Pages

domingo, 25 de maio de 2014

O 10!!!


Geralmente o numero 10 é muito representativo em vários campos da vida, seja pessoal ou profissional. Esse numero é emblemático na contagem do tempo. Para história, uma década (10 anos) é algo que não é muito extenso, mas importante. Na nossa vida, o marco de 10 anos é sempre um ritual de passagem. Quando chegamos aos 10 anos começamos a dar adeus a vida de criança e o início da puberdade, fase na qual começam a aparecer transformações físicas e mentais. E ai os 10 anos vão se repetindo cada vez mais rápido conforme vão avançando os anos. Quando nos casamos e completamos 10 anos de matrimônio, fazemos as bodas de Estanho. 

No esporte o numero 10 também representa marca histórica. Na prova nobre do atletismo, os 100 metros, só teve sua marca baixada de 10 S em 1968 pelo corredor americano Jim Hines, no caso das mulheres, a marca ainda persiste, 10, 49. No basquete, se o jogador fizer 10 pontos e pegar 10 rebotes e terá alcançado o double-double. No futebol, o numero 10 representa a excelência, a classe e em alguns casos a imortalidade. A camisa 10 do Santos ou da seleção brasileira são um traço da imortalidade de Pelé como o maior jogador da história. A camisa 10 da Argentina é simbolo de magia, classe e gênio, primeiro com o grande Dom Diego e agora com o monstro chamado Messi. Nossos times sempre exigimos o camisa 10 de qualidade. Zidane, Platini, Puskas, Rivellino, Baggio são exemplos de craques que eternizaram a camisa 10.

Na Itália, 10 scudettos representa uma estrela na camisa. Genoa tem 9, por tanto não está na galeria.10 títulos de copa Itália representa uma estrela prateada. Um enorme simbolismo. Na Alemanha o time que alcança 10 títulos tem lá duas estrelas no escudo.Os grandes times do futebol mundial tem pelo menos 10 títulos nacionais. O Atlético de Madrid chegou ao seu décimo titulo espanhol de forma surpreendente nessa temporada. 

Mas La Décima?! Essa ficou reservada apenas para a maior potência do futebol mundial, a maior marca no que se refere a clubes de futebol. Como havia dito acima, o numero 10 representava a imortalidade, seja bem vinda a imortalidade Real Madrid, só você possui 10 titulos da UCL, o único a vencer 5 vezes seguidas.

#LADÈCIMA


Um comentário: