Lojas são forçadas a mudar o tom da roupa. Semáforos são quebrados. Parece surpreendente que uma cidade pode detestar muito essas coisas, mas Larkhall faz. Pois é verde, o que provoca tanta ira nesta cidade Lanarkshire que fica fora Glasgow? Sim, a cor. Até agora, o desprezo com que o tom verde que é realizado por toda a cidade fez com que o Subway, cadeia de lojas de sanduíche mudasse a sua sinalização tradicional para preto e as farmácias locais mudar a sua fachada para o azul.
A razão é simples, parece estranho, mas e a rivalidade do futebol. Em Larkhall, o verde é imediatamente associado com o catolicismo, o republicanismo irlandês e do time de futebol de Glasgow, o Celtic. E em Larkhall, a grande maioria das pessoas se proclamam protestantes, sindicalista, e partidários de outro time de futebol de Glasgow, o Rangers.
Bem consciente da força do sentimento, muitas lojas já cederam a essas "exigencias". Mas uma rede de supermercados Asda desafiadoramente disse que não iria mudar seu logotipo tradicional verde. Houve sugestões, aparentemente de habitantes e, certamente, de um jornal local, que a loja iria apresentar uma fachada única azul, mas este foi negado por um porta-voz, que disse: "Nós usamos esta em toda a Escócia e Reino Unido, e sinto que é popular e bem reconhecido. "
Mas isso não foi além. Uma nova loja, deveria ser construído, traria um flash raro de verde para a cidade. Num simples passeio pelas ruas, de cada casa da cidade de 15 mil habitantes, apenas uma porta de entrada é verde. Semáforos, com suas lâmpadas verdes, são outra vítima. Entre 2004 e 2007, 205 conjuntos de semáforos foram quebradas, custando quase o conselho £ 17.000 para reparar. Houve até mesmo alegações de que jovens bêbados tentaram atear fogo à grama.
Em 2002, uma rede de Farmácias na cidade mudou suas cores de verde e branco para vermelho, branco e azul. Houve também relatos de que caixas Telewest telefone - originalmente verde - foram vandalizados e reapareceu azul. E enquanto uma rede local de restaurantes indianos tem uma farda verde e branco em outro lugar, em Larkhall é azul e branco.
Outro exemplo é o das grades do parque local. Na década de 1990, o conselho municipal pintou de verde, um ato que se mostrou impopular. Em 2001, um morador pintou um trecho de vermelho, branco e azul, e, com o apoio de Karen Gillon, o MSP de Trabalhadores locais, as cores da rainha foram tiradas.
Mas talvez o exemplo mais alto do perfil da cidade de matiz ódio veio em 2006, quando Graeme Dott, um dos filhos mais famosos de Larkhall, ganhou o campeonato de snooker do mundo. O torneio é patrocinado pela 888.com, cujas cores são verde e branco. Dott se recusou a mostrar o troféu em Ibrox Park, casa do Rangers, a menos que as fitas fossem trocados para azul.
Jackie Burns, um vereador local, diz que a cidade, que tem 2.000 moradores católicos, está sendo retratado de forma injusta. "Larkhall é uma comunidade, integrada e mista", disse ele. "É semelhante a muitas cidades no oeste da Escócia e eu certamente não estou ciente de que é de alguma forma diferente."
Fonte: The Independet, edição on line de 1°de Novembro de 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário