Pages

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

MUITO ALÉM DE ALGOZ



Na temporada de 2010/11, o Belgrano foi quarto na classificação da Nacional B, segunda divisão argentina, atrás do Unión de Santa Fé e o Atlético Rafaela, que foram direto a primeira divisão, portanto, Los Piratas tiveram que jogar a terrível promoción contra ninguém menos que o maior campeão argentino da história, o poderoso River Plate, que havia ficado em 17° no indíce do promédio, onde se determina quem sobe ou desce.

No primeiro jogo, no Estádio Gigante Alberdi, em Córdoba, Belgrano derrotou o River por 2 x 0, com gols de César Mansanelli, que marcou aos 25 minutos do primeiro tempo cobrando  pênalti, enquanto Cesar Pereyra aos 5 minutos do segundo tempo marcou o gol que daria aquela vitória improvável. Um jogo muito tenso aguardava o Belgrando no Monumental, logo aos 5 minutos, o River já vencia por 1 x 0, o que dava uma profunda certeza de que tudo não passou de um pesadelo. Mas quando Mariano Pavone perde um penalti e aos 16 minutos do segundo tempo los piratas fizeram um gol, o calderão emocional que era o Monumental naquela tarde explodiu. O jogo foi suspenso devido a incidentes aos 44 do segundo tempo, e na resolução AFA dá a partida como vencida pelo Belgrano. No agregado Belgrano, superou 3 x 1 o River Plate, que caiu pela primeira vez em sua história.

Equipe: Juan Carlos Olave, Gaston Turus, Claudio Pérez, Cristian Luciano Lollo e tavio; Mansanelli César Guillermo Farré, Ribair Rodríguez e Juan Carlos Maldonado, Franco Vazquez e Cesar Pereyra

OK! Essa história você já conhece, mas pra falar de Belgrano é necessário tocar nesse ponto, mas o clube vai muito além de tudo isso, principalmente pela grande temporada que vem fazendo e pelo bom nível técnico apresentado.


 

O Clube Atlético Belgrano tem um dos torcedores mais numerosos e apaixonados por toda a Argentina, e sem dúvida, a maior da cidade de Córdoba. Isso é demonstrado não só pela média de público nos estádios, mas pelas maiores médias da primeira divisão. Belgrano é conhecido como "Los Piratas", um apelido que se estendeu além de uma conotação ao clube, hoje serve para identificar a localização do Bairro Alberdi.

Enquanto alguns atribuem a autoria do apelido aos próprios torcedores, argumentando que a inspiração foi um zagueiro antigo e bem conhecido de um bar que usava um tapa-olho, a versão que é mais "explicável" foi que o nome de "Piratas" foi atribuído aos torcedores celestes da década de 60, que se comportaram como verdadeiros piratas, saqueando e roubando em cada cidade que o Belgrano jogava. A verdade é que qualquer que seja a origem do apelido, agora os "piratas bar" caiu no gosto geral.



A melhor temporada na primeira divisão, ou seja, a última, fez o suficiente para permanecer na elite sem sofrimento. A equipe liderada por Ricardo Zielinski somou 16 pontos após nove rodadas, fruto de quatro vitórias, quatro empates e uma derrota. As vitórias foram sobre o River (2-1, fora), Racing (1-0, em casa), Arsenal (2-0 Fora) e Godoy Cruz (1-0 em casa).Empates diante de San Lorenzo (0-0 em casa), Colon (2-2, fora), Newell (0-0, em casa) e Quilmes (1-1 fora). A única perda foi contra Velez (0-1).


Após o fim do Torneio Apertura 2011, Belgrano terminou com 31 pontos, com 8 vitórias, 7 empates e 4 derrotas. O jogador que mais fez gols foi Cesar Pereyra com sete. Belgrano foi a equipe de melhor campanha entre os visitante, mantendo-se invicto e somando 22 pontos, três a mais que o campeão Boca Juniors. Por outro lado aconteceu poucas vitórias quando o time jogou em casa, no Gigante Alberdi, onde somou apenas 9 pontos. O técnico, Ricardo Zielinski renovou seu contrato com o clube até dezembro de 2013. Para disputar o Clausura 2012 e do torneio inicial, o elenco não conta mais com sua estrela Franco Vazquez, mas chegaram Perez e o meia Matías Giménez .

Do que será capaz esse Belgrano? Os torcedores querem "algo mais" do que o número de pontos suficientes para manter-se longe das médias de rebaixamento. Pelo menos é isso que está claro com a pesquisa que foram feitas por fóruns na internet. A opção "Vagas em Copas (libertadores ou sul americana)" teve 46% dos 416 votos. As outras opções eram "para o Título" (24%) e "permanecer na elite" (30%). Uma vaga para Copa Libertadores de 2013 não é impossível, mas não é fácil. Por enquanto, o único classificado é o Arsenal (Clausura 2012 campeão). O segundo será o campeão do torneio inicial e o outro será o melhor colocado na Sul-Americana pela Argentina, onde ainda o Tigre, Colón e Independiente sobrevivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário