Pages

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O VELHO ESTÁDIO OLIMPICO


O Estádio Olímpico de Munique é a principal dependência do Parque Olímpico e foi a capital dos Jogos Olímpicos de 1972. É considerado o maior evento esportivo alemão já organizado, no qual a maioria dos esportes foram jogados. Foram realizadas as finais da Copa do Mundo de futebol em 1974 e do Campeonato Europeu de Futebol 1988, também aqui foram três finais da Copa dos Campeões e da UEFA, em 1979 o Nottingham Forest venceu o Malmö, 1993 Olympique de Marselha venceu o Milan e 1997 Borussia Dortmund venceu a Juventus. De 1972 a 2005 foi a casa do Bayern de Munique e do Munique 1860. Os dois clubes de Munique em 2005 se mudaram para o Allianz Arena, estádio construído para a copa de 2006.

Depois que Munique, em 1966, iria sediar a 20° edição das olimpíadas verão, foram à procura de um local para as instalações esportivas. A escolha recaiu sobre a região de Oberwiesenfeld que ofereceu muitas opções de design. Como o conceito desses Jogos Olímpicos no país eram mais precisamente nos jogos livres, jogos da liberdade selecionados ao mesmo tempo, queria inspirar os ideais de democracia, tentativa de apagar o terror do passado da opressão nazista.




A equipe de arquitetos do complexo olímpico, foi composto por Günter Behnisch, Auer Fritz, Weber Carlo,Tränkner Eberhard e Büxel Winfried donos do projeto, portanto, coincide com Frei Otto, um estádio que está incorporado a visão da cidade, de acordo com o planejamento da paisagem de Günther Grzimek. A construção do telhado com tendas de Frei Otto liga o estádio com as vias de acesso e do Parque Olímpico. Primeiro na Alemanha a ter um sistema de aquecimento do solo instalado.

O Estádio Olímpico foi inaugurado em 26 Maio de 1972, apenas três meses antes do início dos Jogos Olímpicos, o jogo de futebol entre a Alemanha e a URSS. Após os Jogos Olímpicos o Estádio foi usado em sua maioria para jogos de futebol, tanto nacional quanto jogos internacionais. O sistema projetado da pista de atletismo proporcionou a disputa de vários os campeonatos de atletismo.

Durante o período de inscrição para a hospedagem dos Jogos Olímpicos de Verão em 1972, a capacidade do estádio principal seria de 90.000 a 100.000 espectadores. O concurso de desenho para os arquitetos era antes uma capacidade de 90.000 lugares (50.000 lugares e 40.000 em pé). Em junho de 1968, o Conselho Fiscal da OBG (comitê olímpico alemão), aprovou uma redução da capacidade de 10 mil para 80 mil espectadores para economizar custos de construção. Durante os Jogos Olímpicos, o estádio poderia manter 77.000 espectadores. No final de 1970 foi reduzida por razões de segurança, a capacidade de 77.573 espectadores. Para o Campeonato Europeu de Futebol 1988, a capacidade foi reduzida novamente para 72.000. Em novas transformações de lugares a capacidade foi novamente reduzida para 69.000 assentos, dos quais em jogos da Bundesliga do Bayern de Munique, devido a problemas de visibilidade estavam nas fileiras mais baixas apenas 63.000 lugares eram vendidos.




Como em 1993, a DFB queria sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2006, a questão da modernização do Estádio Olímpico ressurgiu. Isto foi devido a novos critérios que a FIFA já tinha definido para estádios da Copa do Mundo e do Estádio Olímpico, que já não era suficiente. Este projeto foi apoiado pelo Bayern de Munique, que estava ansioso por uma modificação do Estádio Olímpico em uma arena de futebol. Mas essa idéia foi abandonada depois que os planos de remodelação foram rejeitadas pelo arquiteto Günter Behnisch. Em vez disso, em cooperação com o Munique 1860 foi realizado um projeto para um novo estádio de futebol, nos arredores de Munique foram desenvolvidos. O Allianz Arena desde o Verão de 2005 serve aos dois clubes de futebol como nova casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário