Pages

domingo, 1 de setembro de 2013

O QUE HOUVE COM O CAPITÃO?



O que há com o lendário goleiro do Real Madrid nos últimos 13 anos? Quando José Mourinho saiu do clube no início dessa temporada, treinador esse que não era a unanimidade dentro do elenco, e visivelmente sem ambiente, Iker Casillas de 31 anos acreditava que os bons tempos poderiam voltar com a chegada de Ancelotti. Mas as coisas não aconteceram dessa forma. Será que a contusão da mão ainda o aflige? Ou o ambiente não está mais a favor do capitão?

Parece que o capitão vive seu inferno astral. Dizem que o jogador está visivelmente frustrado por estar amargando o banco de reservas, coisa que é inédita para o capitão da seleção espanhola campeã do mundo de 2010. A briga com Mourinho parece que foi definitiva para o início dessa má fase, em dezembro de 2012, Casillas abandonou um jogo na Andaluzia pela Liga sentindo uma contusão na mão contra o Málaga, Adán entrou em seu lugar. Este foi o início de uma série de desentendimentos entre o treinador Português e o jogador, alguns dos quais, assuntos internos, foram exibidos na imprensa pelo próprio Casillas. Este fato gerou uma mudança de opinião de alguns torcedores do Real, que deu a Casillas o apelido de "Topor" (a junção de "topo" e "portero" goleiro em espanhol para " toupeira "e" goleiro", respectivamente), e de lá pra cá vive a sombra de Diego López, que voltou ao clube depois de 5 anos, após a contusão de Casillas que o afastou do time titular por 1 mês, nesse meio tempo, López foi uma verdadeira muralha.


Ancelotti não o colocou como titular nas vitórias sobre Bétis, Granada e na última partida realizada diante do Athletic, uma vitória por 3 x 1. Inclusive no jogo diante do Granada, torcedores que foram a cidade de Granada acompanhar o time de Madrid gritaram o nome de Casillas. O que demonstra que a devoção dos torcedores continua alta. Apesar de uma enquete feita no jornal Marca aponta que 75% dos 50 mil internautas acreditam que Iker deveria buscar uma nova equipe nessa temporada.



Alguns clubes já demonstram interesse em Casillas, Arsenal, Manchester United e até o grande rival, Barcelona, que deve ter a saída de Valdés no fim da temporada que vem.

Um dos jogadores mais representativos desse elenco atual do Real, não só pelos títulos conquistados, mas por ser um simbolo madridista, e o grande capitão desde de a saída de Raul, outra lenda, em 2010/2011. Ele também possui um dos contratos mais longos do atual elenco, término em 2017. Casillas é uma das grandes crias das categorias de base do clube merengue, chegou ao clube aos 10 anos de idade, e foi titular pela 1° vez aos 16 anos numa partida de UCL. Mas se tornou titular em plena final da UCL de 2000 diante do Valencia, quando o até então goleiro alemão Illgner se contundiu, e o jovem de 18 anos assumiu esse "pepino". Na Seleção Espanhola, Casillas teve um crescimento parecido com o que aconteceu no Real. Ele começou nos times de base e subiu até sua estreia, em junho de 2000, na vitória contra a Suécia. Ao longo dos anos, ele se transformou no goleiro indiscutível da seleção. Em 2008, levantou o troféu da Euro, depois de um torneio memorável no qual foi uma das grandes estrelas, especialmente nas quartas de final, quando defendeu dois pênaltis contra a Itália. Seu trabalho também foi importante na semifinal, onde, apesar de não ter sido exigido muitas vezes, respondeu com brilho quando precisou. Na decisão, fez grandes defesas para garantir o título.




Os números de Casillas são históricos: Nos 13 anos de clube, como jogador profissional, são no total 654 jogos e 693 gols sofridos, média de 0,92 de gols sofridos. 5 títulos espanhóis. Com a seleção, 2 Euros e 1 copa do mundo.

2 comentários:

  1. Ele ganhou copa do Rei em cima do Real, e copa do Mundo, ganhou a última. Não falta nenhum título para ele.
    Acho estranho a saída dele, pois não achava ele esse goleiro todo que diziam antes de 2009.
    Achava um goleiro normal que cometia até muitas falhas, nada de sensacional.
    Mas, a partir de 2009 eu comecei a achar ele um baita goleiro, e só vinha crescendo.
    Acredito que o motivo da saída seja por ele querer formar "seus grupinhos" no time. Pelo fato do amor que a torcida possui por ele, e por ser um simbolo do Real Madrid, assim como o Raúl foi.

    ResponderExcluir