Pages

segunda-feira, 1 de julho de 2013

A CAMINHADA CHEGA AO 2° DEGRAU



Um dos clubes símbolos da Argentina parece que está começando a se reerguer de um vale de sombras que passou os últimos 10 anos. La T é um clube formado por trabalhadores ferroviários em 1913, No período do amadorismo do futebol argentino, aderiu a liga de Córdoba um ano depois da fundação e em 1969 chegou a primeira divisão do recém formado campeonato argentino. Os anos 70 foram áureos pro clube, quando encaixou uma série de participações consecutivas na primeira divisão. Em 1978, conseguiu alcançar a segunda posição no final da competição, melhor participação até hoje na história do clube.

Talleres permaneceu vivo na primeira divisão Argentina até o Torneio Clausura de 1993, quando foi rebaixado para a Nacional B. Talleres voltou no ano seguinte, a dor não foi tão grande. Mas essa pequena felicidade durou pouco, na temporada 94/95 o rebaixamento foi novamente a realidade do clube.

Em 1998, aconteceu talvez o dérbi mais importante da história de Córdoba, Talleres e Belgrano disputaram a final da segunda divisão argentina. Esse jogo ficou conhecido com a "final do milênio". Talleres ganhou seu primeiro título nacional, além de ter sido saboroso pelo título e o acesso a primeira divisão, tudo isso em cima do Belgrano.




Talleres colheu frutos desse bom momento a ponto de disputar competições continentais, Copa Mercosul de 2001 e a Libertadores de 2002, carregando o título de ser a única equipe da região a jogar essas competições. Em ambas as competições não chegou muito longe, eliminado pelo Grêmio nas fases inicias da Mercosul e não passou d fase de grupos na Libertadores.
Apesar de ter terminado em terceiro lugar durante o Torneio Clausura da temporada de 2003/04 e de conseguir uma vaga na Copa Libertadores pela segunda vez na sua história, o time foi rebaixado, devido aos maus resultados e caiu no índice baixo do promédio, depois de perder para o Argentinos Jrs. na promoción, e pelas regras da federação argentina, a equipe perdeu a vaga na libertadores.

Em 2008/09 Talleres foi a última aparição de La T no torneio da primeira divisão. Mais uma vez as péssimas campanhas o fizeram cair no promédio, índice usado para definir o rebaixamento na Argentina, apesar de terminar em 12 º lugar. Em 15 de novembro de 2010, o IFFHS elaborou um relatório sobre os 200 melhores times do continente americano de 2001 até hoje, Talleres foi eleito o 130°.



Na noite do dia 06/06 o La T conseguiu sair do porão da terceira divisão argentina, a vitória do San Jorge garantiu o tão sonhado acesso a segunda divisão. Depois de um cansativo decagonal decisivo o Talleres conseguiu um inicio que pode representar a caminhada de volta a primeira divisão.

O estádio principal da cidade de Córdoba, o Alberto mário Kemps, que também é usado pelo rival Belgrano viu a explosão de 56 mil pessoas com essa vitória e coroamento de uma campanha forte e grande no momento certo. Dos 9 jogos, foram 7 Vitórias e 2 Empates, título e acesso vieram de forma antecipado. O título mais relevante do clube é uma copa comenbol de 1999, feito que sempre que possível é esfregado nos rostos de seu grande rival, o Belgrano, foram um título de 3° divisão e um da segunda divisão. 


Um dos filhos mais famosos do clube é Javier Zanetti, que começou sua carreira profissional em 1992, mas desde de pequeno já fazia parte das fileiras juvenis do clube, jogou lá até 1993, 33 jogos e 1 gol. O jogador mais famoso, atualmente, revelado no clube de Córdoba, foi o até então jogador do PSG, Javier Pastore. Chegou ainda menino em 2007, fez 5 partidas no time profissional e nenhum gol, mas só despontou para o futebol no Huracán, de onde saiu para fazer carreira na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário