Pages

sexta-feira, 9 de março de 2012

STEEL CITY DERBY

 
        
         

Para quem gosta de clássicos na concepção da palavra, tão raro de ser visto hoje, com esse futebol pasteurizado que domina o mundo e com seus politicamente corretos e cia, duas equipes de grande tradição na Inglaterra, são parte da construção do que é hoje o futebol inglês, os dois times da cidade de Sheffield, o Sheffield united e o Sheffield Wednesday, que figuram na league one, terceira divisão do campeonato inglês.

As equipes se encontraram pela primeira vez em 15 de dezembro de 1890 no Grove Old Olive. Numa partida amistosa o Wednesday jogou contra o recém-formado Sheffield United, no qual o time da casa venceu por 2 à 1. O primeiro Steel City Derby, nome dado a esse encontro, valendo por uma competição, aconteceu no 16 de outubro de 1893 durante a primeira divisão da Inglaterra (1893-1894), ai vai alguns desses encontros mais recentes.

2008-09 Championship jogos da liga

O primeiro encontro dos dois jogos para a temporada seguinte, a temporada de 2008-09 da Championship, foi realizada em 19/10/08, no estádio Hillsborough. Wednesday venceu por 1 à 0 com um golaço aos 35 minutos de Steve Watson. Este jogo também teve um pênalti perdido por Deon Burton e dois cartões vermelhos, Matthew Kilgallon foi expulso pelo United. A partida de volta em Bramall Lane foi em 07/02/09, Wednesday ganhou por 2 à 1 graças aos gols de Tommy Spurr e Tudgay Marcus.

Esta foi a primeira vitória do Wednesday no Bramall Lane (estádio do united) desde 1967 e a primeira vitória em ida e volta sobre os rivais de cidade em 95 anos.

2009-10 Championship jogos da liga

No dia 18/09/09 Sheffield United entrou em campo e quando menos se esperava já ganhava por 3 à 0 o clássico, mas com dois gols na metade do 2 ° tempo permitiu que o wednesday voltasse para o jogo, mas o placar terminou 3 a 2 para o United. O clássico de Sheffield de número 125, jogado em Abril de 2010, em Hillsborough foi um empate sem sal de 1 à 1.



Jogos clássicos

O jogo mais famoso no estádio Bramall Lane, um dos templos do futebol inglês, foi no dia 8 de setembro de 1951, um encontro em que o United ganhou de 7 à 3 do grande rival, com um público de 51.075. Wednesday marcou logo aos 90 segundos com Thomas, mas os gols de Derek Hawksworth e Brook Harold deu United uma vantagem de 2 a 1 para ir para o intervalo que teria sido maior se McIntosh, no gol do Wed, não tivesse tomado um frangaço. Dennis Woodhead empatou para os corujas aos 60 minutos, em mais uma rápida sucessão no placar, Alf Ringstead, Hawksworth e Ringstead novamente e Fred Smith marcaram para o United, Woodhead descontou para Wednesday e o jogo teve um final fantástico com um placar não menos maravilhoso de 7 à 3 e uma partida que nunca será esquecida pelos torcedores do United.

Massacre Boxing Day


 O Massacre Boxing Day (como era chamado pelos torcedores do Sheffield Wednesday), foi um jogo disputado em 26/12/79. Esse jogo ficou famoso por ter sido a maior vitória dos corujas nos últimos tempos, contra o united, partida vencida por 4 à 0 com gols de Ian Mellor, Terry Curran, Mark Smith e King Jeff. Outra característica que tornou a vitória ainda mais saborosa para os torcedores do Wednesday foi a vitoria em um momento em que os rivais estavam na liderança do campeonato, enquanto o wednesday estava em quarto lugar na classificação. O jogo foi prestigiado por 49.309 espectadores.