Pages

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

RAIO X DA LIGUE 1


O grande destaque da competição nesse fim de primeiro turno não poderia ser outro se não o PSG de Ibra e Thiago Silva. Time é líder do campeonato e lidera a maioria dos quesitos estatísticos da competição. PSG tem o melhor ataque e a melhor defesa da Ligue1, 36 gols feitos e 12 sofridos. Tem também o artilheiro da competição, Ibrahimovic com 18 gols, se observar bem, metade dos gols do time de Paris foram feitos pelo sueco que deverá ser o grande jogador da competição.

Lorient é o terceiro melhor ataque da Ligue 1. Só perde para o PSG e está empatado com o Lyon. St. Etienne tem a segunda melhor defesa e o oitavo melhor ataque. Lembrando que o Lorient quase foi rebaixado na temporada passada, escapou por 1 pt. Lyon melhor mandante conquistou 25 pts dos 38 que tem em casa em segundo vem o Valenciennes, nesse quesito o PSG só é o quarto colocado. Olympique Marseille o melhor visitante, conquistou 21 dos seus 38 pts fora de casa, PSG é o segundo melhor nesse quesito, conquistou 18 pts fora do Parc de Princes.

O atual campeão, Montpellier, faz uma campanha discreta e de recuperação, já esteve inclusive na zona de rebaixamento, ocupa nesse momento a nona posição com 26 pts, a 6 pts do Stade de Rennais, que faz campanha bem interessante, está na 4° posição com 10 vitórias, 2 empates e 7 derrotas, ao lado do Marseille é o time que menos empatou. Lorient que está a 1 pt da zona de UCL. São 8 vitórias, 7 empates e 4 derrotas. Os tradicionais Lille e Bordeaux fazem campanhas discretas, Lille mais de recuperação e Bordeaux patina no meio da tabela. Ambos estão 7° e 8° lugares respectivamente com os mesmos 29 pts.

O maior campeão francês, St. Etienne, segue seu calvário de anos, já que não conquista o título desde de 81, está no limbo da tabela, 10 °, 27 pts, 7 vitórias, 6 empates e 6 derrotas.

Dimitri Payet do Lille é o maior passador da Ligue 1, Aliadiere do Lorient, Danic, Valenciennes e Malbranque do Lyon vem logo em seguida. Ibra, com 18 gols, Gomis vem em seguida com 11 gols e Cvitanich do Nice, com 10 gols, são os artilheiros da competição.

O time mais disciplinado da competição é o Saint. Etienne 25 amarelos e 2 cartões vermelhos, o segundo é o Valenciennes com 27 amarelos e 2 vermelhos. PSG é o 18° nessa estatística, tem os impressionantes 42 cartões amarelos e 4 vermelhos.

Atual classificação:

1° -  PSG -  38
2° - LYON -  38
3° -  MARSEILLE -  38
4° -  STADE DE RENNAIS -  32
5° -  LOREINT -  31


18° -  SOCHAUX -  16
19° -  TROYES -  13
20° - NANCY -  11

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

OS DOIS ÚLTIMOS CAMPEÕES



Sábado pela Ligue 1, terá o encontro dos dois últimos campeões. Montepellier x Lille não disputam o título nessa temporada, ambos fazem uma campanha de recuperação na competição e vem de uma decepcionante participação na UCL, foram eliminados ainda na primeira fase. Ambos se encontram com o mesmo numero de pontos, 26, ficando a 11 pts da zona de UCL.

O objetivo das duas equipes parece bem diferente das temporadas anteriores, Montepellier, atual campeão, chega a essa temporada ainda sem entender como conseguiu alcançar o título da temporada passada, time começou muito mal, estando em alguns momentos na zona de rebaixamento. Time que não tem tanta tradição dentro do futebol francês, conseguiu um feito histórico ao bater o poderoso PSG na temporada passada e ficar com o caneco. A fragilidade é tamanha, que na UCL foi eliminado com 2 empates e 4 derrotas, nenhuma vitória. Perdeu um jogador muito importante na campanha do título, Olivier Giroud para o Arsenal.

Lille vem numa toada bem parecida, desde de que foi campeão vem perdendo jogadores que fizeram daquele time vitorioso dentro da França, diferente do rival, o Lille tem certa tradição dentro do futebol francês. Fundado em 1944 enquanto o rival foi fundado em 1974. Temporada passada, o Lille fez uma campanha de recuperação e chegou em terceiro lugar, o que lhe deu chances de disputar a UCL nessa temporada. Fez campanha não menos patética, foi eliminado com 1 vitória e 5 derrotas, saco de pancadas do grupo. Perdeu o grande ultimo jogador do elenco vencedor, Hazard para o Chelsea.

Na temporada 2010/11, quando o Lille foi campeão a campanha foi de 76 pts, 21 vitórias, 13 empates e 4 derrotas, na temporada posterior, quando o Montepellier ganhou o caneco, a campanha foi de 82 pts, 25 vitórias, 7 empates e 6 derrotas. Campanhas bem similares. Em 2010, o Lille obteve o melhor ataque e a segunda melhor defesa. Em 2011/12 o Montpellier foi a melhor defesa e o terceiro melhor ataque. Nessa temporada o Lille só venceu 2 jogos fora de casa, empatou 5 e perdeu 3. Já o Montpellier como mandante, venceu 4, empatou 3 e perdeu 2.

Nos 6 últimos jogos, o Lille só venceu 1, perdeu 2 e empatou 3, Montpellier 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota, vem crescendo o campeão francês.

Os dois só se enfrentaram na história na primeira divisão, 46 jogos no total, 21 vitórias do Lille, 10 empates e 15 vitórias do Montepellier. Na temporada passada foram 2 vitórias do Montpellier por 1 x 0. O jogo será realizado em La monsson, lá o Montpellier venceu 13 jogos, empatou 4 e perdeu 7 para o Lille.

sábado, 15 de dezembro de 2012

O JOGO DO FIM DE SEMANA



Se há um jogo para se ter atenção esse fim de semana, esse jogo é o confronto entre o líder e vice líder da Ligue 1, o campeonato francês, jogo entre PSG x Lyon, que será realizado no belo Parc do Princes, em Paris. Por si só já seria um jogo de dois times muito tradicionais dentro da França. O confronto é especial por se tratar de dois times que de fato estão sobrando dentro da competição e ainda mais depois dos altos investimentos feitos na equipe da capital, parecia que ia nadar de braçadas no campeonato, mas o Lyon resolveu "desafiar" o poderio do PSG e chega a esse momento como o principal adversário do time comandado por Ibra.

Esse confronto históricamente é bem equilibrado, PSG fundado em 1970 e o Lyon em 1950, apesar do "pouco" tempo de vida, já dominam o cenário francês. O total de confrontos foram 75 jogos entre esses rivais, com 26 vitórias do PSG, 24 empates e 25 vitórias do Lyon. Vale a ressalva de que como o jogo será realizado amanhã no Parc de Princes, em Paris, o Lyon não costuma se dar bem, desses 75 jogos, 36 foram em Paris, 19 vitórias do PSG, 12 empates e 7 vitórias do Lyon.

O rendimento das duas equipes é praticamente idêntico, Lyon está na liderança com 35 pts, 10 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, enquanto o PSG tem 32 pts, com 9 vitórias, 5 empates e 3 derrotas. Lyon tem um aproveitamento de 69% no torneio, sendo nos últimos 6 jogos, 1 derrota, 1 empate e 4 vitórias, PSG nos últimos 6 jogos, apenas uma derrota para o Nice o restante de 5 vitórias.

Ibra sobra na Ligue 1, a sensação que dá é o que time não consegue acompanhar todo o talento do sueco que parece muito inspirado. E não se trata de um time qualquer, trata-se de um time que provavelmente tem um dos melhores elencos do planeta. Já o adversário passa pro um momento de renovação, acostumado a ser a "cara" da França na UCL, nessa temporada não conseguiu se classificar e aproveitou o momento pra fazer uma renovação que vai dando resultados. Lyon tem a força no seu meio campo bem armado e aproveitando a boa fase de Michel Bastos e Gomis.

Ambos sofrem a ameaça do Marseille quem vem logo atrás com o mesmo numero de pontos de PSG e joga antes contra o Tolouse fora de casa. Esse fator também pode influenciar caso o time do sul da França vença.

