Pages

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

DE SHEFFIELD PARA O MUNDO (FUTEBOL)



Sheffield, "A cidade de sete morros e sete rios" tem um população de mais de 500.000 habitantes. Provavelmente é a cidade mais verde da Inglaterra, com muitas árvores e parques. Fica perto do Peak District National Park; (Parque Nacional do Distrito dos Picos) (Montanhas).
A cidade é muito antiga, com história desde o século XII quando era uma cidade com feira, igreja e castelo, que foi destruído em 1648 na guerra civil entre os republicanos e as forças do rei. No ano de 1763 a população era de 10.000 habitantes, considerada na época uma cidade grande, porém industrial suja e sem pavimentação. Com o crescimento da industrialização a população cresceu, entretanto o saneamento básico só chegou no século XIX. Outros melhoramentos, como parques, bibliotecas, e uma farmácia grátis para os pobres foram conquistados. Na Depressão das décadas 20 e 30 o desemprego cresceu e durante a Segunda Guerra Mundial a cidade foi um dos alvos dos bombardeios alemães. Durante este período a cidade perdeu 3000 casas e muitas fábricas.

A Indústria Siderúrgica é a mais antiga, originou-se no século XIII utilizando o poder dos rios. A cidade é famosa pela produção de talheres e outras peças de metal. Um processo industrial para fazer aço foi inventado aqui, incluindo o “STAINLESS STEEL”, o metal que não cria manchas. Até hoje aço de boa qualidade é fabricado aqui. Embora a industria pesada tenha diminuído a reputação internacional da cidade ainda é mantida, devido a produção de instrumentos cirúrgicos para hospitais e às indústrias "hi-tech"



Em 1855, membros do clube de críquete de Sheffield começaram a realizar partidas informais de futebol, sem nenhum tipo de uso de regras formais, até que os membros Nathaniel Creswick e William Prest decidiram fundar o Sheffield Football Club. A reunião inaugural do Sheffield FC aconteceu em 24 de Outubro de 1857, em Parkfield House, nos subúrbios de Highfield. A sede original era uma estufa abandonada na East Bank Road, emprestada por Thomas Asline Ward, pai de Frederick Ward, o primeiro presidente do Sheffield FC, e o espaço ao redor da estufa se tornou o primeiro campo de treino do time.



Inicialmente, as partidas do Sheffield FC eram realizadas entre os membros do próprio clube, como, por exemplo, partidas entre “casados contra solteiros”, ou “profissionais contra o resto”. Creswick e Prest foram responsáveis pela concepção das regras de jogo do clube, que foram estabelecidas em 21 de Outubro de 1858, dando origem às “Regras de Sheffield”. Até então, antes da formação da Football Association (a entidade que controla o futebol na Inglaterra), muitos tipos diferentes de futebol eram praticados no país. Por exemplo, cada um dos colégios públicos realizavam partidas de futebol seguindo com suas próprias regras, que variavam enormemente. Essas primeiras regras eram constitutivas, não havia lei do impedimento, mas foi a primeira a introduzir os tiros livre após uma jogada faltosa. As regras do futebol australiano, que seriam concebidas pouco tempo depois, se assemelhavam bastante às Regras de Sheffield. Em 1862, existiam 15 clubes na área de Sheffield, e essas regras foram adotadas pela Associação de Futebol de Sheffield, criada em 1867. Até então o Sheffield FC só realizava partidas com equipes de fora da região, buscando um desafio maior. Em 30 de Novembro de 1863, o clube se associou à Football Association, apesar de continuar a seguir suas próprias regras, adotando as regras nacionais apenas em 1878.

O melhor momento da equipe se deu em 1904, quando venceram a FA Amateur Cup, competição que fora criada graças a uma sugestão dada pelo próprio clube. Também foram vice-campeões na FA Vase, em 1977, competição exclusive para os times menores do futebol inglês. O clube foi agraciado pela FIFA com a Ordem de Mérito, recebendo a honraria de estar no Hall da Fama, por seu papel importante na história do futebol mundial.

Com a decadência econômica da cidade, os times mais tradicionais, United e Wednesday mergulharam num profundo marasmo dentro das competições nacionais, o tradicional clássico que já abordei nesse mesmo blog, http://futebolreflexivo.blogspot.com.br/2012/03/steel-city-derby.html, parece relegado a divisões inferiores que cada vez mais distante do sucesso.
 

2 comentários:

  1. Pena não terem conseguido crescer na era Premier League... mas o clássico deles é do balacobaco!!!

    ResponderExcluir