Pages

quinta-feira, 27 de março de 2014

POVO X ELITE


Nesse domingo teremos novamente pela frente um dos cinco maiores clássicos do futebol mundial. Um Boca x River é sempre um enorme evento na Argentina, sempre cercado de muita tensão pelo ódio que os torcedores tem um do outro, o que sempre e infelizmente acaba estourando em forma de violência.

Em pesquisa de torcidas realizada pelo Instituto Entrepreuner para a revista El Gráfico nº 4.118 de 11 de Setembro de 1998, Boca e River seriam as maiores torcidas da Argentina, tendo o Boca 31,2% (10.791.000 pessoas) da preferência e o River, 30% (10.376.000 pessoas), ou seja, os dois juntos representam 61,2% dos torcedores argentinos; e segundo Consultora Equis Boca é a primeira torcida com 40,4% e o River a segunda com 32,6%.

Em outra pesquisa realizada pelo Centro de Estuos Nueva Mayoría, em Julho de 2004, o Boca teria 39% da torcida da Grande Buenos Aires e o River 26%, considerando apenas essa região metropolitana. Por esta pesquisa, o River justificaria o apelido de "Milionários", pois leva vantagem entre os torcedores de classe média-alta (34% contra 28% do Boca) e entre os que tem educação superior (35% a 27%). Já o Boca tem quase o dobro na classe baixa (42% a 24%)e entre as pessoas que completaram apenas o primário (44% a 24%).

Após uma campanha sofrível no torneio inicial, o River vem se recuperando muito bem na fase final do campeonato argentino. Nesse campeonato, terminou na péssima 17º posição, com 21 pts, 12 atrás do campeão San Lorenzo e a 8 de seu grande rival. O Boca também não tem muito o que comemorar, o torneio inicial ficou muito aquém daquilo que Bianchi poderia imaginar, a ponto de seu trabalho ter sido questionado. Terminou na 7° posição com 29 pts. Fora ter ficado a frente de seu rival, nada pra se comemorar.



No torneio final o River consegue ter um desempenho melhor, vem acumulando vitórias importantes o que lhe faz estar nesse momento na 4º posição. Já o Boca tem um inicio um tanto diferente, mas representa muito pouco pela evolução do time, que nos últimos jogos vem demonstrando alguma diferença da apatia do 1° turno. Em caso de vitória sobre o grande rival, além da grande injeção de ânimo, passará o próprio River na tabela de classificação.

A três dias para o super clássico, Bianchi e Ramon ainda tem indefinições para suas equipes para domingo. Acosta ou Burrito Martinez do lado xeneize, enquanto Díaz deve resolver cima e para baixo : Teo , Keko ou ambos? Funes Mori? Malevo ou? No River, a dúvida, é tanto na frente como na última linha. Díaz tem um problema interessante: Teo Gutierrez está pronto para voltar, recuperado de sua lesão, mas a grande performance de Keko Villalva contra o Lanus, colocou uma pulga atrás da orelha . Ao lado de Lanzini temos três nomes pra duas vagas. A outra dúvida é o lado esquerdo. Com Vangioni suspenso Malevo Ferreyra, Funes Mori e Urribarri (seria sua estréia) luta por um lugar.

Já Bianchi, que fechou todas os treinamentos de semana, analisa se o time se comportaria melhor com Pibito Acosta ou Burro Martínez . A primeira situação é interessante pela idade, mas a experiência e os recursos ofensivos de Burrito, até por se tratar de um jogo na Bombonera, com a "obrigação" de sair pro jogo seria melhor explorado. Só domingo esse mistério será resolvido.

Jogando no bairro de La Boca, os millionários não costumam se dar bem quando vem ao sul de Buenos Aires: Foram 20 derrotas, 14 empates e apenas 5 vitórias do River. No primeiro turno, vitória do Boca em pleno Monumental de Nuñes. Nos últimos cinco jogos, o Boca venceu 2, empatou 2 e perdeu 1; Já o River venceu 3, perdeu 1 e empatou 1. A última vitória do Ríver na Bombonera foi em 2010 pelo o Apertura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário