Pages

sábado, 15 de junho de 2013

TCHAU BIELSA, E AGORA?


Essa semana, com a saída em definitivo de Marcelo Bielsa do comando do Athletic Bilbao, alguns nomes foram ventilados pela imprensa espanhola para assumir o cargo. El Loco Bielsa chegou ao clube em 2011 e fez um trabalho de reconstrução, tanto do elenco, quanto de prestígio do clube Basco. Na temporada 2011/2012, foi a mais expressiva, o clube alcançou a final da UEL, sua primeira final europeia desde 1977 e da copa do Rey, ambas com derrotas, mas foi um grande avanço já que a equipe havia se acostumado a brigar contra o rebaixamento.

Bielsa viu sua situação se desgastar em situações como, o atacante Fernando Llorente , cujo contrato estava chegando ao fim, não conseguiu chegar a um acordo de renovação, devido às suas reivindicadões salariais (supostamente muito superior à política do clube) e, quando sua posição tornou-se instável, verificou-se que companheiros de clube e seleção, Javi Martínez , possivelmente, queria deixar o clube. Com a situação financeira do clube relativamente saudável e com poucas alternativas devida a sua política de assinatura Basco, o Athletic tomou uma posição rígida sobre o assunto, segundo o qual nenhuma oferta seria aceita por eles e todos os jogadores que desejavam sair teriam de cumprir o contrato ou algum clube pagasse a cláusula de rescisão do contrato. No caso de Javi Martinez, o Bayern de Munique antes do prazo de transferência concordou em pagar a clausula liberação que era de € 40m, tornando-o jogador mais caro da história do clube alemão. Llorente, no entanto, não conseguiu garantir um negócio e manteve-se um jogador de Atlético no final da janela de transferência.



A situação se complicou ainda mais quando Marcelo Bielsa teve uma grande discordância com os responsáveis que trabalham em melhorias no campo de treinamento do clube Lezama, ele achava que eles eram incompetentes, muito caro e um trabalho muito demorado, comprometendo assim os preparativos da pré-temporada com o plantel. A disputa se deteriorou em uma briga com o chefe desse departamento, Bielsa emitiu um comunicado criticando o trabalho - que a hierarquia do clube estava sendo quebrada. Depois de um tempo, o treinador argentino pareceu ter deixado sua posição de lado e, apesar de o assunto ter acabado e resolvido até por conta da ótima atmosfera do clube , esse ruido evoluiu e chegou ao ponto do presidente Josu Urrutia, ex-jogador do clube, revelar que não haveria propostas para uma renovação para El Loco.

Números de Bielsa a frente do Athletic:

246 Jogos - 119 Vitórias - 59 Empates e 68 Derrotas, Aproveitamento próximo de 49%

2011/2012 - 10 ° Lugar
2012/2013 - 12° Lugar



Alguns nomes foram ventilados, parece que o mais próximo assumir o clube Basco seria Ernesto Valverde, atual técnico do Valência, que não conseguiu classificar o clube para UCL. Valverde chegaria a um clube bem animado com o novo estádio que está sendo construído no lugar do antigo. Esse treinador é relativamente experimentado, tem 49 anos e é ex-jogador do clube. Jogou no clube de 1990 á 1996, fez 177 partidas e 44 gols. Passou pelo clube, assim que se aposentou no início dos anos 2000, esteve inicialmente como assistente e depois assumiu de fato como técnico de 2001 á 2005. Melhor campanha foi em 2004, quando conseguiu um 5° lugar e levou o clube a UEL. Só treinou 5 equipes em sua carreiras, fora o próprio Athletic, Valência, Espanyol, Olympiacos e Villarreal.

Um nome que não foi ventilado, mas é apenas uma opinião do que vos escreve, se obviamente fosse a intensão do clube de manter a filosofia de jogo de Bielsa, o nome que viria muito bem seria o de Gerardo Martinez que atualmente lidera o Newell´s Old Boys, que está a beira de ganhar o campeonato argentino e disputa uma semifinal de libertadores da América. Apesar de não ter uma carreira internacional, é adepto da escola Bielsa de jogar futebol, ao mesmo tempo seria um sopro de mudança, já que Tata Martinez é mais tranquilo e uma manutenção daquilo que deu certo no estilo de jogar futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário