Pages

sábado, 14 de dezembro de 2013

AGORA É A VEZ DO FOGÃO


O Botafogo nessa temporada estava decidido a dar um passo a frente no seu processo de reconstrução como clube grande, que tem uma história riquíssima, mas um presente não muito empolgante. Nos últimos 9 anos, o Botafogo sempre ensaiou uma briga pelo título, mas o fôlego de toda uma temporada com um elenco enxuto cobrava sua conta nas fases mais agudas. Dessas últimas 9 participações, 7 delas foram entre os dez melhores, nunca entre os 4 que lutavam por uma vaga na Libertadores. A temporada de 2007 foi a mais emblemática no que se refere a essa falta de um elenco, o clube liderou o campeonato até o metade, quando perdeu um daqueles jogos chaves para o São Paulo no Maracanã, evidenciando, além de falta de elenco, os nervos não estavam bem.

Para essa temporada o clube sofreu o baque de perder aquilo que já tinha virado sua casa, o Engenhão, por razões que até hoje não é bem explicada, foi interditado, fazendo com que o clube perdesse sua principal fonte de receita. O clube pagava cerca de 36 mil por mês e tinha a previsão nessa temporada de lucrar algo em torno de 180 milhões por ano. 


O Botafogo comandado pelo ótimo Oswaldo de Oliveira, que já não é mais técnico do clube e com a luxuosa presença de Seedorf, conseguiu romper a barreira do 4º, se classificou com uma vitória sobre o Criciúma na última rodada e contou com a perda da Ponte Preta na Sulamericana. O time está classificado para uma pré-libertadores e vai enfrentar o Deportivo Quito-EQU, o que mais apavora de fato nesse adversário é a enorme altitude onde jogam, cerca de 2.900 metros. Caso passe, vai cair num grupo mais ou menos sossegado, teria a companhia de Unión Espanhola-CHI, San Lorenzo ou Lanús e Independente José Teran-EQU. 

Se for olhar o retrospecto do clube em libertadores, não é muito animador. O clube só jogou três vezes em toda a história, em 1963, 1973 e 1996, chegou a fases agudas, mas sem sucesso. Nas duas últimas vezes caiu com times brasileiros, Palmeiras e Corinthians. Em 1973, foi eliminado num triangular semi-final e em 1996 foi eliminado pelo Grêmio nas 8º.

Botafogo vai por um caminho interessante, essa de apostar em um técnico feito no clube. Resta saber se haverá paciencia, porque se não, não adianta. Fazer a mesma bobagem do Santos por exemplo. O futebol brasileiro, apesar da CBF, precisa de uma oxigenação de técnicos. Esses caras só farão bem ao futebol brasileiros, insisto apesar da CBF. 


A única coisa que não concordo com o fogão é nessa redução de custos logo agora. Libertadores é uma enorme chance de conseguir algo legal. Se o Atlético conseguiu ser campeão, o fogão podia investir num ótimo time e tentar vencer. Oswaldo ganhava 300 mil reais lá. Eles tentaram o Autuori, devem desconhecer o atual momento do treinador. Os investimentos tem de ser no elenco, o time precisa de reposição e usar a boa base que ficou. 

Uma outra coisa que foi ventilada nesse fim de ano, foi talvez o aproveitamento de um técnico das categorias de base do clube, formado em General Severiano, Eduardo Hungaro, que ao mesmo tempo era auxiliar do Oswaldo e treinava a categoria de base, esse técnico conhece bem a base do clube, trabalharam com ele pro exemplo: Gegê, Sassá, Gilberto, Octávio, Cidinho e Gabriel. O fogão não vencia um torneio de categoria de base há 11 anos.
É uma outra opção, aposta na base. Libertadores precisa de caras com cancha, como Seedorf, Renato, Bolivar e Jefferson que forma uma boa espinha dorsal. 

E o principal, a torcida precisa abraçar o time. Tem que lotar o maracanã, tem q fazer o Botafogo jogar em casa. Um bom lateral esquerdo, um bom meia e um atacante matador o fogão estará tranquilo. Precisa de um bom banco também. Essa base deles é boa, tem bons valores. Insisto, se a torcida não lotar todos os jogos do clube, não rola. Todos os brasileiros campeões tiveram essa característica. Enfim, fogão volta depois de 17 anos. Atlético não jogava uma há 14 anos e venceu. Flu não jogava a mais de 20 anos e foi a final. Não há receita. Não pode é o Doutor Assunção liquidar o time todo agora. Ele é da escola Dinamite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário