Pages

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

FUTEBOL MODERNO OU FUTEBOL EFICIENTE?


Resolvi escrever esse post porque tenho observado algo muito curioso que acontece no futebol atual, a diferença entre o jogo que é jogado por algumas grandes equipes no momento, e é tão evidente a diferença tática que fica sempre a pergunta, prezo pela eficiência ou pela plástica/beleza? Sem muito aprofundamento tático, até porque não tenho essa competência toda, resolvi pegar dois times atuais de dois campeonatos muito fortes da Europa e fazer apenas uma comparação de campanha, utilizarei os números que essas equipes alcançaram até agora em competições domésticas e europeias.

As campanhas desses dois times, que jogam de forma tão diferente, se destacam pela conscistencia, não só tática, mas pela segurança técnica e a distância para os rivais diretos. Respeitando é claro a escola que cada um provem, é interessante essa comparação. É preciso se ressaltar que a proposta desse post não é menosprezar nem A nem B, é apenas uma comparação que acho interessante.



O primeiro time seria a Juventus de Turim, time que joga exatamente o oposto do futebol moderno, joga num esquema que parecia morto nos dias atuais, mas faz muito sucesso. O 3-5-2 é o esquema adotado e tem bem claro as funções dentro do campo para cada jogador, dificilmente você vê um jogador do time apavorado ou uma grande confusão tática dentro do time. Sempre que há um desfalque, o jogador que entra sabe exatamente sua função. É um time muito "frio", que raramente dá sopa para o azar, os números do clube nas competições que disputa diz muito sobre essa solidez técnica e tática. Tem em Pirlo e Vidal seus pilares de meio campo criador. É um time que joga a velha e boa escola de futebol italiano, time que na maior parte do tempo parece desinteressada pela partida, e só sai "na boa", e em geral é letal para a defesa adversária.

Números da Juve:

Seria A - Foram 24 jogos (até o momento) - 17 vitórias - 4 empates - 3 derrotas -

fez 50 gols e sofreu "apenas"16 gols - ou seja, é um time de certo modo defensivo, mas faz muitos gols, tirando a base de jogar em um dos 4 melhores campeonatos europeus.

UEFA Champions League:

Foram 6 jogos na fase de grupos -  3 vitórias - 3 empates -

fez 12 gols e sofreu 4 gols.

*Não levei em conta o confronto diante do Celtic pelas 8°, já que quando fiz esse post, o outro time da comparação ainda não havia jogado.



O segundo time dessa comparação é o Bayern de Munique, time que podemos dizer que é um dos times que jogam o futebol mais moderno do mundo. Time que carateriza muito bem a eficiência do futebol alemão, que diga-se de passagem, não é mais o mesmo futebol pragmático de outras épocas, é futebol mais vistoso que preza pelo jogo bem jogado, essa mudança se reflete por exemplo na temporada que fez no ano passado, chegou a todas as finais possíveis. Utiliza muito bem o esquema mais moderno em vigência, o 4-2-3-1, tendo em Robben e Ribery suas principais armas pelas pontas, com o Müller, jovem jogador dessa nova safra de talentos germânicos, armando por dentro e seu goleador Mário Gomez, sempre mortal dentro da área. A defesa é um caso a parte, tem um goleiro de nível sensacional e dois bons laterais, Lähm e Alaba sempre apóiam de forma eficiente. E tem em seu volante, Schweinsteiger, uma das maiores armas de chegada ao ataque.Bayern é um time perfecionista. Os números do time nessa temporada são simplesmente sensacionais.

Números do Bayern:

Bundesliga - Foram 21 jogos (até o momento) - 17 vitórias - 3 empates - 1 derrota

fez 55 gols e sofreu "apenas" 7 - É assombroso que um time sofra apenas 7 gols e que só  tenha perdido apenas 1 jogo, numa competição do nível da Bundesliga.

UEFA Champions League:

Foram 6 jogos na fase de grupos - 4 vitórias - 1 empate - 1 derrota

fez 15 gols e sofreu 7 gols.

*Não computei o resultado das 8° de final, porque quando conclui esse post não haviam jogado.


Dá para perceber bem as semelhanças dos times, jogando de forma tão diferentes, mas são bem eficientes ao seus modos. A pergunta que fica é: Jogar de forma moderna ou de forma eficiente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário