Pages

segunda-feira, 11 de junho de 2012

O JOVEM CRAQUE

 http://www.njovem.com.br/wp-content/uploads/2011/05/njovem20110525_neymar.jpg

O objeto da minha análise nesse post é definir em qual momento se encontra o jovem astro brasileiro, Neymar, que esse rapaz tem um talento sensacional não há discussão, mas a eterna comparação com o astro maior do futebol atual e sem dúvida um do maiores de todos os tempos, Messi, pode estar influenciando negativamente no amadurecimento da estrela tupiniquim. O abismo da falta de grandes talentos no atual cenário brasileiro faz com que seja colocada uma carga muito grande de espectativa em cima de um jovem de 20 anos de idade.

Com  essa pouca idade já conquistou títulos importantes e artilharias de torneios importantes, mas parece que ele sempre precisa provar mais alguma coisa, se não nunca será o bastante. O problema dessa exigência fora do normal e perdemos um grande talento prematuramente por falta de paciencia. Neymar é um jogador especial que precisa ser muito bem trabalhado, coisa que o Santos faz muito bem, mas além disso ele demonstra muita humildade e consciencia de seu papel no cenário brasileiro.

Acho desmedida a comparação com Messi em todos os sentidos, pois o argentino é um jogador mais pronto, joga no futebol europeu desde seus 14 anos de idade, tem um talento fora do comum, e tem pra si a chance de enfrentar os maiores zagueiros do futebol mundial, e em todos esses embates foi muito bem. Talvez essa seja a grande diferença técnica entre os dois. Messi é um jogador que apenas aos 24 anos de idade já tem um curriculum que já o coloca no olimpo do futebol mundial, podemos até dizer que daqui a alguns anos se ele mantiver esse nível, será o grande jogador da nossa era. Declarações como a de Pelé por exemplo quando diz que Neymar é melhor que Messi, não ajudam no desenvolvimento do jovem brasileiro. Mas o que dá pra perceber é que Neymar é um rapaz com a cabeça muito boa e em várias entrevistas ele sempre faz questão de mencionar a grandeza de Messi e que o argentino é o espelho pra ele.

http://www.abola.pt/img/fotos/fotosap/argentina/2012/messi04.jpg

E por fim, outro dilema da carreira de Neymar, ir ou não ir pra Europa, eis a questão?! Bem, li e ouvi muitas pessoas dando pitacos sobre essa questão, muitos interesses adversos. Mas técnicamente seria muito interessante para o desenvolvimento de Neymar, obviamente em minha modestíssima opinião, pois lá ele teria a oportunida de enfrentar os melhores defensores do mundo, seria um baita teste para o jovem craque. Pois acredito que no Brasil e na américa não há mais um grande desafio para esse rapaz, tendo como base para essa analise o que ele já conquistou com tão pouca idade. Com todo respeito aos campeonatos estaduais, mas Neymar é grande demais pra se contentar com boas atuações diante de adversários fracos.

Ainda paira uma dúvida sobre Neymar, ele é capaz de resolver jogos grandes, tanto pelo Santos e pela selção do Brasil? Já provou que quando bem marcado fica nulo, deu pra pereceber isso nos confrontos diante do time argentino do Vélez pela libertadores. Sabendo que na Europa, Neymar além de não ter vida fácil em campo, não seria o centro das atenções, teria que dividir seu pequeno estrelismo fora do Brasil contra outros jogadores de menor potencial técnico. Será que isso o faria crescer ou o faria diminuir seu talento?

http://imguol.com/2012/06/09/neymar-cumprimenta-messi-apos-a-vitoria-argentina-craques-trocaram-suas-camisetas-1339276994297_1024x768.jpg

Qual sua opinião?

Nenhum comentário:

Postar um comentário