Pages

sábado, 7 de setembro de 2013

GERAÇÃO TALENTOSA = COPA DE 2014


Algum tempo atrás, escrevi nesse blog sobre a possibilidade de uma grande seleção europeia voltar aos holofotes da copa do mundo, a Hungria, (http://futebolreflexivo.blogspot.com.br/2013/03/a-volta.html), hoje se encontra a 2 pts de uma repescagem, mas parece que uma outra força tradicional da Europa parece estar ressurgindo baseado em uma geração que parece ser muito talentosa. Alguém em sã consciência teria a ousadia de apontar os belgas como candidatos ao troféu no Brasil? Essa geração que está levando a Bélgica a copa, faz os torcedores da terra do chocolate e das ótimas cervejas, acreditarem que podem fazer algo diferente. Mas qual foi o marco dessa mudança de mentalidade?

Após a participação ridícula da euro que sediou ao lado da Holanda em 2000, o futebol belga sentiu uma necessidade de evolução tática no futebol que já parecia defasado. Óbvio que essa modificação no estilo de jogo não começaria de cima. A exemplo do vizinho, a Bélgica passou a adotar o 4-3-3 em suas categorias inferiores, dando um padrão a todas as esferas do futebol profissional. Por ser um time que joga a muito tempo junto, muitos deles jogam desde de as categorias de base, a união parece ser o ingrediente a mais nessa geração talentosa e de cabeça boa. Todas essa grande campanha tem uma explicação. A nova geração de jogadores belga é muito boa, e a grande maioria joga nos grandes centros da Europa, sendo muitas vezes protagonistas. Do goleiro ao centroavante, o time belga tem jogadores importantes e com uma baixa média de idade. Em geral, as convocações tem média de 25,3 anos, mas com muita experiência.

A última vez que a Bélgica esteve na copa do mundo, foi no Japão/Coréia, em 2002, quando parou nas 8° de final diante do Brasil, num jogo até hoje bem polemico, por erros de arbitragem. Jogadores como Witsel, Lukaku, De Bruyne, Hazard, Benteke, Courtouis, Mignolet, Kompany, Vertoghen, Vermalean, Defour, Dembelé, Chadli,Jelle Vossen ou Mirallas são alguns dos nomes que estão a serviço da seleção e estão encarregados de fazer história no Brasil. Um detalhe é a questão das origens desses jogadores, alguns deles tem descendência de africanos, mas isso não significa separação no elenco, como acontecia com a Holanda a tempos atrás.

Depois de jogadores da geração do fim dos anos 80 e início dos anos 90 como: Gerets, Vercauteren, Wilmots (que é o técnico dessa seleção), Scifo ou Preud'homme, esta geração é a mais próxima de trazer de volta a Bélgica a maior competição de seleções do mundo. Na atual fase de grupos têm 8 jogos, 7 vitórias e 1 empate e 0 derrotas, tem o melhor aproveitamento dentre a seleções, 91,7%, desbancando as poderosas Alemanha e Espanha. A seleção Belga se encontra na liderança do grupo, com 5 pts a frente do segundo colocado, Croácia e quatorze a frente do terceiro, a Sérvia. Só uma grande tragédia não trará os belgas ao Brasil em 2014.

Dos 27 jogadores chamados por Wilmots, 10 jogam na Inglaterra. Dois no Chelsea, Dois nos Spurs, um no City United, Arsenal, Everton , Aston Villa e Liverpool. Enquanto a Inglaterra vai entrando em decadência cada vez mais, os belgas aproveitam a melhor liga do mundo pra levar a sua seleção a copa.

Um comentário:

  1. A Bélgica irá dar trabalho na copa. Pode escrever isso ai.

    ResponderExcluir