Provável escalação:

PSG                                                                                              
     

  • 30 - Sirigu
  • 26 - Jallet
  • 2 - Thiago Silva
  • 13 - Alex
  • 17 - Maxwell
  • 14 - Matuidi
  • 28 - Motta
  • 27 - Pastore
  • 11 - Lavezzi
  • 18 - Ibrahimovic
  • 7 - Menez
  •  
    Lyon
      
  • 1 - Vercoutre
  • 5 - Lovren
  • 13 - Reveillere
  • 23 - Umtiti
  • 6 -  Fofana
  • 15 -  Bisevac
  • 11 -  Bastos
  • 17 -  Malbranque
  • 28 -  Mvuemba
  • 10 -  Lacazette
  • 18 -  Gomis

  • sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

    O VELHO ESTÁDIO OLIMPICO


    O Estádio Olímpico de Munique é a principal dependência do Parque Olímpico e foi a capital dos Jogos Olímpicos de 1972. É considerado o maior evento esportivo alemão já organizado, no qual a maioria dos esportes foram jogados. Foram realizadas as finais da Copa do Mundo de futebol em 1974 e do Campeonato Europeu de Futebol 1988, também aqui foram três finais da Copa dos Campeões e da UEFA, em 1979 o Nottingham Forest venceu o Malmö, 1993 Olympique de Marselha venceu o Milan e 1997 Borussia Dortmund venceu a Juventus. De 1972 a 2005 foi a casa do Bayern de Munique e do Munique 1860. Os dois clubes de Munique em 2005 se mudaram para o Allianz Arena, estádio construído para a copa de 2006.

    Depois que Munique, em 1966, iria sediar a 20° edição das olimpíadas verão, foram à procura de um local para as instalações esportivas. A escolha recaiu sobre a região de Oberwiesenfeld que ofereceu muitas opções de design. Como o conceito desses Jogos Olímpicos no país eram mais precisamente nos jogos livres, jogos da liberdade selecionados ao mesmo tempo, queria inspirar os ideais de democracia, tentativa de apagar o terror do passado da opressão nazista.




    A equipe de arquitetos do complexo olímpico, foi composto por Günter Behnisch, Auer Fritz, Weber Carlo,Tränkner Eberhard e Büxel Winfried donos do projeto, portanto, coincide com Frei Otto, um estádio que está incorporado a visão da cidade, de acordo com o planejamento da paisagem de Günther Grzimek. A construção do telhado com tendas de Frei Otto liga o estádio com as vias de acesso e do Parque Olímpico. Primeiro na Alemanha a ter um sistema de aquecimento do solo instalado.

    O Estádio Olímpico foi inaugurado em 26 Maio de 1972, apenas três meses antes do início dos Jogos Olímpicos, o jogo de futebol entre a Alemanha e a URSS. Após os Jogos Olímpicos o Estádio foi usado em sua maioria para jogos de futebol, tanto nacional quanto jogos internacionais. O sistema projetado da pista de atletismo proporcionou a disputa de vários os campeonatos de atletismo.

    Durante o período de inscrição para a hospedagem dos Jogos Olímpicos de Verão em 1972, a capacidade do estádio principal seria de 90.000 a 100.000 espectadores. O concurso de desenho para os arquitetos era antes uma capacidade de 90.000 lugares (50.000 lugares e 40.000 em pé). Em junho de 1968, o Conselho Fiscal da OBG (comitê olímpico alemão), aprovou uma redução da capacidade de 10 mil para 80 mil espectadores para economizar custos de construção. Durante os Jogos Olímpicos, o estádio poderia manter 77.000 espectadores. No final de 1970 foi reduzida por razões de segurança, a capacidade de 77.573 espectadores. Para o Campeonato Europeu de Futebol 1988, a capacidade foi reduzida novamente para 72.000. Em novas transformações de lugares a capacidade foi novamente reduzida para 69.000 assentos, dos quais em jogos da Bundesliga do Bayern de Munique, devido a problemas de visibilidade estavam nas fileiras mais baixas apenas 63.000 lugares eram vendidos.




    Como em 1993, a DFB queria sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2006, a questão da modernização do Estádio Olímpico ressurgiu. Isto foi devido a novos critérios que a FIFA já tinha definido para estádios da Copa do Mundo e do Estádio Olímpico, que já não era suficiente. Este projeto foi apoiado pelo Bayern de Munique, que estava ansioso por uma modificação do Estádio Olímpico em uma arena de futebol. Mas essa idéia foi abandonada depois que os planos de remodelação foram rejeitadas pelo arquiteto Günter Behnisch. Em vez disso, em cooperação com o Munique 1860 foi realizado um projeto para um novo estádio de futebol, nos arredores de Munique foram desenvolvidos. O Allianz Arena desde o Verão de 2005 serve aos dois clubes de futebol como nova casa.