Pages

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

DOMINGO É DIA DE DÉRBI


Sempre que se cruzam Juventus e Internazionale alguma coisa interessante acontecerá. Considerado por muitos especialistas como o grande clássico da bota e em muitas situações, esse jogo é mais carregado de rivalidade que muitos que acontecem em confrontos de mesma cidade. Lembrando que o termo dérbi é usado em geral quando há confrontos entre clubes da mesma cidade, como por exemplo, dérbi della Madonina, Inter x Milan, dérbi della Molle, Juve x Torino e por ai vai. O jogo é tão pegado que o famoso cronista italiano, Gianni Brera adaptou o nome dérbi pra esse confronto. E se acirrou ainda mais, quando o escândalo do calcio poli rebaixou a Juventus e deu o Scudetto a Inter. Nesse domingo teremos mais um capitulo dessa história já centenária que será contada mais uma vez.

Os dois clubes vivem em situações bem opostas. Enquanto a Juventus nada de braçadas na Serie A a pelo menos 3 anos, a Inter sofre com uma entressafra de jogadores e uma falta de investimentos no clube após o ano perfeito de 2010, quando venceu todas as competições que disputou. Depois de 2009/10, quando venceu o seu último Scudetto, sua melhor campanha foi o vice campeonato do ano seguinte, 2011/12 terminou em 6º lugar, quando começou a série de títulos do rival, em 2012/13 terminou em 9º lugar, uma catástrofe, algo que o clube neriazzurrri queria apagar nessa temporada. A Inter passou por transformações, principalmente no fim do ano passado com sua venda para um investidor estrangeiro, que não está disposto a fazer loucuras para levar a Inter de volta ao cenário de conquistas. A Juve passa pelo oposto, é a atual bicampeã italiana, tem um dos elencos mais fortes da Europa e a cada ano que passa, mas se valorizam jogadores como Vidal, Pogba e etc. É um time muito mais sólido hoje com a presença de seu comandante que está a 3 anos no comando, enquanto a Inter, Mazzarri começa um novo trabalho.



O confronto de domingo reúne dois interesses que só a vitória interessa aos dois lados. No caso bianconero, a vitória afastaria o fantasma da Roma que ronda essa liderança que já foi de 8 pts, com o empate de sábado diante da Lazio e a vitória da Roma, a diferença caiu para 6. Em caso de uma suposta derrota para a Inter e uma possível vitória da Roma, que joga em casa contra o Parma, a diferença poderia cair para 3 pts, fora a questão emocional que poderia pesar em perder para o grande rival. Já no caso da Inter a briga é em outra frente, é a afastada zona de UCL, que hoje é apenas um sonho distante, já que o clube está a 11 pts da Fiorentina que é a 3º colocada nesse momento. A Inter não vence a 4 jogos, são duas derrotas e dois empates, o último empate foi contra o lanterna Catania em Milão. Já a Juve nos últimos 4 jogos, foram 3 vitórias e 1 empate, esse da última rodada interrompeu uma série de 12 jogos de vitórias seguidas.

Juventus é a líder da competição com 56 pts, 18 vitórias, 2 empates e 1 derrota. É o time que mais venceu, que menos empatou e junto da Roma é o que menos perdeu. A Inter está na 5º posição com 33 pts, 8 vitórias, 9 empates e 4 derrotas. Essa enorme quantidade de empates atrapalham a vida neriazzurri.

Números do confronto:

Foram 177 jogos na história
52 vitórias da Internazionale - 44 empates - 81 vitórias da Juventus

Jogando em Turim, palco do confronto de domingo, foram 88 jogos, 14 vitórias da Internazionale - 16 empates e 58 vitórias da Juventus.

Nessa temporada o jogo em Milão foi 1 x 1. O jogo da temporada passada no Juventus Arena, foi uma vitória de 3 x 1 da Inter, quebrando a invencibilidade da Juventus que tentava pelo 2° ano seguido o Scudetto invicto. Nos últimos 10 confrontos foram 5 vitórias da Juventus, 2 empates e 3 vitórias da Inter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário