Pages

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O PRIMEIRO DA SEGUNDA


Desde a temporada 2009/2010, o Cardiff vem literalmente batendo na trave para o acesso a premier league, tradicional clube do país de gales tenta repetir o relativo sucesso que seu vizinho, Swansea, faz hoje na primeira divisão. Nessa temporada citada o clube foi a final do play-off diante do surpreendente Blackpool, e foi derrotado de virada por 3 x 2. Naquele ano havia feito uma campanha forte, terminou em 4° lugar, com  76 pts, na temporada seguinte sofreu uma amarga eliminação novamente nos play-offs de acesso, foi eliminado pelo Reading que mais tarde perderia a final desse play-off para o rival de país, o Swansea.

Nessa temporada, 2010/2011, terminou na mesma 4° posição com 80 pts, mesmo numero de pontos acumulados pelo Swansea. Na temporada 2011/2012, fez uma campanha de certo modo discreta para os padrões que havia apresentado, terminou na 6° posição, garantindo a classificação para os play-offs com certa dificuldade e nas últimas rodadas. Nas partidas foi completamente atropelado pelo West Ham, que posteriormente seria promovido, acumulou um 5 x 0 no agregado. Destacando que nessa mesma temporada, os blue birds tinha ido a final da copa da liga contra o poderoso Liverpool. Foi muito valente na ocasião, perdendo apenas nas disputas de penaltis.

O clube que foi fundado em 1899, passa nesse momento pelo seu melhor início de competição em toda sua história, dois fatores podem ser considerados fundamentais para esse sucesso, um deles é a grande quantidade de investimentos que começaram a entrar no clube com a aquisição das ações em 2010 por parte do empresário malaio, Chan Tien Ghee, que comprou o clube pela "bagatela" de 800 milhões de reais, seu único propósito é levar o clube a Premier League. E o outro é sem dúvida a permanência do ótimo Malky Mackay, ex-treinador do Watford, vai conduzindo o clube muito bem no propósito de ir a primeira divisão. Joga num sistema bem definido, apresenta um futebol muito seguro, o Cardiff é um dos times que menos dão chance para o azar nos jogos.



Além de tudo isso o clube também passou por transformações em suas cores e escudo, o tradicional azul que foi usado desde de 1908 foi substituído pelo vermelho, o tradicional escudo com o blue bird foi trocado pelo dragão que faz menção a sua origem galesa.

Os números são impressionantes, conseguiu um feito único em sua história, conquistou 10 vitórias seguidas em casa, nesse momento lidera a competição com 10 pts a frente do segundo colocado, tem 63 pts, fruto de 20 vitórias, 3 empates e 6 derrotas, é o time que mais venceu em casa, tem mais vitórias na competição é o time que menos perdeu, é o segundo que menos empatou e não perde a 6 jogos. Com esses números só uma catástrofe poderia tirar o título e o acesso do Cardiff a premier league.

Nenhum comentário:

Postar um comentário