Pages

quarta-feira, 29 de maio de 2013

ROSÁRIO EM FESTA


Depois da frustração da temporada passada, quando não conseguiu eliminar o San Martin de San Juan pela promoción, a temporada atual era a mais importante para clube desde do rebaixamento, a três anos atrás. Um dos clubes mais importantes do futebol argentino, que numa pesquisa feita a pouco tempo, revela que o clube de Rosário é o 6° clube mais popular da Argentina. O clube que manteve a base para essa empreitada nadou de braçadas, liderado pelo técnico campeão da Libertadores da América com o Boca, Miguel Angel Russo,  conseguiu transformar o resultado caótico da temporada passada em poderio técnico para subir de forma tranquila nesse ano.

Em três anos fora da primeira divisão, o clube que tem 4 títulos argentinos, o último em 1987 e com uma marca bem interessante, logo após o acesso a 1° divisão em 1985, venceu a mesma no ano seguinte, fez muita falta ao futebol argentino. No primeiro ano de nacional B, o clube ficou na péssima 12° posição, o clube estava mergulhado numa situação financeira bem difícil, na temporada passada, quando ficou a uma vitória do acesso e esse ano de fato, quando subiu com quatro rodadas de antecedência foi mais empolgante para a maior torcida do interior do país, o time dono do mítico Gigante de Arroyito garantiu com esse acesso o grande clássico de Rosário, uma das maiores rivalidades do futebol argentino. Sua enorme torcida, além de extremamente apaixonada, é conhecido por ser uma das hinchadas mais agressivas também.



A vitória dos Canallas, no dia 20, diante do Gimnasia Jujuy por 3 x 0, consolidou a volta desse gigante. Essa foi uma vitória simbólica de um time que somaria 20 vitórias em 34 jogos. A temporada não começou muito fácil, o time acumulou 3 vitórias em 13 jogos inicias, tudo dava  a entender que o clube ficaria na Nacional B novamente. Mas o time conseguiu entender a nova forma de jogo de Russo, que chegou na temporada 2012/2013 no lugar de Pizzi, o clube embalou 17 partidas, 15 vitórias seguidas.

Faltando três jogos pra encerrar a competição, o clube faz uma campanha com até agora, 21 V, 8 E e 6 D, e para garantir o título, basta duas vitórias nas próximas diante de Gimnasia e Instituto, fora de casa para levantar o caneco. Já o Gimnasia, que ontem venceu o Instituto também assegurou a vaga na primeira divisão. A diferença entre os dois é de 5 pts.

O que falta:

Gimnasia x Rosário Central - A. Suárez
Instituto de Córdoba x Rosário Central - Juan Domingo Perón
Rosário Central x Deportivo Merlo - Gigante de Arroyito.

A cidade de Rosário está bem feliz, pois um de seus filhos famosos está voltando e o outro filho, o Newell´s, o time da cidade e rival dos Canallas tem ótimas perspetivas, tanto na libertadores quanto no torneio final, do qual lidera.

Um comentário:

  1. Parabéns! A cidade vai ganhar com os dois Clubes na primeira divisão. O clássico estará garantido e torcedores poderão deliciar-se com os jogos.

    ResponderExcluir