Pages

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A COPA DE 1966


Nesse post vamos passear um pouco pela copa do mundo de 1966, a copa que entrou pra história com o erro de arbitragem da final entre Inglaterra, anfitriã, Alemanha Ocidental na tarde de verão em Wembley. Observando alguns dados, podemos observar outros aspectos desse mundial, um deles foi a presença de grandes seleções e o fim de uma dinastia do futebol bicampeão mundial, o Brasil.

Bem para começar a falar dessa copa precisamos falar dos envolvidos nelas, o grupos ficaram dispostos da seguinte forma:

Sede: Inglaterra
Campeão: Inglaterra - 1º título
Jogos: 32
Gols: 89
Média de gols: 2,78
Público: 1.614.677
Média de público: 50.459
Artilheiro: Eusébio (Portugal) - 9 gols

Grupo A - Inglaterra; Uruguai; México e França

Grupo B - Alemanha Ocidental; Argentina; Espanha e Suiça

Grupo C - Portugal; Hungria; Brasil e Bulgária

Grupo D - URSS; Coreia do Norte; Itália e Chile

Posto esse grupos vamos a alguns dados que demonstram esse equilíbrio:

Inglaterra e Argentina terminaram com a melhor defesa, média de 0,5 sofridos, Portugal com o melhor ataque, média de 2,8 de gols marcados, Bulgária, México e Suíça piores ataques, média de 0,3 gols marcados, Suíça ainda teve a marca de pior defesa, média de 3, 0 gols sofridos.

Maior goleada foi no jogo entre Alemanha 5 x 0 Suíça.

Bom, depois desses dados vamos a análise dos fatos mais relevantes, falando da seleção brasileira, essa copa do mundo não é muito saudosa por aqui, pois representou o fim de um ciclo vitorioso da história do futebol brasileiro, o time que foi bicampeão mundial chegava a Inglaterra com banca de favoritos e tinha também um pouco de soberba por parte dos brasileiros, pois caíram num grupo que relativamente parecia fácil. Mas outros fatores extra campo favoreceu para o que para muitos foi a conhecida bagunça na preparação dessa copa, muitos clubes exigiam seus jogadores nessa seleção, chegando a um momento em que se tinha 42 jogadores no plantel, sendo que o técnico Vicente Feola só poderia convocar 22, optando pela geração já envelhecida dos bicampeões. Pelé que já era o grande astro daquela seleção ao lado de Garrincha, foi caçado em campo, muitas entradas violentas, principalmente no jogo diante de Portugal de Eusébio, maior jogador luso da história, onde Pelé precisou sair de campo contundido e não jogou mais aquele torneio. Garrincha pouco pode fazer.

A campanha do Brasil foi:

Brasil 2 x 0 Bulgária

Hungria 3 x 1 Brasil

Portugal 3 x 1 Brasil

http://www.youtube.com/watch?v=yOgeA-KBWQU&feature=related vídeo do jogo entre Brasil x Portugal.




















Pela primeira vez na história um campeão mundial era eliminado na primeira fase. Outro bicampeão mundial a Itália foi eliminada de forma surpreendente pela Coréia do Norte, estreantes em copa. A azzurra foi recebida na volta com tomates. Ou seja, a copa reservava momentos importantes e históricos.

Outra grande seleção que chegava aquele mundial cercada de expectativa era a URSS, do lendário goleiro Lev Yashin, muitos os considera o maior goleiro da história do futebol, seria a ultima copa desse grande goleiro. Chegou a sua melhor colocação em copas do mundo naquele mundial, 4° lugar, foi eliminado pela Alemanha Ocidental nas semifinais.

Time soviético de 66: Yashin; Ponomaryov; Shesternyov; Khurtislava; Sabo; Danilov; Chislenko; Voronin; Khusainov; Banishevski; Malafeev.

Muitos intendidos dizem que essa foi a melhor seleção da URSS em todos os tempos, há quem diga que foi a de 88, finalista da euro, mas como a lógica é a copa de 66, deixemos a de 1988 pra outra hora.

As zebras dessa copa teve nome, Coréia do Norte, país que nunca disputou a competição se notabilizou por eliminar a Itália, bicampeão do mundo, na fase de grupo e só foi eliminado apenas nas 4° de finais por Portugal de Eusébio.

Outra partida inesquecível dessa copa foi o encontro entre ingleses e argentinos pelas 4° de finais, seria um jogo normal se não fosse um lance com o jogador argentino Ratin que foi desqualificado e protagonizou uma das cenas que entraram pra história do futebol, quando passou em frente a rainha britânica e fez gestos o bscenos na direção da tribuna e amaçou a bandeira inglesa. Partida vencida pela Inglaterra por 1 x 0 gol de Hurst.

Imagens do lance.






Nas semifinais teriam os confrontos entre Inglaterra x Portugal e Alemanha Ocidental x URSS.

Melhor do que falar sobre ai vai o vídeo do confronto entre os dois, vitória inglesa por 2 x 1, dois gols de Bob Charlton e Eusébio descontou para os lusos, jogo realizado em Wembley.


No outro confronto Alemanha Ocidental venceu a URSS por 2 x 1 também, a exemplo do outro confronto, gols de Haller e do jovem Beckenbauer e Porkuyan descontando pros Soviéticos, em Goodson Park, olha o jogo ai.



Bem a final foi o grande momento dessa copa, pois colocou frente a frente Alemanha Ocidental x Inglaterra. O jogo teve prorrogação, no tempo normal ficou no 2 x 2. Na prorrogação é que aconteceria o lance mais polêmico da história do futebol, bola que chutada por Hurst, bate no travessão e volta em cima da linha, juiz valida o que seria o 3° gol inglês, depois desse ainda viria o 4° e selaria o primeiro e único título inglês da história.

Vídeo do jogo:


Futebol é um esporte tão sensacional que 44 anos depois num jogo de copa do mundo entre Inglaterra x Alemanha, na copa de 2010, houve um lance idêntico para os ingleses, num chute de Lampard, só que dessa vez a bola entrou muito e não foi validado. Resumo Alemanha venceu aquela partida por 4 x 1 e eliminou os britânicos da copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário