Pages

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A VOLTA PRA CASA


Em 01 de janeiro de 1915, San Lorenzo venceu o torneio final para promoção à primeira divisão. Portanto, a necessidade de condições para abrigar milhares de pessoas se transformou em uma prioridade. A nova meta foi levantada adiante. Apesar de não ter fundos suficientes, o esforço do clube foi enorme em fazer tudo o que podia para realizar esse projeto.

O padre Lorenzo Massa ofereceu para alugar as instalações da Av. La Plata para 1700 , pertencente à Associação de Maria Auxiliadora e os irmãos Oneto. Então, em 17 de maio de 1916 abriu o estádio com uma vitória por 2 x 1 sobre o Estudiantes de La Plata. Nessa altura, o campo foi apelidado de "Gasômetro" pela sua semelhança com tanques de gás que ficavam armazenados no momento.

O crescimento da instituição permitiu a compra de mais parte do terreno e a realização da ampliação da capacidade que atingiu 75.000 lugares. Muitas vezes, por causa de sua localização e as comodidades, o estádio era utilizado pela seleção Argentina.

Em 1939, obteve a iluminação artificial e o velho Gasômetro tornou-se o primeiro estadio a ter  partidas disputadas à noite.


A despedida do templo azul grená

Sob o governo de facto, San Lorenzo recebeu uma portaria municipal de Buenos Aires do  prefeito Osvaldo Cacciatore, indicando que no local onde o estádio foi construído, novas ruas seriam abertas.

No domingo, 2 de dezembro, 1979 pelo torneio nacional contra o Boca Juniors, San Lorenzo jogou seu último jogo no Gasômetro. O jogo terminou 0 x 0 contra o Boca Jrs. e depois da partida, a torcida demonstrou profunda dor por essa despedida.

No início dos anos 80, Cacciatore optou por não fazer a abertura de ruas, em razão do fim do antigo "Gasômetro" para um hipermercado, onde a atividade esportiva foi proibida.

Desde 2007, com a ajuda de parceiros, a compra de propriedades e a recuperação da Plaza Lorenzo Massa, ciclón viveu em torno do bairro onde nasceu. Em 12 de Abril, o Instituto de Boedo entrou nas manchetes por conta de 20 mil torcedores que foram ao Legislativo da cidade para apresentar o projeto histórico, um Ato de Restauração, que prevê a ordem de devolução onde era o antigo Gasômetro.


A votação desse ato estava marcada para o dia 22 de Novembro, mas uma medida inédita, muito por conta da mobilização da apaixonada torcida do ciclón, foi antecipada para o dia 15 de Novembro e a medida de devolução do terreno foi vencida pela votação de 50 votos positivos. Representa a volta do clube a seu "berço", algo que pode trazer de volta os bons tempos do grande clube de Buenos Aires.

Parabéns por essa conquista, Hinchada de Cilcón.

Nenhum comentário:

Postar um comentário