Pages

segunda-feira, 19 de março de 2012

O CAMPEÃO INESPERADO

 


A temporada 94/95 da Premier League, o convencional não teve espaço, o Blackburn foi coroado campeão, apesar de uma derrota com gol no último minuto em Anfield, contra o Liverpool e o Manchester United não conseguindo vencer o West Ham em Upton Park, na ultima rodada, a temporada teve um desfecho único.

Jogos chave dessa campanha


Blackburn 2 x 4 Manchester United (Premier League, 23 de outubro de 1994)


O United conquistou uma vitória preciosa sobre os rivais de disputa de título num encontro quente em Ewood Park, estádio do Blackburn. O Blackburn vencia por 1 á 0 até antes de uma decisão controversa, no final da primeira tempo, quando viu uma falta sobre Lee Sharpe e Henning Berg expulso. Eric Cantona converteu a penalidade. Reduzido a 10 homens, o Blackburn não conseguia segurar os comandados de Alex Ferguson que conseguiu golear o Blackburn, por 4 x 2, num confronto direto entre os lideres e ali pensavam que o blackburn perderia força. 

Blackburn 1-0 Newcastle (Premier League, 08 de maio de 1995)
          
Parecia que os nervos começariam a definir o destino em Ewood Park, em Blackburn, com a arrancada para o título. Derrota para o Manchester City e West Ham tinha feito o Sir. Alex Ferguson questionar a força mental do time de Blackburn. Num ótimo desempenho contra Newcastle, mostrou que os Rovers estavam no caminho certo. Alan Shearer fez o gol do Blackburn, mas foi Tim Flowers, goleiro do Blackburn, que foi o verdadeiro herói, fazendo uma série de defesas magníficas que seguraram a importantíssima vitória para rumar definitivamente para o título.

Liverpool 2-1 Blackburn (Premier League, 14 de maio de 1995)

O Blackburn perdeu este jogo no último chute do jogo, mas segundos depois, a torcida viria a comemorar. A notícia de que o Manchester United só conseguiu um empate em londres contra os Hammers, que foi falado através do autos falantes de Anfield, e apesar de ter sofrido esse gol no último lance do jogo, o Blackburn Rovers se tornariam campeões da premier league pela primeira vez em sua história. O United não conseguiu transfomar suas chances em gol e não conseguiu fazer sua parte contra o West Ham, entregando o título para o Blackburn. Jack Walker, o homem que fez tudo isso possível e o capitão Tim Sherwood levantaram o histórico troféu da Premier League.

http://www.youtube.com/watch?v=2L0uuTzTuxg&feature=related


Link com um jornal da época falando desse título.



 Após o empate sem gols contra o Leeds, em abril, Alex Ferguson afirmou que “Blackburn teria que acabar, com Devon Loch" para a United ter uma chance de ganhar o título. O comentário serviu de motivação, para um time instável dos Rovers, que vinha de dorrtotas para o Manchester City e West Ham. Mas quando Fergunson sugeriu que eles poderiam não ter caixa para se tornarem campeões, provocou uma resposta furiosa do Tim Flores em uma entrevista na TV após o jogo Newcastle.

Figuras-chave

Tim Sherwood


O capitão do Blackburn foi uma das primeiras contratações de Kenny Dalglish para o clube, que chegou do Norwich city, em fevereiro de 1992, e o meio-campista desempenhou um papel preponderante na vitória na Premier League. Uma história apócrifa diz que quando Dalglish tentou contratar Zinedine Zidane, Jack Walker lhe perguntou: "Por que você quer Zidane quando temos Tim Sherwood?"




Alan Shearer

Shearer foi o objeto de uma transferência recorde na Inglaterra, cerca de £ 3.3 milhões de Libras ao Blackburn Rovers que apesar de ter havido também interesse do Manchester United de Alex Ferguson, os milhões do dono do Blackburn, Jack Walker foram suficientes para tirar o atacante do Southampton, que mudou-se para o norte em Ewood Park, no verão de 1992.


Sua primeira temporada com o Blackburn foi bem peculiar, ele perdeu metade da temporada por uma lesão após ter rompido os ligamento cruzado anterior direito do joelho, numa partida contra o Leeds United em dezembro de 1992. Marcou 16 gols nos 21 jogos que ele fez com a camisa azul e branca. Shearer também se tornou uma figura regular na seleção inglesa. Nesta temporada marcou seu segundo gol no English Team, em uma partida internacional, num 4 a 0 em 1994 nas eliminatórias para copa do mundo dos Estado Unidos, vitória sobre a Turquia.


Retornando as melhores condições físicas para a temporada 1993-94, ele marcou 31 gols em 40 jogos, o Blackburn terminaria em segundo lugar na Premier League, naquele ano. Suas performances com o clube o levou a ser eleito o jogador do Association of the Year, para essa temporada.

A chegada de Chris Sutton para a temporada 1994-95 estabeleceu uma forte parceria no ataque do Blackburn. Record de Shearer, 34 gols, juntamente com Sutton que marcou 15 gols, ajudou o clube a Lancashire levar o título da Premier League no último dia da temporada e a dupla ganhou o apelido de "o SAS "(Shearer e Sutton).



O que aconteceu depois


Dalglish se afastou no final da temporada para se tornar diretor de futebol e seu braço direito Ray Harford assumiu o cargo de gerente. Mas sob Harford, Blackburn não poderiam conservar o seu título, que na temporada seguinte, o United recuperou sua coroa.


Sua campanha na Liga dos Campeões, foi um desastre total. Eles terminaram em último no seu grupo, com Graeme Le Saux e David Batty, chegando às vias de fato em campo durante a derrota por 3 a 0 num jogo contra o Spartak Moscou em Moscou. Shearer perdeu grande parte da temporada com lesão, e partiu para Newcastle no final do mesmo.


Mais informações sobre essa história e outras pode mandar e-mail para
archive@mirror.co.uk que eles respondem.

Um comentário:

  1. Foda é o Liverpool, que venceu o jogo e mesmo assim o United não foi campeão ! grande postagem Tio Mourão ! mais uma boa história do futebol inglês !

    ResponderExcluir