Pages

segunda-feira, 26 de março de 2012

ASTON VILLA, O GIGANTE ADORMECIDO



Nesse texto vou mostrar um clube, que hoje não tem feito grandes campanhas, principalmente na PL, o Aston Villa é um dos fundadores do campeonato Inglês. Esse time tão tradicional, já foi campeão europeu, você sabia? Não? Então lê ai.

Aston Villa - Campeão Europeu 1981/82 Roterdã / Holanda
Escalação do Time:

1 - Jimmy Rimmer 2 - Kenny Swain 3 - Gary Williams 4 - Allan Evans 5 - Ken Mc Naught 6 - Dennis Martimer 7 - Des Bremmer 8 - Gary Shaw 9 - Peter White 10 - Gordon Cowans 11 - Tony Morley 14 - Collin Gibson 16 -David Geddis

A Final do Campeonato Europeu Interclubes ocorreu em 26/05/1982. A Equipe inglesa derrotou o Bayer de Munique pelo placar de 1 x 0 gol do atacante Peter White no segundo tempo da partida.



Aston Villa  1 x 0  Bayern München

O Aston Villa, que agora carrega exatos 137 anos de história. A atual situação esconde um passado vitorioso do clube, possivelmente um dos mais bem sucedidos da Terra da Rainha. Na elite do Campeonato Inglês, apenas o Everton disputou mais partidas que o Villa na história.

Fundado em 1874 pelos ‘Four Founding Fathers’ (Jack Hughes, Frederick Matthews, Walter Price e Willian Scattergood), o Villa conquistou seu primeiro título na temporada 1886/87, vencendo o West Bromwich na final da FA Cup por 2 a 0 diante de 15 mil pessoas. O clube também esteve entre os doze que fundaram a Football League, idealizada por um diretor do Villa, o escocês William McGregor. Entre 1894 e 1900, foram cinco conquistas da Football League e três da FA Cup, estabelecendo-se como um dos gigantes do país. A título de curiosidade, daí em diante o time passou a vestir as cores vinho e azul, que posteriormente, influenciaram equipes como West Ham e Burnley.

O clube também entrou pra história como o primeiro vencedor da Copa da Liga Inglesa, em 1962, batendo o Rotherham Utd na final. Depois de uma década de 70 turbulenta, amargando fortíssima crise financeira e até um inédito rebaixamento para a terceira divisão, o Villa experimentou novamente das glórias na década de 80, uma das mais memoráveis de sua história. O time de Birmingham conquistou o Campeonato Inglês em 1980/81.



O time começou muito mal a temporada seguinte e o técnico Ron Saunders acabou demitido. O substituto foi o seu assistente Tony Barton, que sem muita experiência, recebeu a missão de dirigir a equipe na competição mais importante do continente. Em Maio de 1982, um dos clubes mais importantes da história do futebol inglês, o Aston Villa sagrou-se campeão europeu em sua primeira participação no torneio, e as coisas ficaram ainda maiores por se tratar de um estreante no torneio se tornar campeão, algo inédito na historia da competição.

O Liverpool era considerado o melhor time inglês naquele ano, pois se tratava da grande equipe de futebol, não só inglês, mas do futebol europeu em geral, nem o mais fanático torcedor da equipe de Birmingham acreditava num triunfo europeu. O poderoso Liverpool num jogo contra o CSKA Sofia da Bulgária foi o algoz dos ingleses na UCL. Derrotada em Anfield um ano antes, os búlgaros se vingaram dessa derrota, na ocasião jogavam pelas quartas de final. O Villa tornou-se o time inglês da competição. O grupo de Tony Barton conseguiu a classificação por ter feito mais gols fora de casa nas 8°de final, contra o Dynamo Berlin. Nas quartas de final, o Villa despachou Dínamo Kiev, com o empate em 0 x 0 na Ex-URSS, e uma vitória no Villa Park por 2 x 0. O Anderlecht foi o grande adversário que os ingleses do Villa tinham de encarar nas Semifinais do torneio. O time belga queria ir pra sua quinta participação na final UCL, mas o único gol de Tony Morley levou o Aston Villa a sua primeira grande final de competição europeia contra o poderoso Bayern de Munique.
http://www.youtube.com/watch?v=oqJQmVILc9A&feature=results_video&playnext=1&list=PL11632E869C13F9C2

A grande final seria em Roterdã, Holanda, o confronto com o Bayern München parecia anunciar o fim das aspirações inglesas ao título, por se tratar de um gigante do futebol mundial. A campanha bávara pra chegar a essa final tiveram que ultrapassar o CSKA da Rússia com grande destaque para, Paul Breitner e Karl-Heinz Rummenigge, que haviam sidos campeões mundiais pela seleção alemã, na copa de 1974. A lesão, do arqueiro Jimmy Rimmer forçou o jovem Nigel Spink, entrasse nesse jogo no decorrer do jogo e fez grandes defesas. Detalhe: era apenas o segundo jogo de Spink como profissional. Certamente o mais importante de toda sua carreira. A vitória de 1 x 0 sobre o time alemão, deu a maior glória a essa equipe inglesa.
http://www.youtube.com/watch?v=QLfyWlYYHQ8 Final contra o Bayern




Uniformes usados pelo Aston Villa naquela época.








Nenhum comentário:

Postar um comentário