Após 13 anos de Premier League, desde a volta a elite em 2000/2001, o campeão da Premier League de 1995, joga a championship nessa temporada após aquela derrota para o "incaível" Wigan no seu campo em Ewood Park, onde até uma galinha foi atirada no gramado como forma de protesto da torcida.
Há alguns anos o Blackburn vinha vagando pela Premier League sem brilho, raramente fazia alguma coisa que merecesse atenção geral do público, notabilizava-se por um estilo de jogo obsoleto e sem efetividade. Teve seu melhor momento na história do futebol inglês quando ganhou a Premier League na temporada 1994/95 com Kenny Dalglish e Alan Shearer como principais atores desse elenco. Escrevi nesse mesmo blog sobre esse título, ler http://futebolreflexivo.blogspot.com.br/2012/03/o-campeao-inesperado.html .
Talvez seu melhor momento nos últimos anos foi na temporada 2005/06, quando terminaram o torneio em 6° lugar, depois disso só campanhas que garantiam o suficiente para não ser rebaixado, nas últimas temporadas flertou seriamente com o rebaixamento mas conseguiu se livrar, no entanto ganhou uma pequena notoriedade porque foi em seu estádio que o Manchester United venceu o título histórico que fazia os Red Devils passar o Liverpool em números de campeonatos nacionais, 19 x 18 dos reds.
Na temporada passada praticamente ocupou a zona de rebaixamento em todos os momentos, com raros lampejos de bom futebol como na vitória sobre o United em Old Trafford. Time sem nenhuma criatividade, falta de bons jogadores, um técnico confuso e bem pressionado, soma-se a isso a atmosfera do estádio Ewood Park, sempre vazio e frio, não acolhendo o time nesses momentos.
A derrota diante do Wigan foi o ponto final nessa jornada de 13 anos pela Premier League, com esse rebaixamento o clube vai precisar rever alguns conceitos que se perderam durante esses anos. O clube vai precisar fazer uma reconstrução mais rápida possível, pois a championship, segunda divisão inglesa, não é uma competição simples, mas exemplos atuais como do Newcastle que foi rebaixado e fez uma campanha segura e subiu imediatamente podem ser o exemplo para os Rovers.
Na temporada que se inicia na segunda divisão, tempo de recomeço, os Rovers começam muito bem a competição, até o momento fazem uma campanha bem segura e vai dando indicativos que é um time muito candidato a promoção direta. Diferente de temporadas anteriores, não existe um grande time, em relação a elenco, na disputa dessa temporada, nos 3 últimos anos sempre tivemos um "bicho papão", em 2009 Newcastle, em 2010 o QPR, que sobrou na competição e em 2011 o West Ham, que por mais que só tenha chegado a promoção através dos play offs era um elenco notoriamente muito a frente dos outros.
Esse bom inicio parece que vai dando mais tranquilidade ao contestadíssimo Steve Kean, técnico que caiu com a equipe e apesar das enormes críticas se manteve no comando do time. O time no atual momento é o líder da championship com os números de 3 vitórias e 2 empates, ou seja, ainda não perdeu na competição, o que é muito importante para um bom início.
Time base dessa temporada:
- 01 Robinson
- 02 Orr
- 05 Givet
- 16 Dann
- 32 Ribeiro
- 12 Pedersen
- 13 Murphy
- 14 Ms Olsson
- 18 Etuhu
- 11 Rhodes
- 21 Nuno Gomes
Substitutos
- 34 Kean
- 03 Mn Olsson
- 31 G Hanley
- 08 Dunn
- 10 Formica
- 17 Jorge
- 23 Rochina
Nenhum comentário:
Postar um comentário