Pages

domingo, 15 de abril de 2012

MANCHESTER UNITED CAMPEÃO EUROPEU EM 1999


Manchester United redefiniu o provérbio que dizia nunca diga nunca, Sir Alex Ferguson sentiu isso na pele. Tantas vezes os Diabos Vermelhos foram declarados mortos ou apenas um milagre muito imprevisível no Camp Nou em maio de 1999 daria alguma esperança ao United sair campeão europeu, o caixão sendo abaixado ao chão quando dois reservas conjuraram o retorno de uma das maiores reviravoltas da história do futebol mundial.
Foi um golpe cruel na equipe do Bayern München, que liderou o marcador daquela final na Espanha em 99, entre essas duas grandes escolas do futebol mundial, até os 85 minutos os alemães eram donos da partida.


United sentia falta dos suspensos Roy Keane e Paul Scholes, que eram simplesmente o pulmão e a classe do meio-campo inglês.
Os torcedores ingleses entre os 90.245 que foram prestigiar esse confronto começaram a duvidar da capacidade de Sir Alex. Ele tinha visto isso antes, nas semifinais, quando a sua equipe perdia para a Juventus por 2 x 0 no Stadio Delle Alpi, 3 x 1 no agregado, tinha a necessidade de ganhar por 3 x 2.
Em Barcelona, ​​o treinador do United introduziu Teddy Sheringham e, em seguida, com nove minutos restantes, Solskjær. Com essas mudanças feitas pelo Escocês, às rachaduras da defesa alemã começaram a aparecer em ambas as laterais, Solskjær via essas aberturas, a coisa ficou tão dramática que o atacante grandalhão Janker acertou o travessão do United, com um chute fortíssimo.  As fitas vermelhas e brancas já estão sendo anexados ao troféu, pois como dito, só um milagre não daria esse título ao Bayern.

O Relógio do estádio Camp Nou mostrava 90 minutos, quando o United ganhou um escanteio. O grande Ryan Giggs que tinha que acertar de qualquer jeito aquela cobrança para dar continuidade às pretensões de título inglês, num toque suave na bola, coisa de quem conhece muito bem a bola, chegou perfeitamente a cabeça de Sheringham para desviar dentro do gol. Depois de ter enfrentado o próprio Bayern na frase de grupos da primeira fase, estas equipes se encontraram na final e o atacante inglês estava pagando com juros o resultado desse primeiro encontro.
No entanto, o trabalho Sheringham não foi o único importante daquela noite. Dois minutos depois David Beckham bate um escanteio em que Solskjær empurra para dentro do gol para iniciar uma das maiores celebrações da história do futebol mundial, O Manchester United havia virado uma a partida em apenas 5 minutos.


O Bayern teria de esperar mais algum tempo pra levantar seu 4° título europeu, que viria dois anos depois. Depois do episódio traumático o Bayern Munique fez uma grande campanha na Bundesliga um recorde de 15 pontos de vantagem sobre o segundo lugar, e ainda teve tempo de sofrer mais uma decepção em 12 de Junho, perdeu para o Werder Bremen nos pênaltis a final da Copa da Alemanha.


• Paul Scholes teve de esperar nove anos para jogar uma final Champions League quando o Manchester de Sir Alex Ferguson  bateu os rivais domésticos Chelsea  nos pênaltis, na final de 2008.
• O Bayern conseguiu a sua vingança na edição de 2000/01, quando bateu o United por 3x1 no caminho para a final, onde derrotou o Valencia por 5x4 nos pênaltis após um empate 1x1.
• Ottmar Hitzfeld, se tornou apenas o segundo treinador a vencer a Taça Campeões Europeus, por dois clubes - depois de Ernst Happel – havia levado o Borussia Dortmund  a glória contra a Juventus em 1997.
• Na Premier League o United continua dominando o torneio doméstico eles já superaram o Liverpool em números de conquistas, já chegaram aos 19 títulos, 12 deles ganhos na era Sir Alex Ferguson.










Nenhum comentário:

Postar um comentário