Domingo de carnaval, o Brasil estará ligado na folia da festa pagã, outros ficarão ligados em um grande clássico que acontecerá na Itália, frente à frente estarão Milan x Juventus em San Siro pela 25° rodada. Por si só esse jogo não precisa de nenhum ingrediente especial, basta saber que os dois grandes campeões italianos da história vão se enfrentar por qualquer competição, isso já basta para que o clima seja de um grande jogo, independente da situação da tabela, rodada e etc.
Se olhar para a tabela veremos uma enorme diferença entre os dois, algo quase que incomum na história desses clubes centenários que já decidiram todas as competições possível do mundo do futebol.
O Milan passa claramente por um momento de renovação e quase que já largou de mão a Serie A, nutre ainda uma pequena, mas pequena chance de ir a próxima UCL, mas a vaga para a UEL seria uma realidade mais próxima dos rossoneros. Talvez uma não ida a nenhuma competição europeia seja um bom sinal ao clube de Milão, por incrível que pareça. Por estar fazendo uma renovação de elenco forçada no meio da Serie A e a chegada de Seedorf pode ser um ingrediente a mais para a retomada de força dessa potencia europeia, que estaria apenas concentrada na Serie A. O clube ainda precisa se preocupar com as 8° de final da UCL, onde perdeu em casa para o bom Atlético de Madrid no meio de semana. Penso que essa derrota era mais ou menos esperada por todo o contexto da temporada, e não irá impactar no ânimo dos jogadores. Jogadores como Honda, Rami, Essien, Kaká podem formar uma boa base para a próxima temporada, quando a pressão por resultado será o grande ponto que a comissão técnica, inexperiente irá ter que passar. Nas últimas 5 rodadas, o Milan venceu 3 jogos, perdeu 1 e empatou 1. Venceu apenas 9 vezes. Está a 16 pontos da zona de UCL e são 35 pontos de distância da Juventus. Milan só perdeu 2 jogos em casa.
Já a Juventus vem numa toada de administração da grande vantagem que tem e ao mesmo tempo precisa estar vigilante quanto ao crescimento do seu principal rival nessa temporada, a Roma, desde de o início os dois vem travando o duelo pelo scudetto. A Juve ainda lambe as feridas da eliminação da fase de grupo da UCL e tenta chegar a final da UEL, que será disputada em Turim, chance de voltar a vencer uma competição europeia depois de muitos anos. A vitória, se ela vier, faz parte de uma sequencia de três jogos muito importantes para a consolidação da equipe bianconera na liderança. Venceu o Torino de forma bem competente, terá o clássico contra esse Milan desinteressado mas com uma camisa bem pesada e depois a Fiorentina, finalista da Copa Itália e aspirante a uma vaga a UCL. Juve talvez passando ilesa por essa sequencia, já poderia providenciar o scudetto do tri campeonato da Serie A. A Juve venceu 8 jogos dos 12 que fez fora nessa temporada.
Em confrontos entre grandes rivais não há favoritismo, mas nesse caso, a situação dos clubes deve ser levadas em consideração, então a Juve teria um leve favoritismo, mas nada que o Milan não posa igualar no primeiro clássico que Seedorf terá pela frente no comando do clube milanista.
A história do confronto mostra esse equilíbrio histórico, 170 confrontos, 50 vitórias do Milan, 58 empates e 62 vitórias da Juventus. Nos últimos 10 confrontos, foram 2 vitórias do Milan, 6 vitórias da Juventus e 2 empates. Jogando em Milão foram 83 jogos, 28 vitórias rossoneras, 34 empates e 21 vitórias bianconeras. A última vez que a Juve venceu o Milan em San Siro foi na temporada 2010/11, 1 x 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário