o Ipswich pela FA Cup, pela premier league, a última vitória aconteceu em 15/12/12, vitória sobre o Liverpool no Anfield. Não vence a mais de um mês na primeira divisão, algo muito preocupante.

A lua de mel acabou. 'Projeto' Villa Paul Lambert parece estar em seus últimos suspiros. Ele vai precisar trabalhar muito para tapar as mais recentes humilhações. Depois da eliminação para o Bradford, time da quarta divisão, na copa da liga, foi a vez da eliminação para o Millwall, time da segunda divisão,  na FA Cup, derrota de virada por 2 x 1. Essa sequência de eliminações vai colocando em cheque o prazo de validade do técnico escocês.

Esse é um período de transição e a aquisição de jogadores jovens, em detrimento de contratações mais caras foi uma idéia em que eles compraram.
Desde que Alex McLeish foi demitido do clube, os torcedores do Villa têm sido extremamente paciente. Eles no primeiro momento confiaram profundamente em Lambert para devolver sorriso no rosto dessa torcida que vê seu gigante desmoronando temporada após temporada.

Lambert com o seu projeto de investimentos em jovens custou ao clube 23 milhões para a realização dessa mudança no início da temporada. Provavelmente nesse momento é o técnico mais ameaçado da Premier League, não consegue dar um jeito na defesa, principal ponto fraco do time, falta de criatividade e experiência em muitos casos vai fazendo a vida de Lambert bem curta. A torcida definitivamente perdeu a paciência e está desesperada, pois fica a sensação de que a hora que o Villa entrar na zona de rebaixamento não sairá mais. A mudança de postura precisa ser urgente, uma mudança de técnico nesse momento seria o mais trágico. Situação difícil passa o outrora poderoso Villa, clube que na década de 80, ousou destronar o Liverpool, o grande time inglês da época, é lamentável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário