Pages

sábado, 29 de setembro de 2012

TRAGÉDIA ANUNCIADA?

Um dos maiores times do futebol mundial, o tradicionalíssimo clube atlético Independiente, passa talvez pela sua maior crise, não só técnica como institucional. Clube localizado nas redondezas de Buenos Aires, em Avellaneda, ostenta ser o maior campeão da taça libertadores com sete conquistas, feito esse que lhe rendeu o apelido de "Rey de copas".Vive uma situação bem delicada na atual temporada do campeonato argentino. Depois de ver quedas recentes de clubes tradicionais a segunda divisão, casos de Rosário Central e River Plate, e com a situação difícil do San Lorenzo, que também luta contra esse "mal", os Rojos tem uma tarefa ainda mais difícil por não conseguirem vencer no torneio.

O calvário começou com o apertura de 2010 fazendo uma campanha muito ruim. O presidente, Júlio Comparada, decidiu não gastar muito dinheiro em transferências, uma vez que estava sendo gasto com as obras no Estádio Libertadores de América. Além disso, alguns jogadores importantes deixaram o clube, como Ignácio Piatti, Dario Gandin, Walter Acevedo e Luciano Vella. O gerente César Luís Menotti e o treinador Daniel Garnero foram despedidos, e Antônio Mohammed foi contratado como treinador. Ele deu um novo visual para a equipe e ganhou mais força depois de derrotar seus arqui-rivais (Racing) por 1 x 0. Mesmo a equipe ficando nas últimas posições do torneio nacional, avançaram dentro da Copa Sul-Americana e acabou ganhando a competição contra o Goiás .

Quando o presidente do Independiente, Júlio Comparada, foi substituído por Javier Cantero, foram revelados graves problemas econômicos, que poderia fazer Independiente entrar em falência.

Ramón Diaz foi anunciado como treinador após a saída de Antônio Mohammed. A era Diaz não começou muito bem, com a equipe enfrentando problemas com a promoción, El Rojo também teve de jogar a Copa Sul-Americana de 2011, que terminou com a eliminação para a LDU. Depois de uma campanha regular no Apertura 2011, o Independiente conseguiu se classificar para a Copa Sul-Americana de 2012.



O Torneio Apertura 2011 também não começou da melhor maneira para o clube, os vacilos em resultados e as irregulares de Mohammed, começaram a gerar um situação de indefinição. Independente enfrentou o Boca, onde os Rojos foram derrotados por 1 x 0. Quando a delegação de jogadores ainda estava dentro do estádio, um grupo de torcedores promoveu um quebra-quebra violento e sem presos. A explosão de fúria não foi mais além graças às ações da polícia, mas a indignação gerada pelo resultado por parte da torcida gerou a demissão de Mohammed no dia seguinte.


Durante os dias seguintes, fóruns na internet dedicados ao Clube e nas redes sociais começaram a fazer uma convocação para o próximo jogo. Esse fórum propôs que "os verdadeiros" torcedores e sócios deveriam ocupar o popular "Down South" (prédio em frente, onde o brava Barra costuma ficar), em protesto contra o que aconteceu. Em 7 de setembro de 2011, o Independente enfrentaria o San Martin de San Juan pelo Apertura. A parte onde fica a "Baja Sur" não precisou nem o inicio do jogo para começar os cantos contra os líderes desse movimento de "resistência", que foram acusados ​​de traição e corrupção respectivamente.


Este fato também foi supostamente atribuído ao presidente do clube, o que o enfraqueceu ainda mais a sua imagem antes das eleições de novembro de 2011, Baldomero Alvarez (ex-prefeito de Avellaneda e Independente parceiro).


Apenas dois meses antes da eleição, Baldomero Alvarez de "Nova Geração Roja" liderava as pesquisas de preferência e iria disputar contra um grupo ascendente "Mística Independente", que tinha adquirido reconhecimento oficial recente. A última pesquisa de preferência, houve uma reversão a favor da chapa adversária por alguns motivos:


- Relação estreita com "Nova Geração" de torcedores da Barra Brava.

- Firmeza em novas propostas, por parte do candidato da oposição, em favor de grandes benefícios com potenciais parceiros, o que garantiu profundo envolvimento em todos os departamentos do clube.

- Credibilidade da imagem Javier Cantero como uma figura de liderança da chapa "Mistica Independente".

- Exploração eficiente de redes sociais e fóruns, o que permitiu "Mistica Independente" uma melhor forma de explicar o plano de reestruturação institucional.



Finalmente, em dezembro de 2011 foram realizadas eleições no clube, dando como vencedor o candidato da chapa " A Mistica do Independente" com 60% dos votos, deixando em segundo a "Nova Geração Roja", com 35% dos votos e a chapa " Vermelho " ficou com 5% dos votos. Estes números surpreenderam a opinião pública que esperavam um final favorável ​​a Baldomero Alvarez.


O presidente Javier Cantero começou seu mandato com a demissão de Pablo "Bebote" Alvarez, chefe da torcida barra brava , 6 dias apenas de ter um novo presidente, porque era essa a oposição da nova liderança da barra brava. Alias, essa é uma postura que o atual presidente vem tomando diante das torcidas organizadas, vem tentando afastar os mais violentos dos jogos do clube.

Em fevereiro de 2012 foi estabelecida a estimativa de prejuízos financeiros no clube, avaliados em 320 milhões de pesos, algo em torno de 138 milhões de Reais , considerando que em reunião realizada no ano passado (com a presidência ainda de Júlio Comparado ) havia estimado apenas 190 milhão de pesos, algo em trono de 92 milhões de reais.

Com todo esse cenário político conturbado, várias manisfestações, algumas delas violentas por parte da torcida, sem grandes investimentos no elenco e tendo a preocupação desse momento a fulga da segunda divisão, competição essa que nunca disputou. Será possível que Gallego possa salvar os Diablos Rojos desse triste fim?


http://www.rpp.com.pe/pict.php?g=-1&p=/picnewsa/954683.jpg

Um comentário:

  1. A não venda de Velazquez também frustrou os planos financeiros do clube. Existem várias campanhas como você bem disse, sobre arrecadação de sócios e tal, buscando seguir o River Plate, que até poucos anos era o clube americano com maior número de sócios (72mil, axo). Ultrapassado pelo Inter em 2009.
    Tá feia a coisa, o negócio é se manter na elite esse ano (que já será um feito histórico) e tentar uma próxima temporada menos sofrida e mais organizada.
    Dá-lhe Emanuel Mourão. #VamoRojo

    ResponderExcluir