Pages

segunda-feira, 23 de abril de 2012

CHARLTON ATLHETIC, A TRADIÇÃO DE LONDRES



Ao contrário da maioria dos clubes ingleses, Charlton Athletic foi uma criação da comunidade. O clube foi fundado em 05 de junho de 1906 por um grupo de rapazes de Londres. O Charlton Athletic ficou conhecido como um clube nômade, pois em muitos momentos de sua história, os Addicks não tinham uma casa para dizer sua, Meadow Siemen, o Woolwich, Pound Park, Angerstein Groung, Horne Lane e o próprio the Valley, atual casa do Charlton, viram as cores vermelho e branco do clube.

A fusão proposta com Catford Southend acendeu um movimento para a montagem em Catford em 1923, coincidindo com a introdução de claros e azuis escuros das camisas listradas. Charlton Athletic voltou ao The Valley, vestindo camisas vermelhas novamente, em 1924.

A saga dos nômades reacendeu em 1985, quando Charlton passou a residir em Selhurst Park, passando a Upton Park, em 1991, o retorno ao The Valley foi em 1992, está até hoje lá.
O vermelho se manteve como a cor predominante das camisas em todos esses movimentos, apenas no início dos anos sessenta, quando camisas brancas com um detalhe vermelho foram usadas.

 

A imagem da espada no escudo foi introduzida no início dos anos 1960, provavelmente tirado do brasão da família Spencer-Percival. Os Percivals foram destacadas figuras sociais na Vila de Charlton no final do século 19. O emblema com a espada foi retirada das camisas por um tempo curto na década de 1970, quando as iniciais CAFC foram usadas por acharem mais elegante.

Embora Charlton Athletic possa ter sido vistos em batalha, orgulhosamente vestindo uma espada em suas camisas, era a localização do clube no bairro de Londres, Vale, que dão origem ao apelido de "The Valliant". Ela surgiu depois de uma competição entre os torcedores em 1963-64.

Charlton Athletic é conhecido como "Addicks". Há uma série de rumores e sugestões sobre a forma como este nome surgiu. Pensa-se que Charlton "Addicks" apelido deriva do Sul de Londres uma gíria para os peixes haddock, embora haja versões conflitantes da derivação exata. O mais popular conta que em dias de jogos, os jogadores recepcionavam o time visitante para uma refeição pós-jogo com “fishing and chips”. O peixeiro que os forneceu foi Arthur Bryan, a negociação com uma loja East Street e teve a concessão de restauração durante a primeira temporada do clube no Vale e pela sua reputação assistia às partidas com um haddock pregado a uma vara como um golpe publicitário. 


 

Outra sugestão é que os torcedores iriam ver a equipe em todos os tipos de clima e viajar por todo lugar para vê-los, tornando-se conhecido como viciados. A explicação mais simples é que "Addick" é apenas uma derivação do "Athletic", semelhante ao Oldham e Wigan sendo chamado de "Latics". Também foi sugerido que "Addick" vem da família Spencer Percival lema "addique" supostamente significava afiado, pronto. A propósito desse apelido, "Addicks" caiu em desuso há muitos anos, quando foram mais comumente conhecidos como “The Robins” na década de 1950, inspirados pela imagem da ave sobre as camisas vermelhas. O rótulo histórico de Addicks foi reintegrado a pedido do público na década de 1980 e as alternativas não estão mais em uso, embora a equipe ainda ouça a torcida gritar nas arquibancadas, Red Robin.


O time foi aceito em 1921 pela Football League, conseguindo a promoção para a primeira divisão em 1936.

O Charlton foi vice-campeão da Primeira Divisão em 1937, 4o colocado em 1938 e 3o em 1939. Foi, entre as principais equipes da Primeira Divisão, a mais consistente das três temporadas anteriores à Segunda Guerra Mundial. O sucesso continuou no pós-guerra, quando a equipe foi vice-campeã da Copa da Inglaterra e 1946 e campeã em 1947.

O Charlton foi rebaixado à segunda divisão em 1957 e à terceira em 1972, fazendo com que diminuísse muito o número de torcedores. Mesmo a volta à segunda divisão em 1975 não melhorou muito a situação do time.

Na temporada 1979-80 a equipe foi novamente rebaixada. Porém na temporada seguinte o Charlton conseguiu o retorno à segunda divisão. Esse foi um ponto de inflexão na história da equipe, iniciando um período de turbulências. Mudanças no controle e no gerenciamento do time levaram a problemas financeiros que exigiram intervenção em 1984. O clube se transformou em Charlton Athletic Ltd.
 

A falta de dinheiro levou a equipe a atuar em Selhurst Park, estádio do Crystal Palace, na Década de 1980. Mesmo a promoção à Primeira Divisão em 1986 não aliviou as finanças do clube. Em 1990 a equipe voltou à segunda divisão. No mesmo ano, os torcedores do clube fundaram seu próprio partido político em resposta à recusa do governo de Greenwich à proposta de reforma do estádio "The Valley". O "The Valley Party" (Partido The Valley) ganhou 15 mil votos e conseguiu forçar o conselho da região a aprovar a reforma do estádio. Em 1991, a equipe deixou o Selhurst Park e jogou a temporada em Upton Park, campo do West Ham United.


Em 1992, a equipe retornou a um reformado "The Valley" e conseguiu acesso à Premier League em 1998, porém retornando à segunda divisão em 1999.
O clube conseguiu novamente a promoção em 2000, onde permaneceu até a temporada 2006-07, quando foi rebaixado para a Coca-Cola Championship.
 

A situação ficou pior quando os Addicks foram parar na League One na temporada 2008/2009, coincidentemente os 3 rebaixados daquele ano foram, além do Chalrton, Norwich City e Southampton.
Times que fizeram campanhas de acessos diretos, League one para Premier League, Charlton conseguiu sua promoção da league one para championship na atual temporada, campanha avassaladora.

Será que os Addicks terão chances de fazer o mesmo caminho dos clubes citados. Aguardemos.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário