Pages

sábado, 22 de setembro de 2012

A RIVALIDADE SEM FIM




A rivalidade entre Millwall e West Ham United é uma das rivalidades mais duradouras e mais violentas do futebol Inglês.

West Ham e Millwall ambos originados em East London, a rivalidade entre os dois clubes pode ser computada já do final do século 19, como origem disso tudo os trabalhadores dos estaleiros do rio Tamisa. Millwall, formado em 1885 por trabalhadores da Isle of Dogs, teve apoio nas áreas em volta e era o único time até que dez anos depois um outro time de futebol foi fundado por trabalhadores em Thames Ironworks, os dois clubes rapidamente tornaram-se inimigos ferozes.

Apesar do ódio entre os torcedores, as duas equipes se encontraram apenas poucas vezes nas últimas décadas. Antes da Primeira Guerra Mundial se encontraram 60 vezes em apenas 15 anos. Desde então, ambos jogaram em campeonatos diferentes grande parte da sua história, o numero de encontros foi baixo, apenas 38 vezes em quase 100 anos.


Um dos exemplos mais recente da rivalidade explosiva foi durante um jogo pela copa da Liga inglesa jogo em agosto de 2009, onde confusão entre torcedores em torno do Upton Park, estádio Hammer, teve um numero de 20 pessoas feridas, incluindo um torcedor dos Lions esfaqueado antes do inicio do jogo. Durante a partida, torcedores do West Ham invadiram o campo três vezes.




O Confronto entre Millwall e West Ham sempre foi um encontro feroz, desde do primeiro encontro entre os clubes, um jogo amistoso realizado em 23 setembro de 1897, os recém-fundados Thames Ironworks (que mais tarde se tornou o West Ham United) perdeu por 2 x 0.


Millwall foi criado em 1885 por trabalhadores da fábrica JT Morton, de alimentos enlatados na Isle of Dogs. Dez anos depois, um outro chefe de sessão em Thames Ironworks, empresa de Londres de construção naval, decidiu formar um time de futebol para melhorar a moral dos seus trabalhadores.


Em 1926, uma greve geral foi combinada por trabalhadores de todo o Royal Docks, os maiores partidários foram os trabalhadores do lado ocidental do rio Tâmiza, os trabalhadores do estaleiro da Isle of Dogs se recusaram a dar apoio ao movimento, provocando indignação geral. Esta versão para a rivalidade nunca foi confirmada, porém, pode ser uma lenda urbana, com relatos conflitantes, mas já tomou ares de verdade absoluta. A história também pode ter sida inspirada num incidente semelhante na história do Litoral Sul, onde partidários dos portos de Portsmouth e Southampton discordaram descumpriram as linhas de piquete.


Em 1976 um torcedor do Millwall, Ian Pratt, morreu em uma estação de trem, depois de cair de um vagão durante uma briga com alguns torcedores do West Ham. Folhetos foram distribuídos mais tarde nas casas do bairro de Millwall com as palavras: "Um fã do West Ham deve morrer para vingar".


Em 2011, o West Ham foi rebaixado da Premier League depois de uma derrota por 3 x 2 para o Wigan. Seu rebaixamento significaria que eles se encontrariam com o Millwall na Championship 2011/12. Com o Millwall conseguindo a permanencia pela segunda temporada seguida na 2° divisão e com o rebaixamento do rival, a tarde foi sensacional para os torcedores dos lions que fizeram uma grande provocação no estádio do Wigan, um avião voou por cima do estádio com um cartaz que dizia " Avram Grant - Millwall Legend ". O avião havia sido contratado por torcedores do Millwall atravéz de um site, para celebrar o rebaixamento do West Ham e, assim, reacender a rivalidade mais uma vez.



Billy Bonds foi o único treinador a trabalhar nos dois clubes. Ele estava no comando do West Ham em 1990 á 1994, com uma equipe que não se instabilizava nas divisões, esteve nas duas promoções e um rebaixamento daquela época. Ele saiu em agosto de 1994 e foi nomeado como técnico do arquirival Millwall em 1997 pelo então presidente Theo Paphitis. Uma decisão impopular com muitos torcedores dos Lions, que depois de um início brilhante, o time flertou com o rebaixamento e acabou terminando na 18° posição e foi direto para terceira divisão, o que lhe custou uma demissão logo depois.

Pat Holland, outro a transitar pelos dois, vencedor da FA Cup em 1975 com o West Ham, acumulou cargos de assistente técnico, de Willie Donachie e olheiro em Millwall.

Pela segunda divisão da temporada passada, alem de confrontos tensos, foram registrados poucos focos de conflitos, pois a polícia inglesa promoveu um esquema de segurança muito rígido, fato que os torcedores só conseguiam se ver dentro da cancha. Na primeira partida houve um empate em 0 x 0 no The Den , jogo realizado em 17/09/2011 com um público total de 16 mil pessoas, o jogo da volta no Upton Park, vitória do West Ham por 2 x 1 em 04/02/2012.


Números do confronto:

99 Jogos - Millwall 38 vitórias - 27 empates - West Ham 34 vitórias


Pelas competições modernas da FA Cup:

13 Jogos - Millwall 3 vitórias - 5 empates - West Ham 5 vitórias

Numeros precisos do confronto: http://www.ogol.com.br/confronto_equipas.php?op=ver_confronto&equipa_1=94&equipa_2=2606

2 comentários: