Pages

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

OS ESPANHÓIS NA UCL 2013/14


O sorteio da fase de grupos da UCL foi bem difícil para três dos quatro espanhóis classificados para a maior competição de clubes do mundo. Real Madrid (9 títulos), Barcelona (4 títulos), Atlético de Madrid e Real Sociedad, com exceção dos cochoneros, os demais terão que que desbancar gigantes do futebol mundial para consolidar a vaga nas 8° de final; No caso da Real Sociedad, então, a situação ficou bem complicada para a equipe do país Basco.



Os gigantes Real Madrid e Barcelona terão duelos importantes e tradicionais contra os gigantes italianos, Juventus e Milan. Real terá novamente, depois de cinco anos um confronto tradicional na Europa, que inclusive já decidiu a competição em 1998 com vitória do Real Madrid por 1 x 0. Os dois clubes vivem em situação bem oposta. Enquanto a Juventus é soberana na Serie A a mais ou menos 3 anos e praticamente com o mesmo elenco, o Real sofreu uma mudança de técnicos e alguns jogadores chegaram para modificar o elenco. Esse confronto já ocorreu por 14 oportunidades, e o equilíbrio é algo que chama atenção, são 7 vitórias pra cada lado, ou seja, nunca empataram. Esses confrontos sempre foram realizados pela UCL, esses dois já jogaram por todas as fases do torneio. Destacadamente é teoricamente o confronto pela 1° posição do grupo, que ainda contam com Galatasaray e Copenhague, que dificilmente farão algo de diferente nesse grupo. É claro, sempre "em teoria". Na temporada passada, a Juve foi até as 4° de final, quando foi eliminada pelo futuro campeão da competição, Bayern. Já o clube da capital espanhola foi eliminado pelo vice campeão, Borussia Dortmund, nas semifinais. Real Madrid vai brigar pela décima conquista, Juventus vai pela terceira competição na Europa.



Já o Barça tem pela frente um velho e conhecido rival, a muitos anos Milan e Barcelona se enfrentam pela UCL, os números são impressionantes, parece que foram destinados a se enfrentar sempre. Nas duas ultimas temporadas foram seis encontros, contando as fases de grupo e as fases mais agudas da UCL. Em todas essas ocasiões, o time da Catalunha levou vantagem. Foram 17 encontros, 5 vitórias do Milan, 5 empates e 7 vitórias do Barça. Já fizeram uma final de UCL, foi em 94, quando o incrível e poderoso time dos holandês do Milan venceu por 4 x 0 o time de Romário e Stoichkov. Nos últimos anos, o Barcelona vem levando vantagem sobre esse rival, dos últimos oito confrontos, eliminou o time italiano em seis ocasiões. Os dois clubes estão em situação oposta, assim como o confronto acima sitado, Barcelona tem um técnico novo e Neymar louco pra demonstrar seu futebol em grandes jogos. O Milan longe dos holofotes europeus e da competição doméstica é uma incógnita, por se tratar de uma camisa pesada, tudo é possível. E a sensação que fica é que apenas a camisa pode fazer algo pelo Milan, porque tecnicamente é incapaz de fazer algum estrago. O grupo ainda conta com dois outros campeões europeus, o grande Ajax (4 títulos) e o não menos grande Celtic (1 título). A tendencia que tenhamos um grupo bem disputado. Milan não tem assegurada a segunda posição, já que na teoria o Barça é o favorito destacado. Nesse grupo são 16 títulos europeus num grupo só.




Dos espanhóis, o Atlético de Madrid parece ser o clube que terá a vida mais tranquila, já que seu grupo não representa grande problemas, desde de que as as coisas corram do jeito que devem ser. Depois de dois anos de ausência, quando nesse tempo conseguiu dois títulos da UEL, o clube espanhol parece o mais forte em anos. Sob o comando do técnico argentino Simeone o clube da capital tem a possibilidade de fazer um bom papel. Óbvio, que diferente dos dois gigantes, o Atlético não é favorito ao título. Mas pode se inspirar no Borussia Dortmund, atual vice campeão, também não era e chegou a final jogando o fino do futebol. O grande adversário é o tradicional clube português, o Porto, que já venceu a competição por duas ocasiões.
Trata-se de dois dos três últimos campeões da UEL com Falcão Garcia como protagonistas. Já houveram 6 jogos em toda a história, 2 vitórias do Porto, 3 empates e 1 vitória do Atlético. A última vez que jogaram foi pela fase de grupos, o total do confronto foi um 5 x 0 do Porto ( 2 x 0 em Portugal e 3 x 0 na Espanha). Em teoria seria muito difícil de acontecer algo semelhante pelo evidente equilíbrio que há no momento. Zenit e Áustria Viena são os outros dois adversários. Zenit é o time que talvez possa atrapalhar o favoritismo dos ibéricos.

E por fim, Real Sociedad, que volta a competição depois de 9 anos, tem os confrontos mais difíceis da fase de grupo. O clube basco vai ter que lutar contra uma potência europeia e um clube da forte bundesliga. Manchester United (3 títulos) e Bayer Leverkusen (1 vice). Sendo realista, o clube de San Sebastian tem que lutar pela vaga na Liga Europa, que o 3° colocado consegue ao final da fase de grupos. Além desses dois, o Shaktar é outro adversário bem complicado, pois o clube ucraniano é sempre uma carne de pescoço, principalmente jogando em seus domínios, fora que tecnicamente é muito interessante. A Real Sociedad mostrou muita força ao eliminar o Lyon. Só que os três adversários da fase de grupos são bem superior tecnicamente. Acho que a única chande da Real é fazer o estádio Anoeta de uma fortaleza. O Manchester United a duas temporadas não se saiu bem jogando no País Basco, quando foi eliminado nas 4° de final pelo Athletic Bilbao pela UEL. Tanto Manchester United e Real Sociedad tiveram mudanças de técnicos. Bayer tem o mesmo técnico desde de 2012. Diferente dos grupos acima, a Real Sociedad não fará o principal jogo do grupo. O clube espanhol terá que rezar muito para San Sebastian.O confronto maior desse grupo é United x Bayer, que já jogaram 4 vezes pela competição, foram 2 empates e 2 vitórias do United. O grande confronto foi na semifinais da UCL de 2002, quando o clube alemão passou para a final com dois empates. Será a 1° UCL, depois de 25 anos sem a presença de Ferguson no banco inglês.

GRUPO A:
Manchester United
Bayer Leverkusen
Shaktar Donetisk
REAL SOCIEDAD

GRUPO B:
REAL MADRID
Juventus
Galatasaray
Copenhaguen

GRUPO G:
Porto
ATLÉTICO MADRID
Zenit
Austria Viena

GRUPO H:
BARCELONA
Milan
Ajax
Celtic

Um comentário: